Banco de Projetos

Arraiá de Marechal

Ano / Edição: 2023
Município: Marechal Cândido Rondon
Função de Governo: Cultura

Diagnóstico

Celebradas no Brasil desde pelo menos o século XVII, as Festas Juninas constituem a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros. De acordo com os historiadores, com a chegada dos portugueses, as festas, que já eram típicas na Europa, também desembarcaram no Brasil e aos poucos foram se misturando com elementos próprios do interior do país e das tradições sertanejas. Comidas típicas, danças e enfeites utilizados nas festas de hoje são uma junção de partes da cultura africana, europeia e indígena. Atualmente, há uma grande valorização do folclore das festas juninas em todo o território nacional. É uma festa de comunhão e alegria entre as pessoas, além de proporcionar a socialização, a vivência em família e a economia do pequeno e microempreendedor.

Descrição

A realização do evento Festa Junina com o nome "Arraiá de Marechal", será realizado pela Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, através da Secretaria de Cultura, PROEM (Fundação Promotora de Eventos de Marechal Cândido Rondon) e Secretaria de Educação, com apoio da Secretaria de Agricultura, demais secretarias da Prefeitura Municipal de Marechal Cândido Rondon, além de empresas patrocinadoras e APM (Associação de Pais e Mestres). Um evento para inserir toda a comunidade e todas as faixas etárias, com uma programação que se estenderá em todo o mês de junho e julho, atenderá diversas atividades como apresentações artísticas de danças típicas juninas (Quadrilhas) apresentadas pelas escolas do município, apresentação e valorização do artista musical local, além de trazer apresentações de outras localidades fazendo intercâmbio artístico/cultural para conhecimento da arte de outras regiões do país, barracas de quitutes oferecidos pelo pequeno produtor e microempreendedor que terá a gestão das APMs, onde o lucro será revertidos à educação das escolas municipais.

Objetivos

Gerais:

Conhecer as características da festa junina, valorizando o trabalho do homem do campo, do pequeno produtor e do microempreendedor. Incentivando o trabalho cooperativo, proporcionando a participação das famílias em diversas atividades artístico/culturais e brincadeiras, levando-os a conhecer os costumes e tradições dessa festa, prevendo ações que envolvam música, dança e mostras culturais, é possível destacar na Festa Junina os valores e ações culturais preservados na cultura brasileira, tendo em vista que o evento almeja expor a cultura entendida como expressão simbólica, sendo também um vetor para o desenvolvimento pessoal e social. Visamos, outrossim, a interação entre os munícipes como um direito a cidadania e através da promoção de projetos culturais como este, que possibilitem a igualdade e inclusão social dos sujeitos envolvidos.

Específicos:

- Possibilitar a comunidade rondonense conhecer um pouco sobre uma das festas mais tradicionais do Brasil, seus símbolos, comidas, trajes e danças tipicas.
- Compreender a história da festa junina, bem como o seu valor cultural dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
- Resgatar as tradições folclóricas da festa junina através da música, da dança e de outras linguagens artísticas e culturais;
- Conhecer os símbolos juninos;
- Valorizar o homem do campo, pequeno produtor e microempreendedor;
- Destacar a gastronomia através da culinária típica junina;
- Promover a interação entre os munícipes como um direito a cidadania e através da promoção de projetos culturais como este, que possibilitem a igualdade e inclusão social dos sujeitos envolvidos.

Metas a atingir:

A principal meta é desenvolver a comunidade através das atividades artística/culturais, entre elas a Festa Junina, como forma de apresentação de uma das linguagens das artes "O folclore", como patrimônio imaterial brasileiro.

Cronograma

Físico:

- Organização, ambientação e decoração do espaço;
- Cronograma das apresentações das danças das escolas;
- Contratação das bandas locais e do nordeste;
- Organização das APMs e dos pequenos empreendedores para a confecção e comercialização dos quitutes;
- Divulgação do evento.

Financeiro:

Investimento de aproximadamente R$ 60.000,00
- Contratação de bandas;
- Contratação de estrutura de palco, iluminação e som.

Orçamento:

Advindos do planejamento anual da Secretaria de Cultura.

Beneficiários Diretos:

As famílias rondonenses, escola, pequenos produtores e micro empreendedores.

Beneficiários Indiretos:

Setor cultural do município.

Resultados:

Até o momento o projeto apresenta os seguintes resultados:
- Mais de 6.000 pessoas que foram atendidas pelas atividades de:
- Apresentações de danças típicas desenvolvidas pelos alunos de escolas municipais e particulares;
- Apresentação de artistas rondonenses na área da musica;
- Apresentação de artistas nordestinos trazendo musicas e danças típicas;
- Gastronomia com sabores locais;
- Socialização das famílias através do fomento de espaço artístico/cultural;
- Desenvolvimento econômico de pequenos e microempreendedores através da comercialização de produtos;
- Desenvolvimento do direito a cidadania através da arte e da cultura.

Anexos

Banco de Projetos