Banco de Projetos

Educação em transformação!

Ano / Edição: 2023
Município: Quatro Barras
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Devido as dificuldades dos professores e alunos com o início da pandemia Covid-19, o uso de tecnologia na educação para manutenção das atividades escolares, ganhou destaque após as suspensões das aulas com a exigência de distanciamento social. É uma mudança que veio para ficar, e assim foi; mesmo com o retorno das aulas, ainda há a necessidade do uso das tecnologias para atividades a distância e presenciais em sala de aula.
A Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Juventude do município de Quatro Barras, se empenhou para a aquisição dos bens constantes para a modernização e melhoria das condições operacionais das instituições de ensino, potencializando as atividades desenvolvidas pelos servidores (professores, atendentes, supervisores, direção e Coordenação), com a finalidade de suprir as unidades escolares, visando acima de tudo, à agilidade e qualidade dos serviços prestados aos nossos educandos e profissionais da educação. Perante a toda esta situação, realizamos uma pesquisa junto aos profissionais da educação para nos informar as melhorias na qualidade do ensino/aprendizagem após a implantação das ferramentas digitais nas instituições.
Levantamento de dados e análise de resultados: Questionário no Google forms e Gráfico de coluna em anexo – Escola conectada.

Descrição

A Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Lazer e Cultura do município de Quatro Barras desenvolveu este projeto e adquiriu os instrumentos tecnológicos, com a finalidade de modernizar e melhorar as condições operacionais das instituições de ensino, potencializando as atividades desenvolvidas pelos servidores (professores, atendentes, supervisores, direção e Coordenação), visando suprir as necessidades tecnológicas das unidades escolares, oferecendo agilidade e qualidade dos serviços prestados aos nossos educandos.
Tais ferramentas estão disponíveis nas salas de aula, salas dos superiores e em mãos (tablets) de cada contemplado para momentos de planejamento, formação de profissionais, pesquisa de conteúdos, imagens, vídeos, etc; proporcionando aos alunos o uso da ação, imagens e sons especialmente selecionados para prender sua atenção nos conteúdos abordados; também auxilia na formação de memórias de longa duração, é capaz de desenvolver a imaginação e histórias que contam, auxilia nas conversas e debates acalorados entre eles. Os alunos possuem mais atenção nas aulas, pois o uso das tecnologias tornam as aulas mais interessantes, aproximando-se da vivência dos mesmos no uso do celular no dia a dia.
Houve também a contratação de uma empresa especializada para contratação de serviço de locação, instalação e configuração de rede, com disponibilização de equipamentos internos de rede sem fio e portal web para autenticação de usuários, melhorando as redes de WIFI, acesso a internet, pesquisa e uso dos equipamentos adquiridos.

Objetivos

Gerais:

Compreender como articular as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, Letramento digital e Pensamento Computacional para ampliar perspectivas de ensino e aprendizagem relacionando a tecnologia e inovação aos demais componentes curriculares.

Específicos:

- Propiciar aos alunos um aprendizado tecnológico na sala de aula;
- Trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar e lúdica;
- Ampliar os conhecimento e aprendizagem em tecnologias;
- Destacar a importância da Educação Digital;
- Proporcionar uma visão geral das mídias, caracterizando-as e fundamentando práticas pedagógicas de utilização em sala de aula;
- Discutir conceitos, potenciais e implicações do uso das mídias na educação;
- Trabalhar as mídias apresentadas de maneira que o caráter teórico-prático das atividades busque facilitar o processo de conhecimento e interação entre educadores e educandos por meio da utilização da tecnologia;
- Possibilitar aos professores e alunos uma dinâmica de trabalho interativa em que diferentes formas de comunicação;
- Explorar o potencial dos Programas da SEED/MEC e os desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Educação, no Projeto Político Pedagógico da escola, sua gestão no cotidiano escolar e sua disponibilidade à comunidade;
- Elaborar propostas concretas para utilização dos acervos tecnológicos disponibilizados à escola no desenvolvimento de atividades curriculares nas diferentes áreas do conhecimento;
- Elaborar projeto de uso integrado das mídias disponíveis;
- Promover momentos de formação aos educadores a distância;
_ Favorecer um trabalho mais dinâmico e completo aos profissionais da educação

Metas a atingir:

Além de analisar o investimento em tecnologia, a secretaria se preocupa em um planejamento à eficiência. Antes de ocorre a pandemia de Covid -19, já era difícil imaginar uma escola que não tivesse nenhum contato com a tecnologia. Agora, com estudantes, famílias e educadores mais apropriados do uso e cientes do potencial que plataformas e aplicativos têm para potencializar a aprendizagem, a nossa responsabilidade educacional é ainda maior.
A implantação e tecnologias nas instituições de ensino do município, ou em qualquer outra no mundo, é um processo gradual. Desta forma, o próximo passo é oferecer um programa às instituições para que atenda as necessidades dos profissionais da educação e dos nossos alunos, capacitando-os para a utilização das tecnologias implantadas e abrindo portas para o uso de programas que auxiliem no processo ensino/aprendizagem.
Desenhada de forma a ajudar a atingir as metas do Plano Nacional de Educação de Quaro Barras (Art. 1º Fica aprovado o Plano Municipal de Educação de Quatro Barras, com suas respectivas diretrizes, objetivos e metas, que se apresenta na forma do Anexo Único desta Lei e que desta é parte integrante, com duração de dez anos, em cumprimento a Lei Federal nº 13.005/2014.), visto que algumas metas desse Plano citam explicitamente inovação e tecnologia como estratégias para atingir os fins desejados (metas 1, 2, 4 E 6).
O projeto Educação em transformação prevê levar internet de qualidade e velocidade a todas as instituições da rede municipal, atendendo hoje em média 2.700 alunos com faixa etária de 0 até 10 anos de idade e 585 profissionais da educação.

DESTA FORMA O MUNICÍPIO PRETENDE A ATINGIR AS SEGUINTES METAS COM A IMPLEMENTAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS INSTITUIÇÕES:
• Personalização da aprendizagem, de acordo com ritmo e necessidade de alunos;
• Acesso a educação continuada para desenvolvimento profissional de gestores e professores;
• Ganho e eficiência na gestão das redes de ensino;
• Maior engajamento dos estudantes por meio da aproximação da escola da cultura digital;
• Protagonismo e participação ativa de professores e alunos no processo de aprendizagem;
• Oferecer às escolas com maiores desafios recursos para garantir condições básicas de aprendizagem, Acesso a conteúdo de qualidade, independente de barreiras sociais e geográficas;

METAS DO PLANO MUNICIPAL - Lei Federal nº 13.005/2014:
Meta 1: Universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches, de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE

1.13 Equipar tecnologicamente, em regime de colaboração com a União, o Estado e o Município, todas as unidades escolares municipais, garantindo a inclusão digital e o avanço progressivo de educadores e estudantes na perspectiva do letramento digital, bem como garantindo assistência e manutenção técnica permanente, segurança por meio de contratação de serviço monitorado, reposição imediata dos equipamentos quando obsoletos e/ou decorrentes de avarias e sinistros e formação continuada para uso pedagógico das tecnologias, com acesso rápido à internet;

1.14 A implementação desta meta fica condicionada pela existência de recursos orçamentários, bem como pela obrigatória transferência financeira dos recursos da União e do Estado necessários à implementação das ações;

Meta 2: Universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência deste PNE

2.8 Promover reformulações anuais dos Projetos Pedagógicos, com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos, relacionando com o contexto municipal e local de cada escola, bem como adaptação do Currículo no Atendimento Educacional Especializado, baseados nas novas práticas pedagógicas da Educação do século XXI;

2.13 Criar e efetivar mecanismos para o acompanhamento individualizado dos estudantes da Educação Básica com a oferta de Apoio Escolar visando superar as dificuldades de aprendizagem e o fracasso escolar;

2.16 Promover a participação e a integração dos pais ou responsáveis no acompanhamento das atividades escolares dos filhos por meio do estreitamento das relações entre as escolas e as famílias;

2.22 Assegurar o estudo de novas ações que visem à ampliação/aproveitamento do tempo pedagógico e hora atividade;

2.23 Ofertar material didático/pedagógico de qualidade em regime de colaboração entre a União, Estado e Município de acordo com as diversas áreas de conhecimento;

2.24 Equipar tecnologicamente, em regime de colaboração com a União, o Estado e o Município, todas as unidades escolares municipais, garantindo a inclusão digital e o avanço progressivo de educadores e estudantes na perspectiva do letramento digital, bem como garantindo assistência e manutenção técnica permanente, segurança por meio de contratação de serviço monitorado, reposição imediata dos equipamentos quando obsoletos e/ou decorrentes de avarias e sinistros e formação continuada para uso pedagógico das tecnologias, com acesso rápido a internet;

2.25 A implementação desta meta fica condicionada pela existência de recursos orçamentários, bem como pela obrigatória transferência financeira dos recursos da União e do Estado necessários à implementação das ações.

