LEITURA SUSTENTÁVEL EM ARAUCÁRIA: crianças leitoras realizam sonhos e preservam o meio ambiente
Ano / Edição: 2023
Município: Araucária
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
A Rede Municipal de Educação de Araucária conta, atualmente, com 32 escolas, totalizando 10.786 estudantes, matriculados do infantil 4 ao 5º ano do Ensino Fundamental. Todas as nossas unidades, contam com compras anuais de livros de literatura para ampliar o acervo tanto dos profissionais, como das crianças/estudantes, desde o ano de 2019.
Nesse sentido, observou-se que bibliotecas educacionais, salas de leitura e/ou espaços de leitura, nem sempre foram ambientes utilizados na rotina dos professores para possibilitar às crianças/estudantes um mundo lúdico e de estímulo à leitura, por conta de diversas limitações na organização desses espaços: biblioteca sem profissional responsável pelos empréstimos, materiais alheios ao acervo estocados no ambiente, ausência de catalogação, etc
Buscando melhorar a condição destes espaços e garantir a Universalização das Bibliotecas, o acesso ao acervo, Lei 12244/2010, a Secretaria Municipal de Educação buscou juntamente a Secretaria de Cultura um profissional Bibliotecário concursado e ainda efetivou a contratação de Auxiliares de Biblioteca para para auxiliar na construção de uma nova política.
Desenvolvimento Sustentável - ODS 4.7 nos traz, que até 2030, enquanto políticas públicas à educação, seja possível “garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis (...)”
Constatando que os espaços de bibliotecas possuíam diversos livros inservíveis e as unidades escolares detinham móveis sem utilidade, a Secretaria de Educação de Araucária projetou utilizar dessa condição como uma oportunidade para o presente projeto.
Descrição
O projeto Leitura Sustentável: Crianças leitoras sonham e preservam o meio ambiente, lançado no ano de 2023, tenciona adotar políticas públicas de Estado para garantir que as crianças/estudantes tenham acesso às bibliotecas, aos livros e ao seu principal objetivo: a leitura.
Para garantia do sucesso desse importante projeto foi necessário ir em cada escola e avaliar as condições dos espaços, removendo livros inservíveis e irrecuperáveis, além da mobília inservível.
ensando no volume desses livros que muitas vezes eram apenas desfeitos, foi proposto a reutilização tanto deles, quanto de mobiliários inservíveis (geladeiras, nesse primeiro momento), na construção de novos espaços de contato com a leitura e a reutilização do papel como insumo para novas atividades pedagógicas, a fim de construir uma consciência sustentável nos estudantes.
Intensificou-se a catalogação dos acervos e adotou-se maiores cuidados com a classificação e separação da literatura infantil. No trabalho articulado entre o Bibliotecário e os auxiliares de biblioteca foi possível garantir a abertura de todas as bibliotecas, bem como realização dos empréstimos de livros semanalmente.
O projeto Leitura Sustentável: Crianças leitoras sonham e preservam o meio ambiente estimula a contação de histórias nas unidades escolares, inicialmente sendo promovida pela Equipe pedagógica do projeto, destinada a esse fim, como via de incentivar e inspirar essa prática nas unidades escolares do município e buscar nesses espaços educativos, professores, pedagogos e demais envolvidos pedagógicos na condição de parceiros e multiplicadores da contação de histórias.
Objetivos
Gerais:
Promover o projeto: Leitura Sustentável: Crianças leitoras sonham e preservam o meio ambiente, incentivando a reutilização de livros, geladeiras inservíveis e a conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente, fortalecendo a universalidade da biblioteca nas escolas públicas do município de Araucária, garantindo a todas as crianças/estudantes o acesso aos livros de forma equitativa na perspectiva de efetivamente garantir um futuro mais sustentável e saudável para as gerações.
Específicos:
Ativar a função essencial das bibliotecas escolares, na perspectiva de ampliar os espaços de forma sustentável e com acesso de todas as crianças/estudantes.
Incentivar à leitura e à escrita.
Identificar o acervo literário, catalogar, classificar por assuntos e níveis de indicação de leitura dentro do escopo da Literatura Infantil.
Sistematizar a rotina do profissional Auxiliar de Biblioteca de modo que a presença desse profissional garanta o acesso à informação e o empréstimo dos livros e esteja em harmonia com o Projeto Político Pedagógico da unidade escolar.
Estimular a contação de histórias contínua nas unidades escolares, biblioteca, sala de leitura, área externa demais espaços que sejam possíveis, a fim de que essa prática pedagógica e lúdica possibilite momentos prazerosos de imaginação e socialização entre as crianças/estudantes.
Criar a partir da leitura de histórias reflexões à respeito do papel do leitor na conservação do meio ambiente, oportunizando a partir da leitura de livros, atividades que expressem a imaginação dos alunos depois da leitura das histórias e que fomentem a reutilização de materiais recicláveis para criação de outros bens úteis ao ambiente escolar e à sociedade na perspectiva de sustentabilidade.
Ampliar os espaços literários dentro da unidade gradativamente, otimizando móveis para espaços descontraídos e atrativos: corredor, próximo ao banheiro, parquinho, de forma que a criança/estudante perceba que a leitura permeia todos os ambientes educacionais e cotidianos.
Incentivar e orientar as crianças sobre o descarte correto do papel, reforçando a importância da utilização das lixeiras coloridas de separação de recicláveis
Metas a atingir:
Utilização diária de todas as bibliotecas, espaços de leitura ou salas de leitura;
Implementação de cronograma de visitação das crianças/estudantes nos ambientes de leitura;
Empréstimo semanal de livros;
Estímulo à consciência sustentável das crianças/estudantes;
Cronograma de contação de histórias para cativar as crianças/estudantes e o corpo docente das unidades e incentivar a multiplicação da prática;
Reutilização de móveis inservíveis como forma de bibliotecas alternativas, como forma de ampliar as possibilidades das crianças com a leitura.
Incentivo às práticas sustentáveis de reutilização de materiais, reciclagem e ampliação da preservação do meio ambiente escolar
Cronograma
Físico:
FEVEREIRO: Abertura de todas as bibliotecas educacionais, salas de leitura e/ou espaços de leitura;
MARÇO E ABRIL: Implementação de cronograma de visitação das crianças/estudantes nas bibliotecas educacionais, salas de leitura e/ou espaços de leitura;
MARÇO À DEZEMBRO: Empréstimo semanal de livros;
MARÇO À DEZEMBRO: Cronograma de contação de histórias para cativar o corpo docente das unidades e incentivar esse modelo a ser replicado;
MARÇO À DEZEMBRO: Contação de histórias pelo corpo docente das próprias unidades e desenvolvimento de atividades relacionadas à história contada;
ABRIL À JUNHO: Elaboração de orçamento e empenho para a plotagem e instalação de geladeiras/móveis inservíveis como novos espaços literários em pelo menos 6 escolas piloto;
MAIO E JUNHO: Levantamento de mais móveis inservíveis a serem utilizados como espaços literários;
JUNHO À DEZEMBRO: Instalação desses móveis em mais unidades;
MARÇO À DEZEMBRO: Incentivo aos professores para reutilizarem os recursos antes inservíveis;
AGOSTO À OUTUBRO: Produção de livretos com histórias das próprias crianças/estudantes;
NOVEMBRO E DEZEMBRO: Feira de Trocas de Livro criados pelas próprias crianças/estudantes;
DEZEMBRO: Análise de resultados das geladeiras/móveis literários no impacto do nível de leitura dos alunos das escolas com esse projeto em relação às escolas sem os móveis.
Financeiro:
Investimento na contratação dos auxiliares de biblioteca, plotagem dos móveis inservíveis visando a sustentabilidade com a reutilização dos mesmos.
Orçamento:
Os gastos com os profissionais da educação, professores, bibliotecário e auxiliares de biblioteca envolvidos com o projeto estão contemplados no orçamento anual da Secretaria Municipal de Educação. (LOA)
Beneficiários Diretos:
Crianças/Estudantes das escolas da rede municipal de Araucária.
Beneficiários Indiretos:
Profissionais da educação, comunidade escolar, sociedade e meio ambiente.
Resultados:
Os resultados serão mensurados de duas formas: quantitativas e qualitativas.
Quantitativos: Serão avaliados relatórios medindo:
1- o volume progressivo de empréstimos nas bibliotecas em que o projeto está em andamento;
2- Impacto ambiental nos processos de desfazimento de livros e reutilização de móveis inservíveis.
Qualitativos: preenchimento de formulários e produções dos estudantes.
1- comparativo entre o primeiro e segundo semestre referente à percepção das unidades escolares sobre as bibliotecas, salas ou espaços de leitura.
2 - feedbacks recebidos dos estudantes a partir das atividades propostas dentro do projeto: cartas, desenhos e construções de atividades, depoimentos.