Banco de Projetos

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE SUPER AGENTES DE COMBATE A DENGUE

Ano / Edição: 2023
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

O Programa de Formação “Super Agentes de Combate à Dengue” surgiu da pareceria entre a Departamento de Saúde de Ivaiporã e Assistência Social com o objetivo principal de conscientizar a população em relação aos riscos que o mosquito Aedes Aegypti trás a saúde, com foco na transmissão da dengue, visto que o município enfrenta todos os anos alto índice de contaminação, mesmo com as ações desenvolvidas pelos agentes de endemias durante todo ano. Dessa forma o Departamento de Saúde e Assistência Social decidiu que o projeto poderia ser desenvolvido através da preparação e conscientização das crianças e adolescentes que frequentam os projetos sociais do município em contraturno do horário escolar, para atuarem como agentes de transformação na comunidade, orientando seus familiares, vizinhos, amigos e demais cidadãos sobre como proceder para eliminar os focos do mosquito, sobre o ciclo de vida, mecanismo de transmissão e sintomas de dengue. Como reconhecimento da importância das ações desenvolvidas no projeto e o impacto positivo sobre a saúde da população, através da Lei Municipal . n° 3.689, de 16 de maio de 2022 foi instituído o Programa de Formação de Super Agentes de Combate a Dengue em Ivaiporã, garantindo que seja executado anualmente no município.

Descrição

O programa foi desenvolvido em oito etapas, na primeira foi realizado planejamento intersetorial envolvendo o Departamento de Saúde, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente e membros da sociedade civil para apresentação do programa e definição das etapas de execução. Na segunda etapa foi realizado curso de formação pedagógica com certificação para professores e alunos da rede municipal de ensino, como forma de garantir que tema fosse debatido em salas de aulas, na comunidade escolar. Em seguida foi realizado lançamento oficial do Programa Super Agentes de Combate à Dengue, com apresentação do mascote criado exclusivamente para o programa, com a presença dos alunos dos projetos sociais, autoridades e professores. Na etapa seguinte os alunos dos projetos sociais fizeram parte de atividades pedagógicas com elaboração de material gráfico orientativo para distribuição na comunidade, e visita nas escolas com o mascote do programa para realização de palestras lúdicas. Com os agentes de endemias, os alunos identificados através de coletes, iniciaram as visitas nos domicílios, com o objetivo de identificar e eliminar criadouros do mosquito e orientar a população. Os alunos participaram também de oficinas de reutilização, reaproveitamento e reciclagem de materiais, e os produtos confeccionados nessas oficinas fizeram parte de uma feira cultural, onde os materiais ficaram em exposição e receberam nota de avaliadores nomeados e indicados pela comissão organizadora do programa, com premiação para o projeto vencedor. O encerramento do programa se deu após 3 meses do início, com cerimônia de formação dos alunos dos projetos sociais.

Objetivos

Gerais:

1. Reduzir o índice de infestação no município e o número de casos positivos de dengue.
2. Envolvimento da sociedade no combate a dengue.

Específicos:

1. Formar as crianças e adolescentes dos projetos atendidos pela Assistência Social na Casa de Vivência (João XXIII), Centro da Juventude (Vila Nova Porã) e Renascer (Monte Castelo), para atuarem como agente de transformação na sociedade, disseminando informações sobre os sintomas da dengue, prevenção da proliferação do mosquito, e executarem ações de eliminação dos focos em Ivaiporã, a fim de gerar a conscientização sobre o combate a dengue.

Metas a atingir:

A meta principal foi a formação dos alunos matriculados nos projetos sociais da assistência social do município em contraturno ao horário escolar, que ocorreu em um período de 3 meses. No entanto o projeto o projeto é realizado anualmente.

Cronograma

Físico:

Cronograma Físico:
Fase 1: Reunião com equipe da Assistência Social - 9 de setembro as 16h no CEJU, Lançamento dos SUPER AGENTES para sociedade (evento solene) - 15 de setembro 9h e às 14h no Centro Cultural.
Fase 2: Mutirão dos Super com os agentes da Dengue - 27 a 29 de setembro visitas nas casas reais.
Fase 3: Coleta de materiais e fotos grupo - 17 a 21 de outubro.
Fase 4: Laboratório artístico e criação de conteúdo - 24/10 a 09/12.
Fase 5:
Feira cultural / Avaliação da premiação dos melhores trabalhos - 14 de dezembro às 14h no Centro Cultural;
Formatura dos Agentes da Dengue - 15 de dezembro as 14h00 no Centro Cultural;
Festa de encerramento dos Super Agentes - 18 de dezembro nos Projetos Sociais.

Financeiro:

Cronograma Orçamentário

1. Contratação da empresa gestora do projeto - 30.000,00
2. Aquisição de fantasia – Mascote do mosquito da dengue - 7.000,00
3. Itens de consumo – material gráfico - 4.000,00
4. Itens de consumo – gêneros alimentícios - 4.000,00
5. Itens de consumo – papelaria - 4.000,00
6. Itens de consumo – tecidos e aviamentos - 6.000,00
7. Locação de brinquedos infláveis - 2.000,00
Total: R$ 57.000,00

Orçamento:

R$ 57.000,00

Beneficiários Diretos:

480 crianças e adolescentes carentes atendidos pelos projetos da Assistência Social na Casa de Vivência (Bairro João XXIII), Centro da Juventude (Bairro Vila Nova Porã) e Renascer (Bairro Monte Castelo).

Beneficiários Indiretos:

Escolas da rede municipal de ensino, familiares dos alunos dos projetos, e população residente nos bairros Nova Porã, João XVIII e centro que receberam visita nas residências.

Resultados:

Através das ações implementadas pelo projeto com envolvimento intersetorial, foi possível observar o engajamento da comunidade escolar, professores e alunos, e da sociedade civil. As ações desenvolvidas pelas crianças e adolescentes causaram na comunidade grande movimentação no combate ao mosquito da dengue. Nos agentes de endemias o projeto trouxe ressignificação para o trabalho e para as ações de promoção e prevenção. Outro fator importante foi o reconhecimento da importância do projeto pela câmara de vereadores, tornando lei municipal, e garantindo a sua execução anual. Por fim os resultados foram observados analisando a notificação de casos positivos no município, que no ano de 2020 no período de janeiro a abril foi de 200 casos positivos, 01 caso positivo em 2021, 270 positivos em 2022 e 138 positivos em 2023. Os dados reforçam que as ações de prevenção implementadas com a ajuda das crianças dos projetos sociais causaram impacto direto nos casos positivos através da eliminação de criadouros e as ações de educação em saúde.

Anexos

Banco de Projetos