Banco de Projetos

Apoio ao Educando, transformando a realidade dos estudantes de Campo Mourão através da Busca Ativa Escolar e Projeto Oftalmológico

Ano / Edição: 2023
Município: Campo Mourão
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A Busca Ativa Escolar é uma ferramenta capaz de controlar e acompanhar crianças que estão fora da escola ou em risco de evasão.
O número de alunos evadidos mais que dobrou pós pandemia, em 2021/2022 eram atendidos em média 90 famílias/ano, já em 2023, houve um elevado crescimento da evasão escolar, até o mês de maio 173 famílias foram visitadas, com esse programa 165 alunos retornaram para o ambiente escolar neste primeiro trimestre.
A Divisão de Apoio ao Educando é responsável por essa busca ativa, prezando pela frequência escolar, por atendimentos em caso de quedas e machucados que acontecem no ambiente escolar e por encaminhamento dos alunos que necessitem de consultas oftalmológicas e confecção de óculos de grau.
A Divisão também é responsável pelos encaminhamentos do Programa Olhar Cidadão que consiste em indicar na escola o aluno com problema de visão para encaminhamentos em consulta na saúde e até a aquisição gratuita de óculos de grau quando necessário.

Descrição

Quando encontramos a família, vem o trabalho de entender os motivos da exclusão escolar, a Secretaria Municipal da Educação reúne representantes de diferentes áreas como: da Secretaria da Saúde, do CRAS, Conselho Tutelar e do Cadastro Único (Bolsa Família), esse que é um grande aliado à retomada para a escola, pois a infrequência bloqueia o benefício.
Após a conversa coma família o nosso papel é tentar amenizar as dificuldades que levaram o aluno a não frequentar a escola, caso necessário providenciamos a transferência do aluno para uma escola mais próxima, o fornecimento de transporte escolar se esse for o caso.
O trabalho da Busca Ativa acontece após 5 faltas consecutivas e 7 alternadas do aluno conforme nos orienta Regimento Escolar, daí iniciamos a busca o mais rápido possível, a visita acontece com a responsável da Divisão de Apoio ao Educando e o professor pedagogo da escola que participa da visita, conseguimos o retorno do aluno, já após o dia da visita, o aluno é monitorado pela escola e pelo setor de Apoio ao Educando, caso comece a faltar novamente a busca é retomada.
Todo processo é acompanhado por uma ferramenta tecnológica que funciona como um banco de dados que facilita a comunicação entre os setores envolvidos, cada caso acompanhado permanece na plataforma ATLA – SERE – LRCO – Sistema Presença.
A Divisão de Apoio ao Educando também faz atendimento aos alunos que sofrem acidentes dentro do espaço escolar da Rede Municipal, dando suporte à família e ao educando, fazendo o transporte quando solicitado e encaminhamento para à Unidade de Saúde responsável pelo atendimento e fazendo o acompanhamento posterior caso precise de retorno à Unidade, em casos mais graves como convulsão, desmaio, quedas que apresentem suspeita de fraturas graves e processos alérgicos contamos com o suporte do SAMU.
A Divisão de Apoio ao Educando conta também com o encaminhamento de alunos que apresentam dificuldades na visão, sendo a escola a responsável pelo encaminhamento, já que os professores conseguem perceber a dificuldade. Assim enviam o nome do aluno para encaminhamento, o setor faz o agendamento pelo SUS em parceria com a Secretaria Municpal da Saúde e com a Faculdade Integrado, que mantém um programa intitulado Projeto Olhar Cidadão Dr. Fernando Dlugosz, programa esse que faz atendimento de crianças de 4 a 7 anos, após a consulta caso seja receitado óculos a Secretaria Municipal da Educação realiza o fornecimento do mesmo, sem custo algum para as famílias. Já para os alunos que fazem uso dos óculos são reencaminhados anualmente para revisão, durante o ano de 2022 foram fornecidos 157 óculos.
Avançando neste projeto, em 2023 houve uma nova parceria da Secretaria Municipal da Educação em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde para uma verificação de acuidade visual dentro das Unidades de Ensino onde os profissionais da saúde foram em todas as Unidades e aplicaram o teste nos alunos acima de 7 anos. Caso diagnosticado algum problema, esse trabalho avança com outros exames clínicos, tudo em conjunto com a escola e saúde, com todos os encaminhamentos e suporte necessário ao aluno finalizando com o direcionando para as óticas conveniadas com o Município para a confecção dos óculos.
Nessa triagem feita nas escolas foram atendidos 5.500 alunos entre 7 a 12 anos, sendo que 826 alunos necessitaram de mais exames e da confecção de óculos de grau.

Objetivos

Gerais:

• Diminuir o número de alunos evadidos.
• Dar suportes às famílias e alunos que sofrem acidentes nas escolas
• Fazer atendimento oftalmológico, acompanhamento e fornecimento de óculos.

Específicos:

• Trazer os estudantes de volta para o ambiente escolar;
• Dar suporte para a família durante o processo de acidente na escola;
• Encaminhar alunos para encaminhamento oftalmológico assim que observado alguma dificuldade em sala de aula.

Metas a atingir:

• Melhorar a frequência escolar;
• Meta evasão zero (95% de frequência);
• Melhorar a qualidade oftalmológica do aluno.

Cronograma

Físico:

As ações acontecem diariamente, com ações efetivas casso a necessidade.

Financeiro:

As despesas decorrentes da aplicação correm por conta de dotações consignadas no Orçamento Municipal vigente e suplementadas se necessárias.

Orçamento:

As despesas decorrentes da aplicação correm por conta de dotações consignadas no Orçamento Municipal vigente e suplementadas se necessárias.

Beneficiários Diretos:

Todos os alunos que necessitarem

Beneficiários Indiretos:

Todos os alunos e famílias que necessitarem

Resultados:

• Diminuição do número de alunos evadidos
• 100% dos alunos atendidos pelo oftalmologista entre 7 e 12 anos no ano de 2023

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos