Banco de Projetos

Educando com arte, musica e dança

Ano / Edição: 2023
Município: Marechal Cândido Rondon
Função de Governo: Cultura

Diagnóstico

O projeto apresentado, é uma formatação de atividades ofertadas a população rondonense a várias décadas, atualmente viu-se a necessidade de uma formatação onde seja possível atender um maior número de usuários, foi constatado que a cidade hoje não comporta mais o mesmo enfoque dado à arte e a Cultura da década de 90.
As principais mudanças percebidas são principalmente a área de ocupação urbana que se expandiu, dificultando o acesso do local onde normalmente acontecem as oficinas, a saber dentro do Parque de Exposições Municipal.
Desta forma, com objetivo de capilarizar, descentralizando atividades, foram destinadas oficinas de violão, circo, teatro e coral, a locais mais distantes da sede da Escola de Artes, dando prioridade a áreas com populações mais carentes.

Descrição

Visando o atendimento a vários bairros, faixas etárias e atividades no contra turno escolar, são oferecidos através de parcerias, entre o Município de Marechal Cândido Rondon e entidades sem fim lucrativos, atividades culturais como: Canto coral, Teatro, Circo, ensino de Instrumentos Musicais.

Objetivos

Gerais:

O acesso à arte e à cultura, à memória e ao conhecimento é um direito constitucional e condição fundamental para o exercício pleno da cidadania e para a formação da subjetividade e dos valores sociais. Portanto, utilizar da linguagem artística, cultural e corporal é uma ferramenta capaz de despertar na criança, no jovem e no adulto o desejo pela arte e consequentemente pela vida.

Específicos:

- Utilizar a arte como instrumento para assegurar espaços de referência para o convívio comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
- Promover e estimular o acesso à produção e ao empreendimento cultural;
- Propiciar o exercício da cidadania e da convivência comunitária por meio de ações integradas e complementares ao desenvolvimento da cultura;
- Criar espaços para a expressão coletiva dos anseios da Comunidade;
- Desenvolver a percepção auditiva e a memória musical;
- Possibilitar que os alunos aprendam a utilizar e cuidar da voz como meio de expressão e comunicação musical;
- Estimular a pesquisa, exploração, composição e interpretação de sons e movimentos da dança de diversas naturezas e procedências;
- Conhecer usos e funções da Música e da Dança produzida em diferentes épocas e por sociedades distintas;
- Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações e culturais do Brasil e do mundo;
- Criar oportunidades de cultura e lazer para crianças, jovens, adultos, diminuindo seu tempo ocioso.

Metas a atingir:

Promover a cultura, por meio da arte, em todas as faixas etárias, contribuindo para que tenhamos uma sociedade disposta a promover a socialização por meio dos diversos eixos da Arte e Cultura, fazendo com que a criatividade seja estimulada artisticamente.

Cronograma

Físico:

As atividades ocorrem a partir do mês de fevereiro de cada ano, onde semanalmente as atividades são ofertadas, podendo ser individuais ou coletivas.

Financeiro:

Repasse através da Secretaria Municipal de Cultura às entidades parceiras, no valor mensal de R$ 37.214,00, totalizando R$ 446.568,00 anuais.

Orçamento:

O repasse feito às entidades parcerias, destina-se ao desenvolvimento das atividades, há um custo variável que tem origem na manutenção e aquisição de equipamentos, instrumentos, trajes, figurinos, etc.

Beneficiários Diretos:

O público-alvo deste projeto são crianças, jovens, adultos, idosos, incluindo pessoas com necessidades especiais, residentes no município de Marechal Cândido Rondon, que procuram por atividades culturais nas mais diversas modalidades da Arte e Cultura, de forma gratuita.
Espera-se, que com este projeto, possam ser beneficiadas aproximadamente 770 (setecentos e setenta) munícipes a partir de 5 (cinco) anos de idade.

Beneficiários Indiretos:

A sociedade terá benefícios imensuráveis quando esta tiver acesso às artes, entender e compreender o valor imaterial que esta resulta.
Atendendo crianças e adolescentes em contra turno escolar, além de estarem sendo preparados para o universo da cultura, ocupando o tempo ocioso com atividades benéficas para sua formação.
Outrossim, as oficinas fazem apresentações em eventos do município, instituições de ensino, apresentações em eventos do próprio projeto e lives ou gravações de clips para serem publicados nas redes sociais, contemplando a população em geral.

Resultados:

Estimular a aptidão artística e a desenvoltura social dos participantes das oficinas;
Desenvolver a formação de cidadãos mais bem preparados para a sociedade;
Criar a formação de valores aos indivíduos, com uma visão de sociedade diversa, igualitária, sustentável e democrática.

No ano de 2022, foram feitos mais de 14 mil atendimentos em quase 5.500 horas\aulas nos eixos apresentados.
De fevereiro a maio de 2023, ocorreram em torno de 4.900 atendimentos, em mais de 1.500 horas\aulas nos eixos apresentados.

Com referência ao público alcançado em apresentações dos alunos para a comunidade, no ano de 2022, somaram em torno de 22 mil pessoas.

Anexos

Banco de Projetos