Banco de Projetos

A Sustentabilidade que se aprende na Escola pode transformar a vida da Comunidade

Ano / Edição: 2023
Município: Araucária
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Dentre os princípios contemporâneos da Educação Ambiental estão o Bem-estar e Bem-viver da população mundial e comunidades locais. Pensando nisso, todos os projetos ambientais desenvolvidos na Gestão Municipal são articulados para que os estudantes se sintam pertencentes ao seu ambiente e se compreendam como agentes transformadores em suas moradias, em seu bairro, em seu município, em seu país e em seu planeta, ou seja em sua casa!

Para isto, ações para uma Educação Socioambiental são propostas para rede municipal de educação, coordenadas pelo Departamento de Articulação Pedagógica (DAP) da Secretaria Municipal de Educação (SMED) oriundas das demandas internas e de outras secretarias municipais, solicitações de algumas empresas locais parceiras, participação em grupos de trabalhos e grupos de estudos, efetivação do processo de formação continuada, sistematização de parcerias com universidades, oferta de visitas técnicas a espaços ambientalmente conscientes, desenvolvimento e articulação de projetos e programas e sugestões de propostas pedagógicas.

Nessa perspectiva, essas ações e projetos são ofertados gradativamente, para as unidades educacionais do município para reforçar o trabalho ambiental já realizado pelos profissionais da educação, uma vez que a temática precisa ser trabalhada de forma permanente, interativa, articulada e transversal em todos os níveis e modalidades de ensino.

Nesta lógica, estas demandas são propostas inicialmente e mais intensificamente para os espaços do Clube de Ciências Augusto Ruschi, por serem espaços diferenciados de trabalho pedagógico e de referência científica, por terem professores especialistas do Componente Curricular de Ciências e terem maior flexibilidade com relação à abordagem das temáticas, realização de oficinas, participação em projetos e programas e a exploração das questões interdisciplinares.

O Clube de Ciências Augusto Ruschi, localizado no município de Araucária, há mais de 30 anos, é um espaço extracurricular do componente curricular de Ciências que tem por objetivo o atendimento do público escolar com aulas práticas diferenciadas para experimentação das curiosidades científicas da Ciência e disseminação do conhecimento científico de forma divertida e lúdica (ARAUCÁRIA, 2020).

Na atual gestão, houve investimento na ampliação da estrutura e do atendimento, passando de uma sede para 6 polos, encontrando-se presente hoje em 6 escolas municipais (EM Ibraim Antonio Mansur, EM Prof. Arlindo Milton Druszcz, EM Prof. Ambrósio Iantas, EM Pedro Biscaia, EM Profª Maria Aparecida Saliba Torres e EM Azurea B. Belnoski), sendo que 3 delas possuem laboratórios de Ciências equipados, atendendo um total de 1.865 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental (ARAUCÁRIA, 2023a).

A proposta do projeto de uma Educação Socioambiental no Clube de Ciências Augusto Ruschi visa à articulação de ações com temáticas ambientais e científicas atuais conforme a “Organização Curricular da Rede Municipal de Educação de Araucária” (ARAUCÁRIA, 2019), incluindo os Temas Contemporâneos Transversais da Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL, 2017), como Educação Ambiental, Educação para o Consumo, Saúde, Ciência e Tecnologia (BRASIL, 2019) e a Legislação Municipal, Lei nº 3.662, a qual Dispõe sobre a Educação Ambiental, instituindo a Política de Educação Ambiental no Município de Araucária (ARAUCÁRIA, 2021) com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental da Rede Municipal de Educação.

A ideia é gradativamente ampliar os espaços do Clube de Ciências em outras unidades educacionais e articular outras ações socioambientais que efetivem o trabalho com os objetos do conhecimento, privilegiando práticas pedagógicas diferenciadas e ao mesmo tempo significativas para estimular que os estudantes sejam reconhecidos como sujeitos históricos, críticos, conscientes e que reconheçam o contexto social em que estão inseridos e pertencentes ao seu contexto social e valorizem o seu município, sendo um agente transformador na comunidade onde vive.

A Rede Municipal de Educação de Araucária conta com 77 unidades educacionais (34 escolas do ensino fundamental, 39 Centros Municipais de Educação Infantil e 04 Centros Municipais de Atendimento Especializado) e, de acordo com as estatísticas de março de 2023, temos na Educação Infantil 7.725 matrículas, no ensino fundamental temos 9.674 matrículas e na EJA temos 73, totalizando 17.472 matrículas (ARAUCÁRIA, 2023a).

Importante considerar que nos projetos de construção e ou ampliação das novas unidades educacionais desta Gestão Municipal já constam estudos de espaços de laboratórios de Ciências para funcionarem futuramente novos polos do Clube de Ciências Augusto Ruschi, visando ampliar o atendimento aos estudantes e dando abertura para o atendimento das turmas de Infantil 4 e 5 da Educação Infantil presentes nas escolas municipais e para os Centros de Atendimento Educacional Especializado da Educação Especial.

Descrição

Dentre os projetos desenvolvidos em parceria com outras secretarias e empresas parcerias temos o Programa Horta Urbana (doação de mudas de hortaliças em parceria com a Secretaria de Agricultura para realização de atividades práticas e plantio), Programa Ação Leve (coleta de óleo usado em parceria com empresa local e recebimento de retorno financeiro para escola investir em materiais de Educação Ambiental), Programa Saúde na Escola (trabalho com as temáticas de saúde com as unidades educacionais e diagnósticos em parceria com a Secretaria de Saúde) e Programa de Visitas Ambientais Orientadas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Reciclar - Associação de catadores de materiais recicláveis, Horto Municipal e Parque Cachoeira) propostas para todas as unidades educacionais e com uma ênfase maior nos espaços do Clube de Ciências Augusto Ruschi.

Considerando o Plano de Atendimento do Clube de Ciências e as ações desenvolvidas nos espaços com os professores responsáveis, destacam-se o Projeto do Borboletário (canteiro para visualização das borboletas e lagartas para o estímulo da biodiversidade e observação do ciclo de vida) e o Sou+Sustent@vel (Robô Papa Pilhas e Bichinhos Papa Tampinhas e Papa Lacres para coleta de materiais recicláveis voltadas a residências mais sustentáveis). Essas ações são de grande destaque uma vez que podem ser replicadas na casa dos alunos e garantir ações mais conscientes e moradias mais sustentáveis.

Nos processos de formação continuada, destacamos o Projeto Pausa para Olhar e Pausa para Explicar (uso da fotografia para percepção do meio ambiente), (CHAVES; LIMA, 2021), Projeto Pausa para Sentir (uso dos sentidos para compreensão do meio ambiente), o Curso de Formação Continuada Espaços e Tempos Diferenciados da Educação (para o entendimento das possibilidades práticas integradas que podem ser realizadas nestes espaços com diversos componentes curriculares) e o Curso de Extensão de 2023 que está sendo realizado em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), intitulado Educação Socioambiental e Sociocientífica: apropriação dos conceitos científicos (para permitir a compreensão do papel do ser humano na reflexão e no cuidado com o meio ambiente e no cotidiano das cidades e para saúde da população).

Destaca-se ainda, dentro do processo de formação organizada para os professores do Clube de Ciências e, após, para os demais professores da Rede, a Visita Noturna ao Zoo (Trilha Noturna no Zoológico de Curitiba para os professores estimularem o cuidado com a natureza e a importância do contato com a biodiversidade) e a visita ao Museu Planeta Água dos Professores do Clube de Ciências e Oficina de Arte de Araucária para a articulação de temáticas sustentáveis permitindo o trabalho ambiental com o elemento água pensando na preservação, reaproveitamento e conscientização ambiental. Outro destaque foi a realização de uma Oficina de Vivência Pedagógica sobre a Educação Ambiental, Arte e Ciências, com o recurso da Fotografia, com o resultado da experiência vivenciada inicialmente com os professores do Clube de Ciências e repassada para os professores interessados da Rede Municipal de Educação.

