PGP-PR Educação - 2º lugar
Estudante Exemplar
Ano / Edição: 2023
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Legislativa
Diagnóstico
Ivaiporã, Município localizado na região Norte Central do Estado do Paraná, dividido em zona urbana e rural, com população segundo dados do IBGE estimativa de 2021 de 31.886 habitantes. O município possui uma área de 434,662 km2 representando 0,217 % do estado, 0,0767 % da região e 0,0051 % de todo o território brasileiro.
No município há três distritos administrativos, sendo eles: Santa Bárbara, Jacutinga, Alto Porã. De modo geral, apesar do crescimento gradativo da cidade em função das políticas públicas realizadas e dos investimentos privados, a base econômica volta-se para o desenvolvimento agrícola e pecuário, com ênfase para a lavoura temporária e permanente, e a criação de animais. Dentre a população 2.317 estão na faixa etária de 14 a 17 anos, público este frequentando o ensino médio, na sua maioria em colégios públicos da rede estadual de ensino.
O projeto desenvolvido tem prioridade adolescentes jovens.
Descrição
O projeto Estudante exemplar foi uma iniciativa da vereadora e presidente do legislativo na época, Gertrudes Bernardy, que apresentou o projeto de Lei. Para desenvolvimento do projeto estudante exemplar o legislativo, contou com apoio da rede estadual de ensino e do executivo municipal. O projeto tem como objetivo promover o adolescente e jovem no sentido de mantê-lo ativo a o ensino bem como, de criar maior interesse ao estudo. Com a pandemia e o aumento de casos de evasão escolar, se viu no projeto uma alternativa de retomada e incentivo a esses adolescentes a frequentar a escola e consequentemente ser incentivado a pensar num futuro de qualidade através da educação. O projeto é desenvolvido junto aos alunos do ensino médio da Rede Estadual de Educação de Ivaiporã os quais serão premiados pelo desempenho escolar. participam do projeto todos os estudantes do ensino médio matriculados e frequentes nas instituições de ensino credenciados ao projeto, cada instituição de ensino encaminhará ao poder legislativo a relação dos 10 melhores estudantes ao final de cada ano letivo, selecionados pela média aritmética das notas, dentre o total dos 10 melhores de cada instituição, serão selecionados os 10 finalistas, por uma comissão instituída para essa finalidade composta por: um representante de cada instituição, um representante do Núcleo Regional de Educação e um representante da Câmara Municipal de Ivaiporã. Após a seleção estes estudantes são homenageados em sessão solene na câmara, recebem o diploma individual de “estudante exemplar” do respectivo ano letivo, que será outorgado pela Câmara de Vereadores, os alunos exemplares terão à garantia de estágio remunerado anual, a ser exercido no decorrer do ano letivo seguinte, nos órgãos da Administração Municipal.
O projeto está na sua segunda edição, o primeiro em 2021 selecionado 10 estagiários atuantes em diversos órgão da prefeitura municipal com contrato de estagio para um ano 2022/2023. A segunda edição aconteceu em data de 31 de março, com solenidade de premiação, os quais terão contratos 2023/2024.
Objetivos
Gerais:
Motivar os adolescentes a se dedicarem aos estudos e proporcionar a inclusão ao mundo do trabalho.
Específicos:
-Contribuir para desenvolvimento pessoal de adolescentes e jovens;
- Garantir melhorias na qualidade de vida de estudantes
- Manter qualidade de vida o interesse pelo estudo.
Metas a atingir:
O projeto almeja a diminuição da evasão escolar, bem como proporcionar o interesse pela formação através da frequência escolar e abrir campo de trabalho através da oportunidade de estagio, onde o adolescente pode através deste início descobrir suas aptidões futuras.
Cronograma
Físico:
As ações são de forma contínua e sistemática dentro dos estabelecimentos de ensino, porém a seleção, premiação e o ingresso dos selecionados acontece anualmente, bem como, o contrato de estágio que tem duração e um ano, dando oportunidade a novos adolescentes a cada ano.
Financeiro:
O cofinanciamento gira em torno de 70.000 ano, recurso destinado ao pagamento salários referentes aos contratos de estágio.
Orçamento:
O Orçamento é Advindo de recursos livre municipal para pagamento da bolsa estagiário
Beneficiários Diretos:
Alunos da rede estadual de ensino
Beneficiários Indiretos:
Adolescentes da rede estadual, familiares e corpo docente.
Resultados:
A implantação do projeto se deu almejando melhoria e incentivo a educação em especial buscando evitar a evasão e o desinteresse escolar de adolescentes e jovens, e o incentivo do ingressar no mercado de trabalho, preparando -o para obter experiência profissional, assim, com a concreta efetivação das ações podemos mantém melhor qualidade de vida, diminui as situações vivenciadas de violência e marginalização.