Banco de Projetos

Práticas colaborativas na inclusão escolar: AEE Coensino

Ano / Edição: 2023
Município: Araucária
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Nos últimos sete anos o Município de Araucária recebeu um público muito expressivo de crianças e estudantes vindas de outros estados e municípios brasileiros, além da quantidade gradativa de diagnósticos frequentemente, tanto da rede pública de saúde como da rede privada, sendo que, em sua maioria de Transtorno do Espectro Autista. Até fevereiro deste ano, temos 768 inclusões na rede municipal de ensino.
Para o atendimento educacional especializado (AEE) para o público-alvo da educação especial (PAEE), este é realizado em centros municipais de atendimento educacional especializado e em salas de recursos multifuncionais. A Rede Municipal de Educação de Araucária conta com 78 unidades educacionais, distribuídas da seguinte forma:
32 escolas do ensino fundamental - 10.786 estudantes
40 Centros Municipais de Educação Infantil - 6.263 crianças
5 Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado - 581 estudantes.
Sala de Recursos Multifuncional (SRM) -38
Sala de Recursos Multifuncional na perspectiva do AEE Coensino: 14 Ensino Fundamental e 8 Educação Infantil
Público alvo da educação especial (PAEE): na SRM são atendidos crianças e estudantes com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista de forma complementar e, para diagnóstico de altas habilidades/superdotação de forma suplementar.
– aproximadamente 600 estudantes.

Descrição

O AEE Coensino é realizado coletivamente com a professora da sala de recursos multifuncional e com a professora da educação básica (sala de aula comum), em que juntas buscas estratégias de ensino mais apropriadas para cada especificidade individual. Esta perspectiva de ensino é focada no desenvolvimento da inclusão, no desenvolvimento de uma sociedade mais participativa, colaborativa, corresponsável, em que o ensino é pensado para todos. Desta forma, ações entre toda a equipe pedagógica, comunidade escolar e público atendido nas Unidades Educacionais são, oferecidas como meio de promover a inclusão, a equidade diante da diversidade e da diferença na sociedade.
A educação especial tornou-se inclusiva desde 2008, com a transformação das escolas especiais em atendimento educacional especializado (AEE) na perspectiva inclusiva, em que os estudantes começaram a frequentar a educação básica e em contraturno, o atendimento nas salas de recursos multifuncional. A partir de 2010, o Observatório Nacional da Educação Especial (Oneesp) realizou diversas produções de estudos integrados sobre políticas e práticas direcionadas para a questão da inclusão escolar na realidade brasileira.
As políticas públicas educacionais que circundam a educação especial inclusiva, necessitam estará atreladas e relacionadas nos aspectos referentes a avaliação dos alunos atendidos na SRM, a formação de professores que atuma nas SRM e a organização e funcionamento das mesmas.
Para que ocorra um aprendizado de fato, diante das necessidades e especificidades dos estudantes, suas moradias precisam estar condizentes com condições adequadas e o envolvimento com situações sociais inclusivas, sustentáveis e resilientes.
O AEE Coensino traz perspectivas inclusivas e colaborativas, em que o aprendizado ocorre em boas condições, com acessibilidade física, arquitetônica, humana, social e adaptativa, que influencia no processo de aprendizagem de cada estudante com deficiência. Materiais sustentáveis e reaproveitados no processo educativo, fazem parte da rotina dos profissionais da educação especial, uma vez que, necessita-se realizar o trabalho pedagógico com materiais manipulativos e reciclados, além de organizar de forma sustentável, mecanismos e materiais adaptativos para as especificidades da pessoa com deficiência em suas necessidades.
A Secretaria Municipal de Educação, realiza neste processo inclusivo, ações conjuntas com outras secretarias municipais como saúde e assistência social em que, ações colaborativas entre os profissionais para definir encaminhamentos destinados ao público-alvo da educação especial (PAEE) como oficina destinada a recursos mobiliários adaptado, com materiais manipulados para adequação postural ao sentar de crianças e estudantes com deficiência, atendidos e mediados no fazer pedagógico com as profissionais especializadas que atuam com práticas colaborativas no AEE Coensino.
Seguindo a ODS Meta 4 em que “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos” nos remetemos a Meta 4 e Meta 4.a, desenvolvendo ações pedagógicas colaborativas na educação especial, proporcionando o desenvolvimento de atitudes e valores que circundam a garantia de acesso educação, permanência e igualdade de direitos na perspectiva inclusiva e, com ações intersetoriais para toda a comunidade.

Objetivos

Gerais:

Minimizar as barreiras de aprendizagem, atitudinais, sociais e físicas que caminhem em direção a qualidade de ensino inclusivo para todos.

Específicos:

- Identificar sistemas de colaboração e/ou cooperação, criando e/ou fortalecendo uma rede de apoio a inclusão;
- Implementar uma perspectiva de apoio mútuo entre os profissionais da educação, divisão de responsabilidades, a partilha de decisões e encaminhamentos, a decisão de direcionamentos quanto a formação continuada que promovam habilidades de ensino que contemplem a diversidade;
- Desenvolver ações intersetoriais que promovam ações de conscientização para a comunidade, promovendo interação e desenvolvimento mútuo entre os pares;
- Garantir que todos o PAEE adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento de estilo de vida sustentável, direitos humanos, diversidade humana e inclusão.

Metas a atingir:

Promover o fortalecimento do processo inclusivo diante das demandas crescentes;
Articular o processo de inclusão ente a educação básica e o atendimento educacional especializado;
Ampliar a autonomia, participação e interação social do público alvo da educação especial;
Fortalecimento do trabalho em rede;
Capacitar os profissionais da educação diante do processo inclusivo.

Cronograma

Físico:

Recursos variados de acordo com o material pedagógico constante na sala de recursos multifuncional, estratégias de ensino mediante materiais e equipamentos disponíveis, baixa e alta tecnologia.

Financeiro:

Os gastos com o projeto já estão previstos no orçamento anual da Secretaria Municipal de Educação, uma vez que representam apenas gastos com os coordenadores do projeto.

Orçamento:

O orçamento é de acordo com o previsto dos profissionais de educação concursados da secretaria municipal de educação e, recursos do PDDE estrutura, capital e custeio.

Beneficiários Diretos:

Crianças e estudantes com e sem deficiência da Rede Municipal de Ensino.

Beneficiários Indiretos:

A comunidade escolar (famílias, responsáveis, equipe pedagógica, profissionais administrativos) do contexto da Unidade Educacional e seus arredores.

Resultados:

Articulação entre a educação básica e educação especial;
- Participação de equipes intersetoriais (saúde, assistência social, cultura, meio ambiente..) entre outras áreas em prol da educação especial;
- Disposição de recursos humanos, físicos e arquitetônicos;
- Acolhimento de vulnerabilidade e responsabilidade social;
- Atendimento especializado e colaborativo ao número expressivo de inclusões;
- Ações articuladas e direcionadas para a comunidade como um todo (conscientização, participação…);
- Conscientização da cultura de paz, minimização de bullyng, redução de barreiras atitudinais, comunicativas, físicas e arquitetônicas;
- Socialização e interação entre comunidade escolar e PAEE;
- Desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis entre os profissionais da educação e dos estudantes;
- Promoção de produções científicas por parte dos profissionais em eventos relacionados a educação como congressos, simpósios, entre outros.
Como resultado do trabalho do AEE Coensino trazemos a fala de um estudante que dialoga sobre o trabalho entre o professor da sala de aula comum e o professor especializado atuante na sala de recursos AEE Coensino:

https://drive.google.com/file/d/1odegHsRpDyqUNM3xmp25IFZOxEoo8p9X/view?usp=sharing

Anexos

Banco de Projetos