CESTA VERDE
Ano / Edição: 2014
Município: Tapira
Função de Governo: Assistência Social
Diagnóstico
2.1 Diagnóstico Socioterritorial
O Município de Tapira está localizado no Noroeste do Estado do Paraná, na micro-regional de Umuarama, compondo a AMERIOS - Associação dos Municípios da Região de Entre Rios. Sua emancipação política deu-se em 1967 e sua população é de, aproximadamente, 5.836 habitantes, sendo 58,8 % residindo na Zona Urbana, conforme dados do Censo de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
A principal fonte que move a economia municipal está no setor agrícola e na agropecuária de que, além de gerar divisas para o município, envolve direta e indiretamente cerca de 42,29% da população economicamente ativa, grande parte deste contingente desenvolve, de forma volante, suas atividades laborais, o que por sua vez gera riscos sociais, pois em períodos de seca ou de grande incidência de chuvas interrompe a fonte de renda familiar.
Perante este contexto e devido a grande busca de serviços da política da Assistência Social, o poder Publico Municipal através do Departamento de Assistência Social de Tapira, implantou o Centro de Referencia da Assistência Social em Fevereiro de 2010.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da política de assistência social, responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios.
No CRAS as intervenções têm focos preventivos, protetivos e proativos que embasam os serviços, projetos e programas que são desenvolvidos na instituição.
De acordo com o Sistema da Família Paranaense o município possui 696 (seiscentos e noventa e seis) famílias cadastradas e destas 113 (cento e treze) encontram-se em situação de alta vulnerabilidade.
De acordo com a Policia Militar do Município de Tapira, em 2012
foram registradas algumas ocorrências como:
Ocorrência Quantidade
Ameaças 36
Acidentes 27
Contrabando 07
Furto simples 20
Furto qualificado 25
Violência domestica 36
Roubo 15
Lesão corporal 24
Danos 12
Estelionato 32
Drogas 09
Outras ocorrências 212
Os casos atendidos pela Policia Militar, são encaminhados para a Delegacia de Cidade Gaúcha, comarca da Cidade de Tapira, para a Policia Civil, que são investigados e tomadas as providencias cabíveis, quanto os usuários de entorpecentes a maioria dos casos são encaminhados para tratamento em Clinicas especializadas, tendo acompanhamento da equipe técnica do CRAS.
Quanto as crianças e adolescentes, é feito acompanhamento pelo Conselho Tutelar, que encaminha para o atendimento no CRAS, onde essas crianças e ou adolescentes participam das oficinas e projetos.
Dessa forma, é de competência do CRAS proporcionar à população em situação de vulnerabilidade a integração, a socialização, o acesso ao direito e à cidadania, a profissionalização, o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de cursos, oficinas, palestras, grupos socioeducativos e de convivência, atendimentos, acompanhamentos, busca ativa, inserção em Programas Sociais, visando o desenvolvimento de potencialidades e a promoção social.
Atualmente o CRAS de Tapira possui 2.500 famílias referenciadas, desenvolvendo as seguintes atividades coletivas: Grupo de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com famílias, crianças de 06 à 11 anos, adolescentes e Idosos, beneficiários do Programa Bolsa Família e de benefícios eventuais. Além disso, realizam-se atendimentos e acompanhamentos individualizados.
2.2 Diagnóstico Especifico
As Famílias referenciadas a este CRAS, não possuem hábitos nem condições financeiras para consumirem hortaliças, observado esta carência, julgou - se procedente a criação de um Projeto que viabilizasse a estas famílias a complementação das condições de alimentação, bem como melhorar a qualidade e os bons hábitos alimentares, promovendo saúde e bem estar social e que através deste projeto poderíamos também promover a criação e o fortalecimento do vinculo de convivência entre os usuários e o CRAS.
Descrição
O Projeto será administrado pelo Centro de Referencia da Assistência Social em parceria com a EMATER e as Secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Divisão de Cultura e Saúde.
A horta municipal, que possui um espaço fechado, será reaproveitada, para que utilizando a infraestrutura já existente, se evite gastos desnecessários. Contará com um funcionário efetivo de serviços gerais para o cultivo das hortaliças sob a orientação do engenheiro agrônomo da EMATER/PR, que dará assistência técnica no preparo e correção do solo, adubação, plantio e controle de pragas e doenças.
Os insumos necessários serão viabilizados pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Tapira, através de recurso livre.
Para o controle de pragas será respeitado a recomendação técnica, de forma a não comprometer a qualidade dos vegetais e/ou promover algum risco a saúde dos usuários do Projeto Cesta Verde.
A entrega dos vegetais será no mesmo dia de sua colheita, uma vez por semana (caso as condições de tempo permitam) com a forma de feira. Os alimentos serão expostos no pátio coberto da Assistência Social, onde as famílias poderão se dirigir munidas de suas sacolas para resgatar seus alimentos.
A nutricionista, trabalhará com estas famílias, orientando sobre os valores nutritivos dos vegetais, repassando dicas de higienização, conservação e preparo dos alimentos, bem como produzirá receitas praticas e baratas para o preparo dos mesmos.
Todos os dias da entrega será feita a lista de presença, para acompanhar e avaliar os resultados do projeto Cesta Verde.
Serão promovidas reuniões mensais com os usuários, e nestas reuniões serão feitas pequenas palestras dos mais diversos assuntos, desde higienização e utilização dos alimentos que compõem a cesta, até assuntos de foco sócio educativo, dirigidos pela secretaria de Educação, Saúde, Agricultura e Assistência Social.
O Projeto Cesta Verde contará com:
RECURSOS HUMANOS
Especificação Quant.
Profissional Nutricionista 01
Profissional Assistente Social 01
Profissional Psicólogo 01
Profissional Administração Publica 06
Profissional Serviços Gerais 01
Técnico Agrícola EMATER 01
RECURSOS MATERIAIS/ ANO 2013
Especificação Quant.
Ficha de cadastro 40
Sementes e ou mudas 30 pcts/ 20 bandejas
Insumos 250k/ 10 litros.
Caixa (de mercado) 02
O Projeto Cesta Verde permanecerá implantado durante a gestão administrativa 2013/2016, ficando firmado o compromisso de tornar este projeto permanente no município de Tapira, através de criação de Lei Municipal.
Objetivos
Gerais:
O principal objetivo é, através da cesta, proporcionar aos usuários que se encontram em situação de vulnerabilidade social a complementação nas condições de alimentação, proporcionando-lhes a soberania alimentar, já que a alimentação saudável é um hábito que precisa estar presente no dia a dia das famílias. Uma mesa balanceada com legumes e verduras pode evitar doenças provocadas pela falta de nutrientes e prevenir outras, garantindo o bom funcionamento do aparelho digestivo, diminui a chance de desenvolver câncer, doenças do coração e outras doenças crônicas, assim como o combate a obesidade. Ainda criar e fortalecer o vinculo entre usuários e políticas de assistência sociais promovidas pelo CRAS, tornando abordagem e o relacionamento mais maleável e sutil, possibilitando maior aceitação e aderência, por parte do usuário, sua inclusão em oficinas e projetos ofertados pela Assistência Social.
Específicos:
- Proporcionar as famílias uma dieta, mais rica e mais saudável:
- Estimular bons hábitos alimentares;
- Prevenir doenças;
- Criar e fortalecer o vinculo entre usuários e Assistência Social.
- Fortalecer o convívio comunitário;
- Desenvolver ações socioeducativas junto aos usuários;
- Estimular as Secretarias Municipais a trabalharem em parceria.
Metas a atingir:
- Atender 50% das famílias beneficiadas do programa Bolsa Família até o final do segundo ano;
- Entregar a cesta uma vez por semana;
- Entregar no mínimo 03 variedades de verduras e legumes;
- Reuniões mensais com as famílias beneficiadas;
-Disponibilizar atendimento para 70% das famílias beneficiadas do programa Bolsa Família até o final do ano de 2016.
Cronograma
Físico:
PERÍODO ETAPAS-ATIVIDADES
Fevereiro /2013 Planejamento das ações (reuniões para elaboração de estratégias para realização do projeto, metas e publico alvo. Inicio da preparação da horta e plantio.)
