Banco de Projetos

BORA RENOVAR - Atitudes que Inspiram

Ano / Edição: 2023
Município: Araucária
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A Rede Municipal de Educação de Araucária conta com 78 unidades educacionais, distribuídas da seguinte forma:

32 escolas do ensino fundamental - 10.786 estudantes
40 Centros Municipais de Educação Infantil - 6.263 crianças
5 Centros Municipais de Atendimento Especializado - 610 estudantes

Considerando as especificidades e o contexto sócio-histórico do município, uma das maiores dificuldades do município de Araucária, no que tange a Educação, encontra-se em resolver problemas de infraestrutura nas Unidades Educacionais de forma rápida, eficaz e sem prejudicar o meio ambiente, visto que diariamente surgem demandas para serem resolvidas (desde uma torneira que estraga, até telhas que se soltam, entre outros serviços necessários).

Descrição

Em cumprimento ao ODS 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis (Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis), o tema Moradia Sustentável, na educação remete ao desenvolvimento sustentável e justiça social, assim, este projeto justifica-se pela necessidade de tornar público o sucesso do trabalho realizado na parceria da Secretaria Municipal de Educação de Araucária com o Conselho da Comunidade no atendimento sustentável a infraestrutura das Unidades Educacionais e na recuperação da dignidade das pessoas que precisam cumprir penas alternativas determinadas pela justiça.

Objetivos

Gerais:

Oferecer de forma sustentável à comunidade escolar um ambiente escolar estruturado, adequado, em perfeitas condições de uso, limpo e bonito, contribuindo significativamente para a melhoria da aprendizagem.

Específicos:

Garantir a ressocialização com dignidade e reconhecimento, para que os indivíduos sintam-se integrantes do fazer comunitário;
Utilização dos 3R´s com a reutilização de insumos;
Promover e fazer cumprir leis e políticas não discriminatórias para o desenvolvimento sustentável (ODS 16);
Cumprir o ODS 11, no que tange a sustentabilidade e a segurança das crianças e pessoas com deficiência;
Proporcionar uma infraestrutura escolar sustentável;
Garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável (ODS 4);
Formar uma rede de fortalecimento do voluntariado, a fim de que os prédios das Unidades Educacionais sejam cuidados e protegidos por todos.

Metas a atingir:

Economia sustentável com reutilização de insumo “MAIS” melhoria da qualidade de vida de quem desenvolve e de quem recebe o projeto.
Desde o início do projeto em 2019 a Secretaria Municipal de Educação recebeu mais de 120 apenados. Atualmente conta com 22 pessoas. Este número oscila mensalmente, pois depende das sentenças dadas pelo juiz e da quantia de horas que cada pessoa consegue cumprir no mês.
Os resultados alcançados na vida das pessoas que estão fazendo parte deste projeto não há como mensurar, porque se está tratando de ressocialização e voluntariado. Porém, o trabalho desenvolvido já recuperou 7 (sete) prédios de Unidades Educacionais (sendo 1 Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado - CMAEE, 3 Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIS, 3 escolas municipais e a parte interna do prédio da própria secretaria de educação. Ainda destaca-se o trabalho voluntário dos apenados na organização do almoxarifado da Secretaria de Educação, na limpeza e manutenção do Departamento de Alimentação Escolar e na organização da secretaria escolar de algumas Unidades.

Cronograma

Físico:

Atender uma unidade educacional a cada três meses.

Financeiro:

Os gastos com o projeto já estão previstos no orçamento anual da Secretaria Municipal de Educação, uma vez que representam apenas gastos com os coordenadores do projeto.
O material utilizado é de reaproveitamento de desmanche de outras unidades que estão sendo construídas.

Orçamento:

Os gastos com o projeto já estão previstos no orçamento anual da Secretaria Municipal de Educação, uma vez que representam apenas gastos com os coordenadores do projeto.
O material utilizado é de reaproveitamento de desmanche de outras unidades que estão sendo construídas.

Beneficiários Diretos:

Crianças e estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Beneficiários Indiretos:

Toda pessoa que estiver cumprindo uma sentença judicial continua, com exceção daqueles que a medida judicial restringiu como, por exemplo, a liberdade.

Resultados:

O trabalho desenvolvido já recuperou 7 (sete) prédios de Unidades Educacionais (sendo 1 Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado - CMAEE, 3 Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIS, 3 escolas municipais e a parte interna do prédio da própria secretaria de educação. Ainda destaca-se o trabalho voluntário dos apenados na organização do almoxarifado da Secretaria de Educação, na limpeza e manutenção do Departamento de Alimentação Escolar e na organização da secretaria escolar de algumas Unidades.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos