Horta e compostagem com a EJA
Ano / Edição: 2023
Município: Araucária
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
O nosso município conta com seis Unidades Educacionais que oferecem a modalidade Educação de Jovens e Adultos . Atualmente, a EJA do município de Araucária tem 112 estudantes. O projeto está sendo desenvolvido em uma das unidades, com projeção de ampliação para o próximo ano.
Descrição
O projeto da compostagem e horta consiste em proporcionar aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos, sugestões para implantação de uma horta e como organizar uma composteira. A implantação está acontecendo na Escola Municipal Arlindo Milton Druszcz, as professoras e os estudantes já organizaram o espaço que ficará a horta escolar. A ideia surgiu devido ao aumento da população no bairro onde está localizada a Escola, pois, assim, poderemos oferecer aos estudantes alternativas para um trabalho. É um local onde há uma grande concentração de residências, que estão de forma irregular. Dessa forma, eles poderão organizar uma horta tanto para o consumo da família, como também para a comunidade. As turmas são compostas por um número grande de mulheres que sustentam a casa, ou seja, mais uma opção de renda.
Nosso planeta vem passando por um período onde a fome e a pobreza aumentaram. A escola deve desenvolver ações que destaquem a cooperação, solidariedade, buscando o desenvolvimento social. A ideia surgiu para ser uma alternativa de trabalho, aliando a teoria e a prática. Além de uma possibilidade de geração de renda, como já comentado, o trabalho coletivo estará presente no projeto. Nas turmas temos estudantes de várias idades, com a horta temos chances de trabalhar a alimentação saudável em cada faixa etária.
Esse projeto visa utilizar os objetivos de desenvolvimento sustentável dentro das condições do nosso planeta (ODS). Daremos atenção para os seguintes objetivos:
2. Fome zero e Agricultura Sustentável:
3. Saúde e Bem Estar:
11. Cidades e Comunidades Sustentáveis
12. Consumo e Produção Responsável:
15. Vida terrestre.
Objetivos
Gerais:
Criar uma horta na escola, oferecer ideias para os estudantes desenvolverem essa opção em suas residências.
Transformar o material orgânico em húmus, para usá-lo como adubo, por meio da compostagem que é um processo de valorização da matéria orgânica, reaproveitando os resíduos orgânicos.
Específicos:
Reutilizar os resíduos orgânicos gerados na cozinha da escola;
Montar uma composteira com os materiais produzidos na própria escola;
Construir uma horta orgânica;
Incentivar a observação e o cuidado com a natureza;
Conscientizar os estudantes sobre a importância do reaproveitamento dos materiais orgânicos;
Aumentar a urbanização inclusiva e sustentável e as capacidades para o planejamento e gestão da região;
Produzir o composto orgânico (adubo) tanto para o ambiente, pois evita a contaminação dos solos e das águas, quanto para as plantas, como fontes de nutrientes;
Promover reflexões sobre a sustentabilidade e como ter uma alimentação saudável;
Metas a atingir:
Mostrar alternativas para aumentar a renda familiar dos estudantes;
Reduzir o descarte de resíduos;
Desenvolver a consciência da importância de reciclar, reutilizar, reaproveitar.
Utilizar materiais alternativos para produção de sementeiras (como rolinho de papel higiênico e casca de ovos)
Mostrar alternativas, receitas para se ter uma alimentação saudável.
Cronograma
Físico:
Dar suporte para a Unidade Educacional que está sendo desenvolvido o projeto. Plantio, manutenção, cuidado e a colheita dos alimentos que foram produzido na horta.
Financeiro:
Aquisição de mudas para a horta para sua organização. Os próprios estudantes trarão as suas enxadas e outros materiais. Uso de outras ferramentas que a escola possui.
Orçamento:
O município não tem acréscimo de gastos, mantendo a folha de proventos de seus profissionais.
Beneficiários Diretos:
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos.
Beneficiários Indiretos:
Todos os estudantes da escola e comunidade no entorno, onde será desenvolvido o projeto.
Resultados:
Com o projeto, esperamos que os estudantes consigam desenvolver a compostagem nas suas casas, além da criação de uma horta comunitária.
Outro ponto importante é o papel da mulher dentro da família. Muitas vezes, ela cuida de seus familiares. A alimentação saudável será trabalhada neste projeto.
Com as experiências de cada um, poderemos fazer uma troca de ideias com todos os envolvidos no projeto.