Faça Bonito - Semana Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Medianeira
Ano / Edição: 2022
Município: Medianeira
Função de Governo: Assistência Social
Diagnóstico
Em alusão ao dia 18 de maio - Dia Nacional da luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o Município de Medianeira realiza diferentes atividades durante o ano todo com o intuito de mobilizar e sensibilizar a sociedade medianeirense, bem como estimular e encorajar as pessoas a denunciarem as situações de violência.
A efetividade dessas ações realizadas principalmente durante a Semana municipal de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, serão alcançados através de esforços conjuntos de Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde, e dos órgãos de Garantia dos direitos da Criança e do Adolescente, CMDCA, Conselho Tutelar, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude, Polícia Civil e Militar em parcerias com entidades sócio assistenciais, empresas privadas e cooperativas.
Descrição
Atuar de forma permanente no combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Através da Palestra “Diálogo Diário, porque a prevenção dever ser completa”, destinado a todos os profissionais da rede de ensino municipal, aos diretores e pedagogos das escolas estaduais, particulares e CMEIs particulares e a toda a rede de proteção da criança e do adolescente, foi atingido o público de 950 pessoas que são os multiplicadores acerca da importância de prevenir o abuso e a conseguir identificar os sinais de alertas para estimular a denúncia e a revelação espontânea conforme define a Lei nº 13431/2017.
Após a mobilização do 18 de maio, foi realizado reuniões com as coordenadoras e pedagogas das escolas municipais acerca da importância do registro da revelação espontânea e foi utilizado as “paradas” de todos os professores nos dias de conselho de classe, para a técnica de referência da escuta especializada falar sobre a importância do registro dessa revelação, que teve situações em Medianeira, que o registro foi tão bem realizado que nem precisou ir para a escuta especializada e o processo seguiu para a Vara da Infância e foi ouvida novamente essa criança/adolescente somente no depoimento especial, não revitimizando essa criança a contar sobre as violações vivenciadas.
Foi realizado também uma palestra para os pais e responsáveis atingindo o público de 138 participantes, estimulando a importância do diálogo diário que devemos ter com os nossos filhos acerca da identificação do abuso e da denúncia. Foi realizado panfletagem e adesivagem em carro, atingindo 2000 pessoas diretamente, pois foi a quantidade de adesivos confeccionados e entregues.
O objetivo da campanha é justamente esse estimular as denúncias, a comunidade medianeirense entender o que é um abuso, a denunciar, e as professoras que são na maioria das vezes, a segurança que a criança/adolescente procura saber ouvir esse relato de abuso, sem pré julgamentos e fazer a descrição desse relato através da ficha de revelação espontânea, em anexo. Além disso, a importância da Ficha, deixou claro que o profissional/professora que ouviu a revelação não precisa colocar o nome, e sim o nome da escola para encorajar ainda mais os profissionais a denunciarem os casos de abuso.
No momento, temos 1 psicóloga disponível 40 horas semanais para esse serviço da escuta especializada, e trabalha em uma sala cedida pelo CRAS, mas o objetivo é ter uma estrutura física própria, compartilhada com outros equipamentos de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência, mas em um espaço específico e acolhedor específico para esse público, além de ter mais uma profissional para a escuta especializada.
Através das atividades desenvolvidas durante o mês de maio nas escolas e CMEIs municipais, foram atingidos 6213 alunos, uma vez que a temática foi trabalhada de maneira articulada aos próprios planos de ensino das disciplinas e utilizando diversos recursos.
Além dessas atividades alunos da rede municipal e particular de ensino, além do SCFV e de entidades socioassistenciais como APAE, AMESFI, AMOA participaram do Teatro O Encantado Mundo dos Tijolos amarelos que atingiu um público de 1878 pessoas.
A Campanha de divulgação e da visibilidade acerca da Campanha Faça Bonito é focada no mês de maio, em que a Cidade é enfeitada para lembrar acerca da campanha e da importância da denúncia. Porém os trabalhos continuam com o recebimento das denuncias e os encaminhamentos para a proteção das crianças e adolescentes.
Publico atingido diretamente com as ações de mobilização do 18 de maio: 10229 pessoas, porém através dos vídeos elaborados e criados pelo município de medianeira, e divulgados pelas redes sociais e compartilhamentos a quantidade de pessoas atingidas é bem maior, chegando os vídeos a serem divulgados nas redes sociais da Sargento Tania Guerreiro, pessoa pública quem tem uma luta contra a pedofilia podendo ser visto no link https://www.instagram.com/p/CdwDBc8l6dD/ que somente no seu perfil gerou 20.300 visualizações.
Além disso, tivemos resultados positivos da visibilidade e da importância da campanha, sendo que o comércio local da região central e dos bairros também querem ser beneficiados com Flores da Campanha no ano de 2023, inclusive com compra do material. Por isso, no ano de 2023 a ACIME – Associação do Comercio e Industria de Medianeira também estará envolvida e será parceira, além da cooperativa Frimesa também já se colocou a disposição para ser parceira na campanha.
Após a campanha de 18 de maio, registramos um aumento das denúncias/casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes que somaram 38 casos no período de maio a agosto/2022, um aumento de 22 denúncias/casos, comparada aos primeiros quatro meses do ano de 2022 (já a abr) que somaram 16 casos. Fazendo a mesma comparação de denúncias/casos no período de maio a dezembro de 2021 somaram 30 denúncias, sendo que os números foram superados somente em 3 meses após a campanha. Os registros de 2021, conforme dados do CT, foram de 45 casos, sendo que em agosto de 2022 já totalizamos 54 casos/denúncias. Isso significa que cada ano a campanha tem sido mais efetiva.
Vimos o resultado ainda maior em relação a campanha do Faça Bonito e a implantação e capacitação da Escuta Especializada cotidiana junto a rede de proteção de crianças e adolescentes, que dos 38 casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes totalizado pelo CT no período de maio a agosto/2022 (após a campanha), somente 15 foram necessárias passar pela escuta especializada, as demais 23, representando 60,5% das crianças e adolescentes, já continham todas as informações necessárias preenchidas na ficha de revelação espontânea para realizar a proteção da criança e do adolescente e para os encaminhamentos necessários, não sendo necessário novamente ouvir essa criança/adolescente sobre a situação de violência vivenciada, sendo assim protegida de nova revitimizacão.
Salienta-se que a escuta especializada é aplicada a todas as situações de violência e para testemunhas de violência, assim no ano de 2022 já foram realizadas 53 escutas de crianças/adolescentes, sendo que 38 das crianças e adolescentes foram por situação de abuso ou exploração sexual.
Servidores Diretamente envolvidos na campanha desde fev a jun/2022
Dayane Teixeira – Assistente Social lotada na SMAS
Christiane Zanette Mondardo – Coordenadora Geral da Assistente Social lotada SMAS
Juliana Viera Marcolin – Coordenadora da Assistente Social lotada CREAS
Patricia Weizenmann da Silva – psicóloga CREAS
Silvana Ratti – Presidente do CT
Objetivos
Gerais:
Realizar campanha educativa e preventiva de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes no Município de Medianeira, durante a Semana Municipal em alusão ao Dia 18 de Maio.
Específicos:
Mobilizar e sensibilizar a sociedade Medianeirense para que sejam garantidos os direitos das crianças e adolescentes na luta pelo combate da violência sexual de crianças e adolescentes;
Fortalecer a rede de atendimento e proteção da criança e do adolescente;
Desenvolver ações educativas na semana municipal de alusão ao dia 18 de maio como forma de identificação de casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, bem como a realização de denúncia aos órgãos competentes.
Articular a rede de atendimento e de proteção a crianças e o adolescente para realização de ações conjuntas durante a semana municipal de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Metas a atingir:
- Confeccionar panfletos, cartazes, adesivos, Outdoors com informações acerca de conceitos sobre abuso e exploração sexual e canais de denúncia.
- Exibição de vídeos da campanha, nas mídias sociais;
- Divulgar a campanha do 18 de maio em diversos meios de comunicação através de entrevistas e material escrito (jornal, Tv, rádio, rede social, sites oficiais);
- Apresentação de Peça Teatral, com o tema em tela;
- Palestras voltadas aos pais e responsáveis;
- Palestra e Capacitações aos professores das redes municipais, estaduais, particulares do município de Medianeira/PR;
- Palestra a Rede de Proteção a criança a ao adolescente do município de Medianeira/PR.
- Capacitação e Palestra com a Rede de ensino Municipal, Estadual e Particular;
- Material com dicas para ensinar a criança e adolescente se proteger contra o abuso;
- As entrevistas ao vivo nas Rádios, Guia Medianeira, e TV interativa.
- Divulgação do Material da campanha junto com as atividades escolares e CMEIS;
- Adesivagem de veículos e panfletagem no semáforo e comércio com parceria do Rotary Clube Rio Alegria de Medianeira;
Cronograma
Físico:
Atividades já desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Educação pelos alunos matriculados na rede municipal de ensino;
Instalação da Central de Escuta Especializada;
Em andamento.
Financeiro:
Primeira etapa:
R$ 55.000,00 de investimento Publico; e
R$ 7.500,00 de investimento privado.
Segunda etapa:
em análise
Orçamento:
R$ 55.000,00 de investimento Publico; e
R$ 7.500,00 de investimento privado.
em análise:
Proventos mensais mais encargos dos funcionários que compõem a equipe de profissionais (Psicólogas, Assistente Social, Assistentes Administrativos) efetivos, PSS e outros;
Beneficiários Diretos:
Crianças e Adolescentes.
Beneficiários Indiretos:
Pais, Responsáveis e Comunidade em geral.
Resultados:
em analise