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CRAS Itinerante - Cidadania para todos

Ano / Edição: 2022
Município: Apucarana
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Apucarana possui quatro Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e mais uma unidade de apoio para atendimento da Proteção Social Básica da população em situação de vulnerabilidade social. De janeiro de 2020 a janeiro de 2021, foram cadastradas em torno de 15.700 novas famílias no Cadastro Único para Programas Sociais, no município, através do trabalho dos CRAS, possibilitando o acesso das famílias que se enquadram nos critérios aos benefícios sociais. O município de Apucarana possui população de 136.234 habitantes (Expec. Censo 2020), sendo 128.591 habitantes correspondendo à população urbana, e 7.643 habitantes a população rural. O município possui 04 distritos, e 04 patrimônios. Embora os CRAS estejam estrategicamente localizados, foi diagnosticada a necessidade de levar o serviço até a população localizada nos bairros mais distante dos CRAS e nas regiões rurais.

Descrição

O trabalho consiste do deslocamento de parte da equipe permanente dos CRAS, formadas por assistentes sociais, psicólogos e assistentes administrativos, munidos dos equipamentos necessários, para pontos localizados nas regiões mais afastadas, e também distritos da cidade, geralmente, valendo-se de espaços já implantados nessas localidades como escolas e UBS. São realizados semanalmente atendimentos sociais, agendados previamente através de contato telefônico do usuário com os CRAS. Nos atendimentos são feitas avaliações sociais para concessão de cestas básicas, que são levadas até a localidade, encaminhamentos para obtenção de documentos com RG, e segunda via de certidões de nascimento e casamento, orientações sobre BPC e Bolsa Família, inscrição e atualização do Cadastro Único e demais orientações, assim como a inserção no PAIF, das famílias identificadas como necessitadas de acompanhamento.

Objetivos

Gerais:

Levar atendimento social às famílias em situação de vulnerabilidade social, fazendo com que a distância não seja um dificultador no acesso aos direitos.

Específicos:

- Promover o acesso de famílias em situação de vulnerabilidade social às políticas públicas;
- Possibilitar a inserção das famílias em situação de vulnerabilidade social nos Programas Sociais;
- Orientar as famílias em situação de vulnerabilidade social sobre seus direitos sociais.

Metas a atingir:

Expansão no alcance dos atendimentos psicosociais.

Cronograma

Físico:

Atendimentos Mensais e semanais na localidade urbana.

Financeiro:

Não há uma previsão, uma vez que, os serviços ofertados, são os mesmos dos CRAS, as despesas são conjuntas.

Orçamento:

Não há uma previsão, uma vez que, os serviços ofertados, são os mesmos dos CRAS, as despesas são conjuntas.

Beneficiários Diretos:

Até 4.717 pessoas dos distritos rurais Pirapó e Caixa de São Pedro, além dos outros 1.900 moradores dos patrimônios rurais de São Domingos, São Sebastião do Barreiro e do Residencial Urbano Solo Sagrado.

Beneficiários Indiretos:

Profissionais envolvidos nos atendimentos e demais comunidade.

Resultados:

A partir do início das atividades de atendimento itinerante, as famílias passaram a conhecer os serviços ofertados pela unidade, melhorar o vínculo e aderir a grupos e acompanhamentos locais, além de auxiliarem na divulgação e até na sugestão de melhorias na execução do serviço, reforçando o sentimento de pertença no território.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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