Certificado de Reconhecimento
Comunicação - Linguagem Conectada
Ano / Edição: 2022
Município: Paranavaí
Função de Governo: Administração
Diagnóstico
Os assuntos e informações abordados por uma prefeitura municipal através de sua área de comunicação nem sempre alcançam a população. Partindo da premissa de que todo tema da administração pública impacta sua população direta ou indiretamente, concluímos que a relevância de tais informações é indiscutível. Mesmo assim, isto por si só não é o suficiente para garantir o interesse do público pelos conteúdos veiculados. O cerne da questão, portanto, e principalmente nos dias de hoje, é a conquista da atenção do público, mais especificamente nas redes sociais onde podemos alcançar e informar as pessoas se m onerar os cofres do município
Descrição
Atrair o público das redes sociais para o perfil da prefeitura, por meio de conteúdos interessantes e descolados. Isto, sem gastos com puplicidade, trabalhando de maneira orgânica, alcançando a população ativa na internet por meio do nosso site oficial, Facebook, Instagram e Whatsapp
Objetivos
Gerais:
Conquistar a atenção dos munícipes através de adaptações na linguagem de nossos conteúdos para garantir a entrega da informação sem gastar com publicidade
Específicos:
Engajar de maneira orgânica a população aos conteúdos e informações do município através de uma linguagem atual, leve, informal e didática. Tarefa esta que não é fácil nos dias de hoje com tantas informações concorrentes impactando a atenção das pessoas
Metas a atingir:
Aumentar o alcance das informações publicadas pela Prefeitura Municipal de Paranavaí em suas redes (Saímos de 18 mil seguidores do Instagram em 2018 para quase 30 mil em 2022); Potencializar o sucesso de eventos culturais do município através de estratégias criativas de produção de conteúdos
(Ex: https://www.instagram.com/reel/CdYTPvBALMh/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D)
Melhorar a adesão dos munícipes às campanhas e serviços, como o pagamento do IPTU
(https://www.instagram.com/reel/CZjfRi5gxxF/?igshid=YmMyMTA2M2Y%3D)
(https://www.paranavai.pr.gov.br/noticias/1439762)
Cronograma
Físico:
A produção de materiais, conteúdos e matérias jornalísticas é diária. Nos últimos 02 anos produzimos mais de 3.000 materiais entre eles mais de 40 vídeos e esta produção própia já proporcionou ao município de Paranavaí uma economia de mais de R$ 2 Milhões. Além disso abastacemos também toda a imprensa com dois boletins diários que garantem a repercussão de nossas informações em todos os veículos de comunicação da cidade sem qualquer custo
Financeiro:
O único valor investido é apenas o custo anual de manutenção do quadro de colaboradores da Secretaria de Comunicação, pois nossas produções são exclusivamente próprias, o que faz com que nosso custo por beneficiário seja de apenas R$ 5,77
Orçamento:
Nosso projeto não gera custo. Apenas o custo de manutenção da equipe de Comunicação no valor de R$ 259.000,00
Beneficiários Diretos:
Habitantes de Paranavaí - Aproximadamente 90 mil pessoas
Usuários de internet e redes sociais ativos - Aproximadamente 45 mil pessoas
Beneficiários Indiretos:
Habitantes de Paranavaí - Aproximadamente 90 mil pessoas
Usuários de internet e redes sociais ativos - Aproximadamente 45 mil pessoas
Resultados:
Aumento da base de seguidores nas redes sociais
(INSTA: DE 18 mil em 2019 PARA 29 mil em 2022)
(FACE: DE 30 mil em 2019 PARA 35 mil em 2022)
Crescimento do alcance das postagens
(FACE: JAN-JUL - Aumento de 24%)
(INSTA: JAN-JUL: Aumento de 55%)
Crescimento do público nos eventos realizados pela Prefeitura de Paranavaí
Ex: https://diariodonoroeste.com.br/1a-corrida-maluca-de-paranavai-foi-um-sucesso/
Ex: https://avelaresportes.com/destaque-slide/mais-de-20-mil-pessoas-prestigiam-a-corrida-maluca-em-paranavai/
Ex: https://paranavai.portaldacidade.com/noticias/cidade/inscricoes-para-torneio-de-pesca-esportiva-se-encerram-em-menos-de-24h-5119
Ex: https://diariodonoroeste.com.br/56o-femup-e-53o-concurso-literario-de-contos-tem-recorde-de-inscricoes/
Ex: https://paranavai.portaldacidade.com/noticias/cultura/mais-de-8-mil-pessoas-foram-ao-1o-flashback-na-praca-5144
Ex: https://www.paranavai.pr.gov.br/noticias/1403476
Adesão às campanhas de vacinação do município
1ª Dose - Covid - 91%
2ª Dose - Covid - 83%
3ª Dose - Covid - 51%
4ª Dose - Covid - 16%
Adesão às novas opções de serviço município
Ex: https://www.paranavai.pr.gov.br/noticias/1412782
Economia de recurso público de mais de R$ 2 milhões nos 2 últimos anos com a produção própria de conteúdos