Banco de Projetos

Projeto da Leitura-Maleta da leitura

Ano / Edição: 2014
Município: Altônia
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Secretaria de Educação

Diagnóstico

São úmeras as queixas de pais, responsáveis e professores acerca da problemática tanto na aquisição quanto no gosto pela leitura. Então, enquanto educadores nós precisamos de ações que disponibilizem o processo de aquisição da leitura no cotidiano desse aluno. O trabalho para minimizar essa realidade deve dar-se de forma conscientizadora para os educadores e de conquista para os alunos.Embora enfatizemos a conscientização de nossos professores de que a leitura está num plano de máxima relevância, enfaticamente nas séries iniciais, não raro observamos que a atenção está voltada quase que de maneira exclusiva ao ensino de gramática. O que estamos detectando é que o ensino fundamental em seu ciclo inicial está produzindo alunos copistas e com anos de distorção e defasagem em relação a série-idade, mesmo que com projetos e compensações destinados a atender e suprir esses atrasos.Diante a tantas possibilidades com relação ao mundo da leitura, é preciso despertar esse interesse em nossos alunos, onde deveremos ler com eles e para eles aflorando e ampliando suas mentes para o gosto pela leitura. Assim, é necessário que o professor prepare o ambiente para o aluno, conquistando esse processo aos poucos, e não só proporcionando espaços de leitura na sala e na escola, mas também permitindo o contato direto com o “livro” através da biblioteca itinerante, a qual irá até o aluno. E, se o professor se dispuser a fazer seu papel de sedutor e preparar o ambiente, então, teremos um ótimo trabalho de ensino-aprendizagem, e um aluno apaixonado pela leitura, crítico, imaginativo e consciente de seu papel de cidadão.

Descrição

Ser capaz de imaginar outras vidas e outros mundos é a grande aventura de multiplicar nossa existência e nela assim, encontrar um sentido. Ouvir histórias desde a primeira infância é, sem dúvida, o aprendizado das palavras, o estímulo para criar, pela fala e pela escrita, e dominar com propriedade a linguagem. Então,não podemos mais pensar em ensino de qualidade sem elaborarmos e incluirmos nos planos de aula um bom Projeto de Leitura, tanto para a própria escola quanto para a comunidade como um todo. Onde as dificuldades dos alunos, com relação a leitura, devem ser trabalhadas e enfatizadas em todas as disciplinas, de maneira interdisciplinar, visto que o aluno se utiliza da leitura em todas as matérias proporcionadas no currículo escolar.

Objetivos

Gerais:

Oferecer ao aluno o gosto pela leitura, além da oportunidade de contato com o lúdico, o despertar da atenção, do raciocínio e da criatividade em permitir à criança um contato com a escrita e com o mundo imaginário.

Específicos:

Despertar o incentivar o interesse pela leitura;
- Conhecer diversas histórias infantis, contos, fábulas, etc;
- Acrescentar ao cotidiano escolar a prática da leitura do livro como prioridade no processo de aprendizagem;
- Enriquecer o vocabulário;
- Apresentar ao educando as diferenciadas linguagens, enriquecendo a rotina escolar, estimulando a leitura e a produção do texto escrito e oral;
- Ler diversos tipos de gêneros textuais, analisando as diferenças inerentes as suas estruturas.

Metas a atingir:

Envolver os 1.460 alunos das sete escolas municipais do ensino fundamental das séries iniciais matriculados no município de Altônia.

Cronograma

Físico:

Ano de inicio: 2012
Desenvolvido em 2013
Sendo desenvolvido em 2014
Será desenvolvido em 2015
Término em 2016

Financeiro:

Pasta 500,00
Cadernos 400,00
Livros de literatura 4.000,00
Lápis de cor 300,00
Total 5.200,00

Orçamento:

dotação orçamentária da secretaria municipal d educação

Beneficiários Diretos:

Alunos da rede municipal de ensino (1º ao 5º ano)

Beneficiários Indiretos:

População do município

Resultados:

Possibilitar o hábito da leitura aos alunos da rede municipal de ensino

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos