Banco de Projetos

Cadê o “lixo” que estava aqui? Virou música! Experimentando e construindo diferentes fontes sonoras: Uma prática musical sustentável e a sensibilização da Educação infantil sobre o consumo consciente.

Ano / Edição: 2023
Município: Araucária
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A Rede de Ensino de Araucária, no que tange à Educação Infantil, conta atualmente com 8.101 crianças de 0 a 5 anos, de um total de 17.373 mil estudantes da rede municipal. Na faixa etária de 0 a 3 anos (creche) o Município atende 3.830 mil crianças e na Pré Escola (4 e 5 anos) são 3.955 mil crianças. Sendo 6.359 mil crianças matriculadas em CMEIs e 1.366 crianças em Escolas que atendem a etapa Educação Infantil. Com o total de 947 professores de Educação Infantil que atendem essas crianças.
Ao conversamos com as professoras da rede municipal de Araucária e ao realizarmos pesquisas bibliográficas sobre a musicalização na Educação Infantil, um dos primeiros desafios observados foi a insegurança dos profissionais com o tema musicalização, obstáculo causado pela falta da formação continuada e conhecimento sobre o sentido e significado da música na educação infantil. Outro obstáculo observado em Araucária foi a ausência de instrumentos musicais em quantidade suficientes nas unidades ou apenas instrumentos com pouca qualidade estrutural e sonora, ex: das bandas rítmicas. Assim, a utilização de elementos recicláveis, sendo em maioria refugos de construções civis, possibilita alcançar dois grandes objetivos norteadores deste projeto: a sensibilização sonora das crianças e professores que atendem a Educação infantil da rede de Educação de Araucária por meio de formações, ampliação cultural e oficinas musicais e a conscientização sobre sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

Descrição

Desde 2022 a equipe de musicalização do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação do município de Araucária vem atuando nas unidades escolares que atendem a etapa Educação Infantil, prezando pela formação continuada dos professores e pela qualidade da educação ofertada às crianças.
A música já esteve presente no currículo educacional ao longo da história, mais recentemente começou a fazer parte da legislação brasileira educacional no final dos anos 90 com os Parâmetros Curriculares Nacionais em 1997 e com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil em 1998. Em 2008 a Lei N° 11.769 alterou a LDB/96 e tornou o ensino da música obrigatório no ensino fundamental e médio, estipulando o prazo de três anos para que as escolas colocassem em prática as novas formulações. Em 2014 inclui-se a música na formulação do Plano Nacional da Educação. Já em 2016 temos um avanço em relação a música na Educação Infantil com a Lei N° 13.278 que altera novamente a LDB/96 e torna as artes visuais, a dança, a música e o teatro disciplinas obrigatórias da educação básica desde a educação infantil até o ensino médio, aparecendo posteriormente na BNCC em 2017. No município de Araucária faz parte da Organização Curricular de Araucária desde 2019.

Dando continuidade às ações e ampliando os atendimentos, em 2023, a equipe organizou o atendimento em três momentos: formação com os professores que atuam com crianças na faixa etária de zero à cinco anos; ampliação cultural nas unidades escolares que atendem a etapa Educação Infantil e oficina de construção de instrumentos com materiais oriundos da reciclagem, sendo maior parte resíduos e refugos de construções civis do município, uma forma de diminuir o impacto negativo ao meio ambiente, promover a conscientização sobre o consumo e sustentabilidade. O reaproveitamento dos materiais que sobram das construções das obras públicas e a discussão sobre esse assunto nas formações realizadas, trabalham a necessidade de que as pessoas devem estar cientes dos danos sofridos no meio ambiente, causados pela exploração exagerada da humanidade. Cuidar, conservar, proteger, reciclar e respeitar são atitudes imprescindíveis para a preservação e utilização sustentável dos recursos naturais do planeta.
As ações em conformidade com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS: “4.7: Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável”; “12.8: Até 2030, garantir que as pessoas, em todos os lugares, tenham informação relevante e conscientização para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida em harmonia com a natureza”. e “12.5: Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.”