Diversas ações dos grupos de trabalho e estudos relacionadas às temáticas ambientais podem ser destacadas como as ações realizadas em conjunto com os professores do Clube de Ciências, como a Semana do Meio Ambiente, em junho de 2022, na qual aconteceram diversas propostas como: o Concurso de Fotografia “Vivenciando o Meio Ambiente de Araucária”, na qual os participantes tiveram a oportunidade de olhar sob outro ângulo o município para questões belas e nem tão belas; a Contação de Histórias com temas pertinentes às questões ambientais, lendas, valores e preservação; Pesquisa com as unidades educacionais “Ações Ambientais nas unidades educacionais de Araucária” em relação às atividades de educação ambiental realizadas na Rede Municipal de Educação; Ações do “Dia da Loukura Ambiental”, com atividades diferenciadas de Educação Ambiental, Arte e Cultura e brincadeiras para os estudantes e público em geral para reflexão sobre o meio ambiente.

Para realizar as temáticas da Semana do Meio Ambiente, em 2020 foi realizada a “Pesquisa Percepção da Educação Ambiental no Município de Araucária” para elaboração da Política Municipal de Educação Ambiental (2021) e consequentemente elencar temáticas para se trabalhar com os estudantes ganhando destaque para sugestões de ações que poderiam ser melhoradas ou implementadas no município de Araucária/PR com relação ao Meio Ambiente e para estimular as mudanças de ações de melhorias ambientais, permitindo uma mudança na qualidade de vida e ampliação da percepção do mundo em que se vive.

Objetivos

Gerais:

Sistematizar uma Educação Socioambiental nos 6 espaços diferenciados do Clube de Ciências Augusto Ruschi por meio do desenvolvimento de práticas pedagógicas com alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental para a articulação de ações locais de preservação do meio ambiente e conscientização da natureza que sejam efetivas, chegando à realidade do aluno, ou seja, até sua casa, através de mudanças de ações diárias e que permitam o mesmo ter uma moradia sustentável e mais digna, atingindo a qualidade de vida por meio do bem-estar e o bem-viver, para si, sua família e comunidade em geral.

Específicos:

- Efetivar a apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos do componente curricular de Ciências e dos princípios da Educação Ambiental para incentivar a conscientização ecológica e a importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade;
- Articular a integração de diferentes componentes curriculares, apresentando atividades pedagógicas diversificadas e significativas que estimulem a aprendizagem e o gosto pelo conhecimento;
- Incentivar o aluno a ser um cidadão consciente e responsável na sociedade, utilizando princípios da sustentabilidade e reaproveitamento de recursos naturais para evitar o consumismo e desperdício;
- Apresentar o contexto ambiental municipal para discussão de impactos ambientais, questões sociocientíficas, possibilidades de melhorias e ações de educação ambiental para o trabalho com os objetos do conhecimento direcionados na realidade histórica e social do município e no protagonismo do estudante;
- Contribuir para a compreensão global do conceito de Educação Ambiental e Sustentabilidade como o cuidado com o Meio Ambiente e todos os seres vivos e não vivos e todas as relações existentes, considerando o bem-estar e bem-viver;
- Estimular o debate de temas contemporâneos em sala de aula como Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030, Educação para as Relações Étnicos-Raciais, Educação do Campo, Educação Ambiental e Educação Inclusiva, Ética, Cidadania, Cultura da Paz e Direitos Humanos.

Metas a atingir:

Qualitativas:
- Disponibilizar aos estudantes acesso à informação de qualidade sobre o seu município, assim como conteúdo científico ambiental de qualidade para o repensar e ressignificar sobre o seu papel na sociedade e no planeta para conscientização e mudança de ações, iniciando com os pequenos gestos sustentáveis em sua casa, mas que refletem no mundo todo;
- Contribuir com o processo de formação continuada dos profissionais do Clube de Ciências Augusto Ruschi, fornecendo subsídios e referenciais para o trabalho com a Educação Socioambiental e Sociocientífica de estudantes e comunidade escolar de forma significativa;
- Informar sobre os dados de projetos e ações municipais aos professores e unidades educacionais para efetivação do trabalho com as problemáticas, soluções e práticas ambientais;
- Incentivar o trabalho com as legislações ambientais nacionais, estaduais e municipais.

