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PROJETO DE ATENDIMENTO A PESSOA IDOSA EM SITUAÇÃO DE ACUMULAÇÃO DE OBJETOS E/OU ANIMAIS.

Ano / Edição: 2022
Município: Londrina
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

A Secretaria Municipal do Idoso considerando a crescente demanda de notificações envolvendo as pessoas idosas em situação de acumulação, visa estabelecer fluxo de ações intersetoriais com as áreas de saúde, meio ambiente e assistência social, afim de garantir o direito de tratamento especializado e de qualidade as pessoas idosas acometidas por este comportamento de acumulação de objetos e/ou animais, para que sejam preservadas a autonomia, os direitos e a qualidade de vida da pessoa idosa

Descrição

A Secretaria Municipal do Idoso através da Gerência de Atenção à Pessoa Idosa será responsável pelo atendimento de pessoas idosas em situação de acumulação de objetos em gerais e/ou animais e prestará atendimento ao Idoso e seus familiares, desde que o idoso não esteja sofrendo violação de direitos.

O atendimento será realizado por dupla, composta por um Assistente Social e um Psicólogo, que receberão a demanda e avaliarão os encaminhamentos possíveis em cada caso.

O fluxo de encaminhamento das situações envolvendo a pessoa idosa em situação de acumulação, poderão vir da rede socioassistencial, saúde sistema judiciário e/ou população em geral e seguirá os seguintes passos.

1° Passo – Gerência da atenção à Pessoa idosa - Os técnicos referenciados nesta gerência, receberão as demandas de atendimento por telefone, presencial e e-mail. Em caso de encaminhamentos realizados por serviços da rede de saúde ou socioassistencial, o serviço deverá enviar relatório com informações pormenorizadas sobre a situação;
2º Passo – Ao receber a demanda, inicialmente, a dupla realizará consulta ao IRSAS, para verificar se o idoso já está sendo atendido por algum serviço da rede socioassistencial ou em situações que a pessoa não for atendida pela rede socioassistencial, entrar-se-á em contato com a UBS do território. Em caso afirmativo, a dupla realizará contato com o serviço especifico para discutir o caso, informar a demanda e verificar se o serviço já realizou encaminhamentos com relação a este quadro de saúde mental;
3º Passo – Comunicar à comissão de atendimento a pessoa idosa em situação de acumulação via e-mail sobre a nova demanda de atendimento. Posteriormente, agendar visita in loco com o serviço de saúde (CAPS III e/ou UBS, quando possível), para realizar avaliação inicial da situação existente;
5° Passo – Caso a pessoa idosa tenha familiares, a equipe psicossocial convocará os mesmos, para informar sobre a notificação recebida, prestar informações sobre os direitos do idoso, possíveis linhas de tratamento em casos de transtorno mental e demais informações pertinentes ao caso;
6° Passo - Convocar estudo de caso com a rede de serviços, para traçar estratégias de atendimento a pessoa idosa, afim de intervir com melhor eficácia em cada caso;
7° Passo – Realizar acompanhamento técnico, conforme a necessidade de cada caso;
8º Passo - Convocar trimestralmente a comissão de atendimento a idosos em situação de acumulação, para verificar a evolução dos casos atendidos e em caso negativos buscar novas estratégias de atendimento.

Objetivos

Gerais:

Organizar em conjunto com as Secretarias Municipais de Londrina um atendimento especializado a pessoa idosa em situação de acumulação, proporcionando o acesso as políticas públicas e a garantia de seus direitos.

Específicos:

• Identificar idosos em situação de acumulação de objetos gerais e/ou animais;

• Promover orientação a família sobre os direitos dos idosos e ações possíveis nas Políticas Públicas do município, para o atendimento e tratamento da especificidade;

• Fomentar ações de atendimento sistematizado a pessoa idosa em situação de acumulação;

• Articular com a comissão de atendimento a idosos acumuladores, estratégias especificas conforme a necessidade de casa caso.

Metas a atingir:

Desde o inicio do projeto em 2021 até julho de 2022 estão sendo referênciados 37 pessoas idosas em situação de acumulação de objetos gerais e/ou animais.
Os atendimentos visam orientar e promover os direitos da pessoa idosa visando a prevenção de vulnerabilidade e risco social, o fortalecimentos dos vínculos sociais e comunitários,o estabelecimentos de vínculos através de visitas técnicas possibilitando encaminhamentos integrados e o acesso das demais políticas públicas , como saúde e assistencia social.

Cronograma

Físico:

Demanda de atendimentos espontâneos, através de contato telefônico, email e presencial na Sede da Secretaria Muncipal do Idoso.

Financeiro:

Valor mensal investido para manutenção da equipe técnica que realiza o atendimento é estimado em R$27.000,00 mês, em um ano o valor total aproximado é de R$324.000,00

Orçamento:

Valor mensal para o pagamento e manutenção de pessoal da equipe técnica que realiza o atendimento é estimado em R$27.000,00 mês, em um ano o valor total aproximado é de R$324.000,00.

Beneficiários Diretos:

Idosos do município de Londrina em situação de acumulação de objetos e/ou animais.

Beneficiários Indiretos:

Comunidade em geral, familiares dos Idosos atendidos, através de ações diretas do serviço, bem como ações articuladas pelo serviço com as demais políticas públicas, de atuação em rede. Fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários colaborando a função protetiva dos serviços, dentre os principais saúde e assistencia social, meio ambiente, entre outros, prevenindo a ruptura de laços e vínculos familiares e comunitários, promovendo o acesso e fruição de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida na comunidade e da pessoa atendida:

Resultados:

Prevenção de risco pessoal e social, fortalecimento de vínculos sociais e comunitários da pessoa idosa atendida.
Promoção da saúde fisica e mental do indivíduos atendidos.
Promoção dos direitos sociais da pessoa idosa.
Melhoria da qualidade de vida da pessoa idosa.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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