Banco de Projetos

ROBÓTICA NAS ESCOLAS

Ano / Edição: 2022
Município: Medianeira
Função de Governo: Ciência e Tecnologia

Diagnóstico

Umas das competências fundamentais para o profissional do futuro! A capacidade de cooperação, diálogo, organização, comunicação e planejamento com os demais, faz do aluno um indivíduo cada vez mais social, aberto a ideias e a novas adaptações.

Saber lidar com situações-problema sem perder o jogo de cintura não é tarefa fácil nem para muitos adultos, não é verdade!? A robótica educacional e projetos neste contexto levam na bagagem os desafios impostos aos alunos com base em situações da vida real. Robótica e resiliência caminham juntos, e praticá-los ainda na escola, certamente, fará do estudante um ser humano mais competente no futuro.

Descrição

Cada vez mais a tecnologia está mediando a nossa relação com o mundo e os dispositivos tecnológicos, criados e programados por grandes empresas, tornam-se objetos de curiosidade. Neste contexto, o aprendizado de noções básicas e programação de robótica é tema urgente a ser trabalhado nas escolas.
Inúmeros são os desafios que se apresentam para a educação, dentre eles, o uso das diferentes tecnologias, com especial atenção ao desenvolvimento de posturas autônomas e colaborativas pelos nossos alunos no seu uso. É fundamental tornarmos os nossos alunos protagonistas nesse processo, através do desenvolvimento da criatividade, da autoria e do raciocínio lógico, como resposta às demandas que eles irão enfrentar na vida.
Neste contexto a Base Nacional Comum Curricular da educação infantil e do ensino fundamental, que está em vigor desde janeiro de 2019, entre suas competências gerais, duas abordam com mais ênfase as questões referentes a inovação e tecnologia. A competência número 4 estipula o uso de diferentes linguagens, inclusive a digital, para expressar e partilhar informações. E na quinta competência está determinada a utilização e criação de tecnologias digitais de forma crítica, reflexiva e ética. Portanto, não cabe mais as escolas a opção adotar ou não a tecnologia em suas práticas de ensino, ela tem a obrigação de estar presente, em todas as suas possibilidades, especialmente as que desenvolvem as habilidades de criar novas tecnologias.
Nesta perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação de Medianeira optou por desenvolver o trabalho de Robótica com o Software Livre, visto que gera um conhecimento aberto e colaborativo, vindo ao encontro de um dos principais objetivos da educação, a produção de conhecimento em rede e, particularmente, do desenvolvimento do trabalho colaborativo e de desenvolver as competências e as habilidades inseridas no currículo.

Objetivos

Gerais:

Propiciar ambientes de conhecimento baseados na construção e programação de dispositivos que permitam à produção do conhecimento nas diferentes áreas, como da física e da matemática, estimulando a criatividade e a inteligência de forma a promover a interdisciplinaridade, utilizando ferramentas adequadas na realização de projetos que exploram a criação e automação de pequenos robôs, promovendo trabalho colaborativo, respeitando as diferenças e formando cidadãos criativos e emancipado.

Específicos:

• Reconhecer os fundamentos da robótica presentes no cotidiano.
• Identificar e explorar softwares livres que propiciem a programação em computação.
• Criar estruturas robóticas reaproveitando peças de sucata tecnológica.
• Investigar as diferentes tecnologias existentes que contribuem na construção da aprendizagem da robótica livre envolvendo todas as áreas do conhecimento.
• Incentivar o estudo da robótica de forma interdisciplinar, desenvolvendo o raciocínio lógico, a criatividade, instigando o comportamento investigativo de forma a consolidar os conceitos trabalhados.
• Transformar a sala de aula com uma proposta de aprendizagem criativa, dinâmica, lúdica e interdisciplinar.
Estimular a investigação e a pesquisa das diversas facetas da robótica envolvendo todas as áreas do conhecimento.
• Criar equipes multidisciplinares para trabalhar de maneira colaborativa.
Desenvolver uma postura crítica, artística e proativa.
Formar equipes para participarem de Olimpíadas e Feiras de Robótica, incentivando o protagonismo juvenil.
• Organizar mostras de robótica itinerantes.

Metas a atingir:

A aula de Robótica Educacional acontecerá no contraturno em dia específico e alternado no Ambiente Tecnológico Educacional.
Uma aula semanal de pelo menos 1 hora e meia no contraturno. (40 semanas letivas)
A aula de Robótica é ofertada aos alunos de 5º ano, caso não preencha a turma será oferecido para alunos de 4º ano.
As inscrições dos alunos no Projeto serão realizadas no próprio estabelecimento que estuda.
Nesse 1º momento o Projeto Piloto vai contemplar 2 escolas do município de área vulnerável, com objetivo de integrar o maior tempo desses alunos na escola.
O diretor (a) da escola ficará responsável imediata pelo processo educacional local do Projeto.
A coordenação do NTM coordenara e articulara os trabalhos do Projeto juntamente com o professor atuante de robótica.

Cronograma

Físico:

• Introdução a Robótica com Kits Educacionais;
• Uso de computadores e notebooks;
• Apostila com explicativo de cada um dos componentes eletrônicos e como programá-los;
• Mais de 30 planos de aulas para computação desplugada, Scratch Offline;
• Mais de 200 sequencias didáticas na plataforma Code.org;
• Todos os componentes do Kit que acompanha o projeto possuem tutoriais de como usá-los, a integração dos componentes é limitada somente pela criatividade do professor e dos alunos.

Financeiro:

EM ANÁLISE

Orçamento:

180.000,00

Beneficiários Diretos:

ALUNOS E EMPRESAS

Beneficiários Indiretos:

COMUNIDADE EM GERAL

Resultados:

EM ANÁLISE

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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