Abril /2013 Desenvolvimento (manutenção da horta e sensibilização junto às famílias para o novo projeto através de reunião e conversas individuais.)
Maio /2013 Execução (primeira distribuição, reunião com equipe responsável para avaliação e reunião com usuários.)
Julho/2013 Execução (colheita, distribuição das hortaliças, lista de presença.)
Agosto/2013 Execução/ Avaliação (colheita, distribuição das hortaliças, lista de presença, conversas individuais, questionamento aos usuários sobre a melhoria tanto da alimentação, quanto do orçamento familiar. Reunião para avaliar e melhorar estratégias.)
Setembro/2013 Execução/ Avaliação (colheita, distribuição das hortaliças, lista de presença, conversas individuais, questionamento aos usuários sobre a melhoria tanto da alimentação, quanto do orçamento familiar.)
Outubro/2013 Execução/ Avaliação (colheita, distribuição das hortaliças, lista de presença, conversas individuais, questionamento aos usuários sobre a melhoria tanto da alimentação, quanto do orçamento familiar.)
Novembro/2013 Execução/ Avaliação (colheita, distribuição das hortaliças, lista de presença, conversas individuais, questionamento aos usuários sobre a melhoria tanto da alimentação, quanto do orçamento familiar. Reunião para avaliar e melhorar estratégias. )
Dezembro/2013 Execução/ Avaliação/ resultados (colheita, distribuição das hortaliças, lista de presença, conversas individuais, questionamento aos usuários sobre a melhoria tanto da alimentação, quanto do orçamento familiar. Comemoração alusiva ao Natal com confraternização e sorteio de brindes.)
Janeiro/2014 Execução/ Avaliação (colheita, distribuição das hortaliças, lista de presença, conversas individuais, questionamento aos usuários sobre a melhoria tanto da alimentação, quanto do orçamento familiar.)
Fevereiro/2014 Execução/ Avaliação (colheita, distribuição das hortaliças, lista de presença, conversas individuais, questionamento aos usuários sobre a melhoria tanto da alimentação, quanto do orçamento familiar. Reunião para avaliar e melhorar estratégias.)
Março/2014 Execução/ Avaliação (colheita, distribuição das hortaliças, lista de presença, conversas individuais, questionamento aos usuários sobre a melhoria tanto da alimentação, quanto do orçamento familiar.)
Abril/2014 Execução/ Avaliação (colheita, distribuição das hortaliças, lista de presença, conversas individuais, questionamento aos usuários sobre a melhoria tanto da alimentação, quanto do orçamento familiar.)
Maio/2014 Execução/ Avaliação (colheita, distribuição das hortaliças, lista de presença, conversas individuais, questionamento aos usuários sobre a melhoria tanto da alimentação, quanto do orçamento familiar. Reunião para avaliar e melhorar estratégias.)
Junho/2014 Execução/ Avaliação (colheita, distribuição das hortaliças, lista de presença, conversas individuais, questionamento aos usuários sobre a melhoria tanto da alimentação, quanto do orçamento familiar.
Julho/2014 Execução/ Avaliação (colheita, distribuição das hortaliças, lista de presença, conversas individuais, questionamento aos usuários sobre a melhoria tanto da alimentação, quanto do orçamento familiar.)
Agosto/2014 Execução/ Avaliação (colheita, distribuição das hortaliças, lista de presença, conversas individuais, questionamento aos usuários sobre a melhoria tanto da alimentação, quanto do orçamento familiar. Reunião para avaliar e melhorar estratégias.)
Setembro/2014 Execução/ Avaliação (colheita, distribuição das hortaliças, lista de presença, conversas individuais, questionamento aos usuários sobre a melhoria tanto da alimentação, quanto do orçamento familiar.
Outubro/2014 Execução/ Avaliação (colheita, distribuição das hortaliças, lista de presença, conversas individuais, questionamento aos usuários sobre a melhoria tanto da alimentação, quanto do orçamento familiar.)
Novembro/2014 Execução/ Avaliação (colheita, distribuição das hortaliças, lista de presença, conversas individuais, questionamento aos usuários sobre a melhoria tanto da alimentação, quanto do orçamento familiar. Reunião para avaliar e melhorar estratégias. )
Dezembro/2014 Execução/ Avaliação/ resultados (colheita, distribuição das hortaliças, lista de presença, conversas individuais, questionamento aos usuários sobre a melhoria tanto da alimentação, quanto do orçamento familiar. Comemoração alusiva ao Natal com confraternização e sorteio de brindes.)
As reuniões serão feitas a cada três meses pela equipe responsável pelo projeto para avaliação e definição de novas diretrizes ao projeto.
Financeiro:
Fevereiro a Dezembro de 2013 R$12.500,00
Janeiro a Dezembro de 2014 R$ 16.000,00
Janeiro a Dezembro de 2015 R$ 18.000,00
Janeiro a Dezembro de 2016 R$ 20.000,00
Orçamento:
Descrição Valor Total
Insumos Rs$ 700,00
Sementes e ou mudas R$ 300,00
Salário do funcionário R$ 11.400,00
Um dos pontos mais marcantes deste projeto, além de oferecer as famílias de baixa renda uma alimentação saudável, é o baixo custo necessário para realização do mesmo. Pois o recurso humano usado, são funcionários já pertencentes à folha de pagamento por concurso publico, o local da horta estava à disposição, os adubos em sua maioria são orgânicos oferecidos pela própria comunidade, restando apenas a compra de sementes e mudas, e alguns insumos, o salário do funcionário que trabalha na horta,denotando um custo muito baixo ao município, tornando o projeto viável.
Beneficiários Diretos:
- Famílias atendidas e acompanhadas pelo CRAS.
Beneficiários Indiretos:
- Fornecedor de mudas, sementes e insumos.
- Funcionário da horta municipal.
Resultados:
Em compromisso de transformar a realidade da população, com responsabilidade, calcado na real situação orçamentária, o que mais se almeja deste projeto tão simples, mas de uma abrangência imensurável, é a melhoria da saúde das famílias através da concepção e formação de bons hábitos alimentares. Considerando a recomendação da OMS de consumir pelo menos 400 gramas de frutas, verduras e legumes ao dia, para prevenir doenças crônicas não transmissíveis, alergias, viroses e tantas outras doenças que afligem a nossa população, faremos nossa parte como administradores conscientes. Buscando então com esse projeto alcançar:
- Melhorar a saúde das famílias, estimulando bons hábitos alimentares e
prevenindo doenças;
- Criar e fortalecer o vinculo entre usuários e Assistência Social desenvolvendo ações socioeducativas junto aos usuários;
- Fortalecer o convívio comunitário;
- Estimular as Secretarias Municipais a trabalharem em parceria
Dados Coletados com as Famílias Usuárias do Projeto Cesta Verde:
Numero de Famílias: 31_________________100%
Adultos: 70___________________________53.8%
Crianças e Adolescentes: 56______________43.0%
Idosos: 4 _____________________________3.0%
Pessoas da família que consomem as hortaliças:
Adultos: 69___________________________53.07%
Crianças e Adolescentes: 55______________43%
Idosos: 4 _____________________________3.07%
Famílias que já consumiam hortaliças com freqüência antes do Projeto Cesta Verde:
Numero: 06___________________________19.3%
Famílias que não consumiam hortaliças com Freqüência:
Numero: 24___________________________77.4%
Famílias que passaram consumiam hortaliças com freqüência a pós o Projeto Cesta Verde:
Numero: 24___________________________77.4%
Famílias que gostariam de participar de curso na área da alimentação:
Numero: 25____________________________80.6%
Famílias que divulgam dentre seu ciclo de amizades o Projeto Cesta Verde:
Numero: 21____________________________67.7%
Família que alega mudanças em seus hábitos alimentares após o Projeto Cesta Verde:
Numero: 30____________________________96.77%
Famílias que alegam que sua saúde melhorou após fazer uso do Projeto Cesta Verde:
Numero: 29____________________________93.5%
Famílias que indicam redução da incidência de resfriado em sua residência após fazer uso do Projeto Cesta Verde:
Numero: 26____________________________83.8%
Famílias que indicam aumento no apetite das crianças e/ou idosos após o Projeto cesta Verde:
Numero: 30______________________________96.77%