Meta 4: Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salas de recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.

4.25. Oferecer atendimento educacional especializado com salas multifuncionais com equipamentos de qualidade, voltadas para as necessidades dos estudantes como: jogos tradicionais e virtuais dentre outros.

Meta 6: Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) dos(as) alunos(as) da educação básica.

6.9 Garantir a utilização o Laboratório de informática como fonte de pesquisa dos projetos da Educação em Tempo Integral com vistas à ampliação e à construção do conhecimento;

6.13. Equipar tecnologicamente, em regime de colaboração com a União, o Estado e o Município, todas as unidades escolares municipais, garantindo a inclusão digital e o avanço progressivo de educadores e estudantes na perspectiva do letramento digital, bem como garantindo assistência, manutenção técnica permanente, segurança por meio de contratação de serviço monitorado, reposição imediata dos equipamentos quando obsoletos e/ou decorrentes de avarias e sinistros e formação continuada para uso pedagógico das tecnologias, com acesso rápido a internet;

6.14. A implementação desta meta fica condicionada pela existência de recursos orçamentários, bem como pela obrigatória transferência financeira dos recursos da União e do Estado necessários à implementação das ações.

Cronograma

Físico:

No anexo

Financeiro:

No anexo

Orçamento:

Secretaria Municipal de Educação

Beneficiários Diretos:

O projeto atende diretamente as necessidades dos professor e alunos, pois as tecnologias digitais viabilizam a personalização do ensino em larga escala, munindo os professores com ferramentas e dados para tais ações. Assim, os professores podem acompanhar o desempenho de cada aluno de forma individualizada, ainda que não estejam o tempo todo ao lado dele observando. O uso da tecnologia na educação não é apenas uma questão de “ficar por dentro” das últimas novidades tecnológicas. Afinal, a sua utilização desperta o interesse dos alunos pelo aprendizado.
A tecnologia possibilita que um número maior de alunos tenha acesso à educação. Também possibilita diversificar a maneira de apresentação dos conteúdos, permitindo um aproveitamento melhor dos conceitos pelos estudantes com várias necessidades.
Os estudantes que ingressam no ensino infantil já nasceram em um mundo conectado, em que as redes sociais, os aplicativos e a internet se tornaram uma extensão de nossa realidade.
É um contexto bastante desafiador para os professores e a escola, pois isso reforça a necessidade de atualizar metodologias de ensino e melhorar a comunicação entre a comunidade por meio da tecnologia.
Assim, as escolas ganham a ajuda de várias ferramentas. São inovações que podem garantir que as aulas sejam mais participativas e dinâmicas, além de automatizarem diferentes tarefas burocráticas da administração.
Além disso, possibilitam que os pais se insiram na vida escolar dos filhos mais facilmente.

Beneficiários Indiretos:

O projeto atinge indiretamente a família das crianças, pois os alunos estão se tornando mais informatizados, levando conhecimento aos pais e os auxiliando quanto ao uso das ferramentas digitais disponíveis nos lares. Os alunos passaram a utilizar seus celulares e dos seus pais com mais responsabilidade, aumentando seu uso para pesquisas de tarefas escolares. Também estão mais informados dos acontecimentos no mundo, auxiliando e mantendo a família mais informada.
Pais, filhos e demais familiares descobriram que a TV, o Tablet, o celular, notebook a internet não estão disponíveis somente para assistir filmes, vídeos, desenhos, enviar mensagens, fazer ligações; mas também como instrumento de pesquisa, resolução de problemas, meio de adquirir conhecimento, tanto através de pesquisa, tanto como ferramentas, e alfabetização e letramento como auxílio na vida escolar de seus filhos.

Resultados:

Ainda não temos estes resultados, pois estamos em implantação das tecnologias. Também estaremos oferecendo mais formações aos educadores para melhor atendimentos às crianças das instituições. Temos em anexo o resultado parcial da opinião dos profissionais da educação quanto a melhoria na qualidade do trabalho com a implantações das novas tecnologias.

Anexos

Banco de Projetos