Banco de Projetos

LEITURA SUSTENTÁVEL EM ARAUCÁRIA: crianças leitoras realizam sonhos e preservam o meio ambiente

Ano / Edição: 2023
Município: Araucária
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A Rede Municipal de Educação de Araucária conta, atualmente, com 32 escolas, totalizando 10.786 estudantes, matriculados do infantil 4 ao 5º ano do Ensino Fundamental. Todas as nossas unidades, contam com compras anuais de livros de literatura para ampliar o acervo tanto dos profissionais, como das crianças/estudantes, desde o ano de 2019.

Nesse sentido, observou-se que bibliotecas educacionais, salas de leitura e/ou espaços de leitura, nem sempre foram ambientes utilizados na rotina dos professores para possibilitar às crianças/estudantes um mundo lúdico e de estímulo à leitura, por conta de diversas limitações na organização desses espaços: biblioteca sem profissional responsável pelos empréstimos, materiais alheios ao acervo estocados no ambiente, ausência de catalogação, etc

Buscando melhorar a condição destes espaços e garantir a Universalização das Bibliotecas, o acesso ao acervo, Lei 12244/2010, a Secretaria Municipal de Educação buscou juntamente a Secretaria de Cultura um profissional Bibliotecário concursado e ainda efetivou a contratação de Auxiliares de Biblioteca para para auxiliar na construção de uma nova política.

Desenvolvimento Sustentável - ODS 4.7 nos traz, que até 2030, enquanto políticas públicas à educação, seja possível “garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis (...)”
Constatando que os espaços de bibliotecas possuíam diversos livros inservíveis e as unidades escolares detinham móveis sem utilidade, a Secretaria de Educação de Araucária projetou utilizar dessa condição como uma oportunidade para o presente projeto.

Descrição

O projeto Leitura Sustentável: Crianças leitoras sonham e preservam o meio ambiente, lançado no ano de 2023, tenciona adotar políticas públicas de Estado para garantir que as crianças/estudantes tenham acesso às bibliotecas, aos livros e ao seu principal objetivo: a leitura.
Para garantia do sucesso desse importante projeto foi necessário ir em cada escola e avaliar as condições dos espaços, removendo livros inservíveis e irrecuperáveis, além da mobília inservível.
ensando no volume desses livros que muitas vezes eram apenas desfeitos, foi proposto a reutilização tanto deles, quanto de mobiliários inservíveis (geladeiras, nesse primeiro momento), na construção de novos espaços de contato com a leitura e a reutilização do papel como insumo para novas atividades pedagógicas, a fim de construir uma consciência sustentável nos estudantes.
Intensificou-se a catalogação dos acervos e adotou-se maiores cuidados com a classificação e separação da literatura infantil. No trabalho articulado entre o Bibliotecário e os auxiliares de biblioteca foi possível garantir a abertura de todas as bibliotecas, bem como realização dos empréstimos de livros semanalmente.
O projeto Leitura Sustentável: Crianças leitoras sonham e preservam o meio ambiente estimula a contação de histórias nas unidades escolares, inicialmente sendo promovida pela Equipe pedagógica do projeto, destinada a esse fim, como via de incentivar e inspirar essa prática nas unidades escolares do município e buscar nesses espaços educativos, professores, pedagogos e demais envolvidos pedagógicos na condição de parceiros e multiplicadores da contação de histórias.

Objetivos

Gerais:

Promover o projeto: Leitura Sustentável: Crianças leitoras sonham e preservam o meio ambiente, incentivando a reutilização de livros, geladeiras inservíveis e a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, fortalecendo a universalidade da biblioteca nas escolas públicas do município de Araucária, garantindo a todas as crianças/estudantes o acesso aos livros de forma equitativa na perspectiva de efetivamente garantir um futuro mais sustentável e saudável para as gerações.

Específicos:

Ativar a função essencial das bibliotecas escolares, na perspectiva de ampliar os espaços de forma sustentável e com acesso de todas as crianças/estudantes.

Incentivar à leitura e à escrita.

Identificar o acervo literário, catalogar, classificar por assuntos e níveis de indicação de leitura dentro do escopo da Literatura Infantil.

Sistematizar a rotina do profissional Auxiliar de Biblioteca de modo que a presença desse profissional garanta o acesso à informação e o empréstimo dos livros e esteja em harmonia com o Projeto Político Pedagógico da unidade escolar.

Estimular a contação de histórias contínua nas unidades escolares, biblioteca, sala de leitura, área externa demais espaços que sejam possíveis, a fim de que essa prática pedagógica e lúdica possibilite momentos prazerosos de imaginação e socialização entre as crianças/estudantes.

Criar a partir da leitura de histórias reflexões à respeito do papel do leitor na conservação do meio ambiente, oportunizando a partir da leitura de livros, atividades que expressem a imaginação dos alunos depois da leitura das histórias e que fomentem a reutilização de materiais recicláveis para criação de outros bens úteis ao ambiente escolar e à sociedade na perspectiva de sustentabilidade.

Ampliar os espaços literários dentro da unidade gradativamente, otimizando móveis para espaços descontraídos e atrativos: corredor, próximo ao banheiro, parquinho, de forma que a criança/estudante perceba que a leitura permeia todos os ambientes educacionais e cotidianos.

Incentivar e orientar as crianças sobre o descarte correto do papel, reforçando a importância da utilização das lixeiras coloridas de separação de recicláveis

Metas a atingir:

Utilização diária de todas as bibliotecas, espaços de leitura ou salas de leitura;

Implementação de cronograma de visitação das crianças/estudantes nos ambientes de leitura;

Empréstimo semanal de livros;

Estímulo à consciência sustentável das crianças/estudantes;

Cronograma de contação de histórias para cativar as crianças/estudantes e o corpo docente das unidades e incentivar a multiplicação da prática;

Reutilização de móveis inservíveis como forma de bibliotecas alternativas, como forma de ampliar as possibilidades das crianças com a leitura.

Incentivo às práticas sustentáveis de reutilização de materiais, reciclagem e ampliação da preservação do meio ambiente escolar

Cronograma

Físico:

FEVEREIRO: Abertura de todas as bibliotecas educacionais, salas de leitura e/ou espaços de leitura;

MARÇO E ABRIL: Implementação de cronograma de visitação das crianças/estudantes nas bibliotecas educacionais, salas de leitura e/ou espaços de leitura;

MARÇO À DEZEMBRO: Empréstimo semanal de livros;

MARÇO À DEZEMBRO: Cronograma de contação de histórias para cativar o corpo docente das unidades e incentivar esse modelo a ser replicado;

MARÇO À DEZEMBRO: Contação de histórias pelo corpo docente das próprias unidades e desenvolvimento de atividades relacionadas à história contada;

ABRIL À JUNHO: Elaboração de orçamento e empenho para a plotagem e instalação de geladeiras/móveis inservíveis como novos espaços literários em pelo menos 6 escolas piloto;

MAIO E JUNHO: Levantamento de mais móveis inservíveis a serem utilizados como espaços literários;

JUNHO À DEZEMBRO: Instalação desses móveis em mais unidades;

MARÇO À DEZEMBRO: Incentivo aos professores para reutilizarem os recursos antes inservíveis;

AGOSTO À OUTUBRO: Produção de livretos com histórias das próprias crianças/estudantes;

NOVEMBRO E DEZEMBRO: Feira de Trocas de Livro criados pelas próprias crianças/estudantes;

DEZEMBRO: Análise de resultados das geladeiras/móveis literários no impacto do nível de leitura dos alunos das escolas com esse projeto em relação às escolas sem os móveis.

Financeiro:

Investimento na contratação dos auxiliares de biblioteca, plotagem dos móveis inservíveis visando a sustentabilidade com a reutilização dos mesmos.

Orçamento:

Os gastos com os profissionais da educação, professores, bibliotecário e auxiliares de biblioteca envolvidos com o projeto estão contemplados no orçamento anual da Secretaria Municipal de Educação. (LOA)

Beneficiários Diretos:

Crianças/Estudantes das escolas da rede municipal de Araucária.

Beneficiários Indiretos:

Profissionais da educação, comunidade escolar, sociedade e meio ambiente.

Resultados:

Os resultados serão mensurados de duas formas: quantitativas e qualitativas.

Quantitativos: Serão avaliados relatórios medindo:

1- o volume progressivo de empréstimos nas bibliotecas em que o projeto está em andamento;
2- Impacto ambiental nos processos de desfazimento de livros e reutilização de móveis inservíveis.

Qualitativos: preenchimento de formulários e produções dos estudantes.
1- comparativo entre o primeiro e segundo semestre referente à percepção das unidades escolares sobre as bibliotecas, salas ou espaços de leitura.
2 - feedbacks recebidos dos estudantes a partir das atividades propostas dentro do projeto: cartas, desenhos e construções de atividades, depoimentos.

Anexos

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