Rede de Distribuição de Água
Ano / Edição: 2022
Município: Prudentópolis
Função de Governo: Saneamento
Diagnóstico
Anteriormente as comunidades das zonas rurais, não possuíam nenhuma infraestrutura de distribuição de água potável em suas residências, impossibilitando as famílias de terem uma vida digna e de qualidade, fazendo com que os munícipes destas regiões se deslocassem grandes percursos para obter água potável.
Descrição
Um dos desafios é manter constantemente o programa, sem grandes intervalos, que podem ocorrer por diversos fatores, seja mão de obra, quanto de materiais necessários para a execução.
Existe uma grande complexidade em iniciar em diversas regiões, por se tratarem de localidades de difícil acesso e muitas vezes não conseguindo pressão suficiente para abastecer a população local.
Objetivos
Gerais:
Um dos objetivos primordiais é atingir 100% da zona rural com a rede de saneamento água potável e conseguir isso em até 2030. Importante ressaltar que Prudentópolis é considerada a quinta maior cidade do Paraná em extensão territorial, contendo mais 52% dos munícipes residentes nas zonas rurais. Totalizando 147 comunidades.
Específicos:
Diminuir o impacto da má qualidade de vida que essas pessoas vem sofrendo a anos.
Metas a atingir:
A meta primordial é que as 147 comunidades rurais tenham agua potável diretamente de sua residência, sem precisar realizar grandes deslocamentos para obter esse bem tão necessário, aumentando a qualidade de vida destas pessoas.
Cronograma
Físico:
O programa consiste em realizar as medições e entender a região que será beneficiada, para posteriormente iniciar a segunda fase do planejamento que é licitar os materiais que serão usados para sucessivamente iniciar as obras.
Financeiro:
Em cada região é necessário um investimento de aproximadamente 1Milhão e meio de reais para a execução. Importante lembrar que os valores podem varias por diversos fatores, como a inflação anual e peculiaridade/quilometragem de cada região.
Orçamento:
os valores podem varias de 250 mil a 300 mil por comunidade, gastos com insumos e materiais, totalizando mais de um milhão e meio.
Demais despesas como a distribuição refeições durante o período das obras, investimento no transporte dos profissionais para cada localidade e despesa com funcionários e infraestrutura é pago pelo município, sem que o projeto acarrete em ampliação de custos específicos
Beneficiários Diretos:
Moradores rurais, escolas e trabalhadores rurais, totalizando 147 comunidades.
Beneficiários Indiretos:
Moradores rurais, escolas e trabalhadores rurais, totalizando 147 comunidades.
Resultados:
Em uma análise ampla, foi constatado que as pessoas que ja foram beneficiadas, elas possuem uma qualidade de vida melhor, valorização de suas residências e o sentimento de ser lembrado pela Gestão Municipal.