Objetivos

Gerais:

Possibilitar momentos de sensibilização sonora e de ampliação cultural junto aos professores e crianças do município de Araucária, utilizando-se de materiais não estruturados para a construção de instrumentos musicais, de forma sustentável, reutilizando materiais recicláveis em sua maioria resíduos de construção civil do município

Específicos:

-enfatizar a importância da música no ambiente educativo e em específico na educação infantil;
-oportunizar momentos formativos para os professores com a temática da musicalização e reutilização de materiais para a construção de instrumentos musicais;
-possibilitar o acesso aos bens culturais através da ampliação cultural: apresentações musicais, teatrais e outros;
-valorizar a cultura regional considerando os ritmos, instrumentos musicais característicos;
-Perceber a infinidade de sons ao nosso redor, estimulando a atenção e o reconhecimento das qualidades do som.
-sensibilizar tanto os professores quanto às crianças em relação ao reuso de materiais, que seriam descartados, para a construção de instrumentos musicais; enfatizando a importância do consumo consciente e da sustentabilidade para a preservação do meio ambiente.

Metas a atingir:

proporcionar formação continuada para os 947 professores que trabalham com a Educação Infantil;
promover oficinas de construção de instrumentos musicais com materiais alternativos;
possibilitar o acesso das crianças e dos professores às ampliações culturais, que contempla contação de histórias e brincadeiras musicais;
reutilizar materiais para a construção de instrumentos musicais;

Cronograma

Físico:

As oficianas ocorrem mensalmente nas turmas de Educação Infantil, especificamente com crianças de 5 anos, no município de Araucária.
Os encontros formativos com os professores acontecem semestralmente, sendo ofertado durante o período de hora atividades.
Já a ampliação cultura tem o objetivo de passar por todas as cinquenta e quatro unidades que ofertam a Educação Infantil na rede de ensino do município. Até o momento desta inscrição já foram contempladas 13 unidades.

Financeiro:

A Secretaria de Educação de Araucária (SMED) encontra-se desenvolvendo o projeto com a estrutura que já possui, utilizando carros abastecidos para o deslocamento até as Unidades. Os formadores que desenvolvem as ações do projeto, são profissionais do quadro do magistério do município que atualmente integram a equipe de formadores do Departamento de Educação Infantil da SMED, Os materiais usados para a construção dos instrumentos são oriundos de reciclagem, em maior parte de refugos da construção civil sem custo aos cofres públicos.

Orçamento:

O município não tem acréscimo de gastos, mantendo a folha de proventos de seus profissionais.

Beneficiários Diretos:

Crianças de 0 a 5 anos matriculadas da Rede Municipal de Ensino de Araucária.

Profissionais da Rede Municipal de Ensino de Araucária atuantes na Educação Infantil. Além de profissionais de outras redes e Estados, que acompanham as redes sociais da Secretaria Municipal de Educação em suas formações no canal Educação Araucária.

Beneficiários Indiretos:

A sociedade como um todo será beneficiada com este planejamento público que atende às demandas pedagógicas necessárias para o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da capacidade de expressão, contribuindo também para uma efetiva consciência corporal e de movimentação, além de promover a ampliação cultural dos sujeitos envolvidos, independente da classe social.

Resultados:

- Sensibilização dos professores e crianças sobre o reuso de materiais, que seriam descartados, para a construção de instrumentos musicais; enfatizando a importância do consumo consciente e da sustentabilidade para a preservação do meio ambiente;
- Ampliação cultural das crianças de 0 a 5 anos ;
- Ampliação do repertório de propostas de musicalização aos professores que atuam na Educação Infantil no município de Araucária;
- Formação dos professores de Educação Infantil em relação a musicalização na Educação Infantil;
- Exploração de diferentes fontes sonoras;
- Exploração e apropriação dos conceitos musicais: altura, timbre, duração, densidade e intensidade;
- Sensibilização dos professores para a construção de um ambiente sonoro mais acolhedor ao processo musical;

Anexos

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