PROGRAMA EFICIÊNCIA ENÉRGICA DE CAMBARÁ
Ano / Edição: 2022
Município: Cambará
Função de Governo: Energia
Diagnóstico
A situação problemática encontrada foram os altos gastos com manutenção na troca de lâmpadas, o alto consumo de energia que impacta diretamente na fatura de energia da população bem como da administração pública. Para a identificação do problema foi realizado um cálculo de média aritmética para se obter o valor do pôr do sol e nascer do sol médio durante o ano. Por se tratar de iluminação pública seu acendimento é por meio de fotocélula, sendo assim é acionado com o pôr do sol e desligado com o nascer do sol. Com essa metodologia é possível ter uma estimativa mais real e um dado um pouco mais conservador para o projeto. Para obter informações a respeito das ruas e avenidas beneficiadas pelo projeto consultaras simulações luminotécnicas e Memorial descritivo em anexo, contendo os pontos de iluminação a serem substituídos e demais informações pertinentes ao projeto. A avaliação preliminar das instalações e dos procedimentos operacionais do município com foco na energia elétrica, foi verificado que há um grande potencial de redução de energia nos sistemas de iluminação Pública.
Descrição
O programa de eficiência energética tem o papel de identificar os projetos com maior potencial de economia de energia, são realizadas análises de como o consumo está relacionado à utilização. A avaliação completa passa ainda pela análise dos benefícios diretos e indiretos e os custos envolvidos para a implantação do programa, assim como, históricos de consumo e a forma de como são utilizados. O objetivo do programa é realizar a substituição da iluminação pública da cidade, compostas por lâmpadas convencionais, por luminárias com tecnologia LED. O projeto contempla a substituição de 3.376 pontos ineficientes, por 3.376 pontos de iluminação novos e eficientes com 3.376 lâmpadas novas. Os benefícios a serem gerados são: Economia de energia elétrica – maior eficiência, menor consumo;- Redução de manutenção – maior durabilidade e confiabilidade; - Maior conforto aos usuários – melhor reprodução de cores, menor aquecimento; - Maior segurança – menor carga no sistema elétrico, menor intervenção de equipe de manutenção (menor risco de contaminação); - Disseminação de tecnologia mais eficiente e sustentável. Serão beneficiados diretamente pelo projeto, aproximadamente 25360 pessoas por ano, dado o público que frequenta o local, pertencentes dos mais variados extratos sociais.
Objetivos
Gerais:
Este projeto tem como objetivo a eficientização dos sistemas de iluminação Pública, no município de Cambará/PR na área de concessão da distribuidora Copel, através da substituição
dos equipamentos antigos (Sistemas de Iluminação IP) por modelos mais eficientes, utilizando tecnologia LED, referente ao Programa de Eficiência Energética 2019, CHAMADA PÚBLICA PEE COPEL 002/2019.
Específicos:
O objetivo do programa é realizar a substituição da iluminação pública da cidade, compostas por lâmpadas convencionais, por luminárias com tecnologia LED. O projeto contempla a substituição de 3.376 pontos ineficientes, por 3.376 pontos de iluminação novos e eficientes com 3.376 lâmpadas novas.
Metas a atingir:
Troca de lâmpadas do sistema atual pelo proposto (equipamentos mais eficientes com tecnologia LED); A adequação da luminária, com a retirada dos reatores e ligação direta das novas luminárias na alimentação dos circuitos existentes. Atingir sistema mais eficiente seguindo a equivalência e gerando benefícios para a população como: Economia de energia elétrica – maior eficiência, menor consumo;- Redução de manutenção – maior durabilidade e confiabilidade; - Maior conforto aos usuários – melhor reprodução de cores, menor aquecimento; - Maior segurança – menor carga no sistema elétrico, menor intervenção de equipe de manutenção (menor risco de contaminação); - Disseminação de tecnologia mais eficiente e sustentável.
Cronograma
Físico:
PRAZO DE EXECUÇÃO DO PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA SERÁ DE 18 MESES CONFORME ANEXO - PROCESSO COPEL
Financeiro:
O TOTAL DE INVESTIMENTO DO PROJETO É DE R$ 3.440.650,54 - vide anexo termos de cooperação
Orçamento:
SECRETARIA MUNICIPAL DE INFRAESTRUTURA URBANA
Beneficiários Diretos:
Serão beneficiados diretamente pelo projeto, aproximadamente 25360 pessoas por ano, dado o público que frequenta o local, pertencentes dos mais variados extratos sociais.
Beneficiários Indiretos:
TURISTAS E VISITANTES
Resultados:
Economia de energia elétrica – maior eficiência, menor consumo;- Redução de manutenção – maior durabilidade e confiabilidade; - Maior conforto aos usuários – melhor reprodução de cores, menor aquecimento; - Maior segurança – menor carga no sistema elétrico, menor intervenção de equipe de manutenção (menor risco de contaminação); - Disseminação de tecnologia mais eficiente e sustentável.