Quantitativas:
- Atender 1.865 alunos das 6 unidades educacionais que possuem os polos do Clube de Ciências Augusto Ruschi com ações de uma Educação Socioambiental de qualidade, ampliando o número de polos ano a ano, gradualmente;
- Subsidiar o trabalho pedagógico de 6 professores de Ciências atuantes nos polos do Clube de Ciências Augusto Ruschi com os conhecimentos científicos e grupos de estudo, estendendo a produção de conhecimento e ações pedagógicas para os demais profissionais da rede de ensino;
- Subsidiar o trabalho pedagógico da Sustentabilidade e Educação Socioambiental por meio de produção de materiais didáticos e apoio a projetos nas 77 Unidades Educacionais da rede municipal de ensino;
- Auxiliar outras secretarias municipais, empresas parceiras e demais unidades educacionais municipais a desenvolverem projetos, organizar ações e disseminar a Educação Ambiental municipal para o fortalecimento da conscientização da população e mudança da prática social.

Cronograma

Físico:

2020:
- Formação de Professores “Espaços e tempos diferenciados da Educação”.
- Programa Horta Urbana.
- Programa Ação Leve.

2021:
- Formação de Professores “Práticas Diferenciadas: Pausa para olhar, pausa explicar”.
- Programa Horta Urbana.
- Programa Ação Leve.
- Programa Saúde na Escola (Ciclo 2021/2022).

2022:
- Formação de Professores “Práticas Diferenciadas: Pausa para sentir”.
- Projeto Borboletário.
- Programa Ação Leve.
- Semana do Meio Ambiente.
Programa Saúde na Escola (Ciclo 2021/2022).

2023:
- Formação de Professores “Educação Socioambiental e Sociocientífica: apropriação dos conhecimentos científicos” - início em abril de 2023.
- Projeto Sou+Sustent@vel - implantação e ampliação.
- Projeto Borboletário - em andamento.
- Programa Ação Leve - em andamento.
- Programa Saúde na Escola (Ciclo 2023/2024) - início em março de 2023.
- Programa Saúde Ambiental - implantação.

Financeiro:

Para elaboração dos materiais de apoio, materiais didáticos e ou materiais de divulgação das ações, são utilizadas ferramentas gratuitas como softwares, banco de dados e imagens livres, respeitando o uso de direitos autorais.

Orçamento:

Os custos com as ações do projeto são de responsabilidade do município, incluindo o pagamento dos 6 professores do quadro próprio convidados a trabalhar nos espaços do Clube de Ciências Augusto Ruschi, 2 Assessoras de Área, uma assessora pedagógica e uma diretora do departamento, que coordenam as ações ambientais.

A manutenção dos laboratórios de Ciências e os materiais de consumo utilizados nos processos de formação continuada, projetos e ações locais, são adquiridos via processo licitatório.

Os espaços de trabalho estão localizados dentro de unidades educacionais da Rede Municipal de Educação e utilizados materiais de expedientes, materiais didáticos e equipamentos próprios.

Para 2023/2024, também foi solicitada, via processo licitatório, a aquisição de novos materiais de laboratório, materiais didáticos, jogos temáticos e livros de literatura para o trabalho desses espaços.

Beneficiários Diretos:

Estudantes e profissionais da educação que atuam nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental das unidades educacionais que possuem o Clube de Ciências Augusto Ruschi e, consequentemente, a comunidade escolar.

2020 e 2021: 1.613 estudantes - 4 professores

2022: 1.718 estudantes - 5 professores

2023: 1.865 estudantes - 6 professores (8 até final do ano)

Beneficiários Indiretos:

Professores, estudantes das unidades do Clube de Ciências Augusto Ruschi, demais estudantes de Araucária, famílias e comunidade escolar.

Resultados:

A articulação dos diversos projetos, ações e programas de Educação Socioambiental desenvolvidas na Rede Municipal de Educação de Araucária, mais especificamente nos polos do Clube de Ciências Augusto Ruschi, promovem ao estudante um estímulo para conhecer o ambiente no qual vivem e abrem possibilidades para novas perspectivas e realização de sonhos assim como projetos de vida para eles mesmos e para toda a sua família. Uma vez que uma Educação de qualidade permeia o conhecimento científico e incentiva a descoberta das curiosidades e funcionamentos do mundo em que vivem através de um novo olhar para a sua realidade, deixando a vida ecologicamente mais sustentável.

Anexos

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