Banco de Projetos

Prêmio Gestor Público Paraná

EstudAr - Material Estruturado para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Ano / Edição: 2022
Município: Araucária
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A Rede Municipal de Educação de Araucária conta com 78 unidades educacionais, distribuídas da seguinte forma:

* 34 escolas do Ensino Fundamental - 10.786 estudantes
* 39 Centros Municipais de Educação Infantil - 6.263 crianças
* 5 Centros Municipais de Atendimento Especializado - 610 estudantes

A proposta de elaboração de material estruturado próprio da Rede, o EstudAr, é fundamentada nas especificidades, no contexto sócio-histórico do município e na necessidade de contemplar objetos do conhecimento conforme a Organização Curricular da Rede Municipal de Educação de Araucária, a qual está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, privilegiando práticas pedagógicas contextualizadas em que os estudantes sejam reconhecidos como sujeitos históricos, valorizando a identidade e as particularidades da cultura local e do contexto social em que estão inseridos.

Descrição

Dentre os pressupostos que direcionam o desenvolvimento do referido material, um deles consiste na composição da equipe de autores ser de profissionais que atuam no magistério do município. Tal encaminhamento nos remete à dois conceitos freireanos que permeiam a intencionalidade pedagógica aqui defendida, a realidade concreta e a práxis.
Nessa ótica, destacamos também, a relevância da elaboração do material autoral EstudAr, privilegiando a realidade concreta, contribuindo na perspectiva da educação para a emancipação humana, por meio do protagonismo dos estudantes e da autonomia dos professores.
Ainda cabe destacar a observância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis - ODS na estruturação das atividades pedagógicas contidas nos cadernos. Os temas dos ODS estão inseridos de maneira transversal aos conteúdos trabalhados, com o objetivo de tornar a sustentabilidade parte do dia a dia escolar, estimulando o pensar e agir dos estudantes de maneira autônoma e coletiva, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes na construção de um mundo melhor.
Outro tema também de grande importância é o ensino para as relações étnicos raciais, que de maneira interdisciplinar e transversal perpassa pelos objetos de aprendizagem dos componentes trabalhados. Tem por objetivo promover uma educação que supere o racismo e as desigualdades, permitindo que os estudantes se reconheçam pertencentes ao grupo que estão inseridos.
Nessa mesma perspectiva são contempladas as temáticas relacionadas ao Meio Ambiente, Educação do Campo, Educação Inclusiva, a ludicidade e a integração dos Componentes Curriculares.

Objetivos

Gerais:

Elaborar material estruturado didático-pedagógico para subsidiar o planejamento e os encaminhamentos metodológicos das aulas desenvolvidas com as turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Educação de Araucária.

Específicos:

* apoiar a atividade pedagógica, de modo que o seu conteúdo esteja relacionado à apropriação do conhecimento de forma sistematizada e de acordo com o planejamento pedagógico;
* pesquisar e analisar os materiais já existentes;
* possibilitar a integração dos diferentes componentes curriculares;
* apresentar propostas de atividades avaliativas auxiliando o professor em sua atividade docente;
* apresentar propostas de atividades que despertem o protagonismo do estudante;
* contextualizar o trabalho com os objetos do conhecimento pautado na realidade histórica e social do município;
* considerar, nas propostas de atividades, a concepção de aprendizagem adotada pela Rede Municipal de Educação;
* contemplar nas atividades propostas os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Educação para as Relações Étnicos Raciais, Educação do Campo, Meio Ambiente e Educação Inclusiva;
* possibilitar aos estudantes uma aprendizagem significativa;
* contribuir para avanços qualitativos do processo de ensino e aprendizagem;
* contribuir para a redução dos índices de distorção idade e série.

Metas a atingir:

Qualitativas
* Contribuir com o processo de formação continuada dos profissionais da educação, a partir da disponibilização do material estruturado - EstudAr, fundamentado nos documentos orientadores do trabalho pedagógico da Rede;
* Favorecer a construção da identidade da Rede Municipal ao disponibilizar material próprio para todas as escolas;
* Favorecer a equidade no processo de ensino e aprendizagem;
* Incentivar uma educação emancipatória com propostas de atividades que consideram o protagonismo estudantil;
* Disponibilizar material estruturado de fácil acesso e baixo custo (ODS 12).

Quantitativas
* Atender 34 escolas municipais com material estruturado - EstudAr, fundamentado nos documentos oficiais da Rede Municipal de Educação;
* Subsidiar o trabalho pedagógico de, aproximadamente, 500 profissionais com o material estruturado próprio da Rede;
* Contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de 10.786 estudantes, disponibilizando material estruturado contextualizado na realidade local.

Cronograma

Físico:

2º semestre de 2021
Elaboração dos cadernos para os estudantes e professores das turmas de 4º e 5º anos, com os objetivos de aprendizagem do 1º trimestre - Caderno 1 - Unidades 1, 2 e 3.

Fevereiro 2022
Disponibilização, em versão digital, do Caderno 1 - Unidades 1, 2 e 3.

Fevereiro à abril de 2022
Elaboração dos cadernos para os estudantes e professores das turmas de 4º e 5º anos, com os objetivos de aprendizagem do 2º trimestre - Caderno 2 - Unidades 4, 5 e 6.

Maio/Junho/Agosto de 2022
Disponibilização do Caderno 2 - Unidades 4, 5 e 6, sendo uma unidade por mês.

Maio à Agosto de 2022
Elaboração dos cadernos para os estudantes e professores das turmas de 4º e 5º anos, com os objetivos de aprendizagem do 3º trimestre - Caderno 3 - Unidades 7, 8 e 9.

Maio e Junho
Avaliação do Caderno 1, por meio de formulário eletrônico, pelos profissionais da rede.

Setembro/Outubro/Novembro de 2022
Disponibilização do Caderno 3 - Unidades 7, 8 e 9, sendo uma unidade por mês.

Setembro à dezembro de 2022
Revisão do material produzido, pós avaliação dos profissionais da Rede, para produção de versão impressa.

2023
Ampliação das elaborações para os demais anos escolares.
Disponibilização de versão impressa para estudantes e professores das turmas de 4º↨ e 5º ano.

Financeiro:

As ferramentas utilizadas para elaboração/criação do material são gratuitas: softwares, banco de dados e imagens livres, respeitando as devidas legislações de uso de direitos autorais.
Nesse ano de 2022, fase de implantação e considerando o consumo sustentável e o uso consciente dos recursos (ODS 12), o material estruturado EstudAr é disponibilizado em arquivos digitais (PDF), devido a possibilidade de haver adequações após avaliação dos profissionais da Rede para enfim, disponibilizar a versão final.

Orçamento:

Os custos com o projeto são assumidos pelo município, desde o pagamento dos professores do quadro próprio do magistério, destinados à compor a equipe de elaboração/criação do material, totalizando dez professores da Educação Básica, a disponibilização de espaço próprio de trabalho e despesas com materiais de expediente e equipamentos.
Para 2023, está em estudo a destinação de verba específica para a impressão do material para os estudantes e professores da Rede Pública Municipal, respeitando o processo licitatório para esta finalidade.

Beneficiários Diretos:

Estudantes e profissionais da educação que atuam nas turmas dos anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal.

2022
4550 estudantes
200 professores

2023
2100 (previsão) estudantes
100 (previsão) professores

2024
Previsão de atender 100% do Ensino Fundamental da Rede.

Beneficiários Indiretos:

Professores, estudantes de outras redes de ensino, famílias, comunidade escolar e sociedade em geral.

Resultados:

Os profissionais que responderam ao instrumento de avaliação do EstudAr pontuam que a contextualização dos objetos do conhecimento despertaram o interesse dos(as) estudantes; as orientações ao(à) professor(a) contribuem para o planejamento e prática docente; as sugestões de adaptação de atividades estão dentro de uma perspectiva inclusiva de ensino; as atividades auxiliam no processo de ensino e aprendizagem; as atividades propostas contribuem na apropriação dos objetivos de aprendizagem abordados; os conceitos são apresentados de forma nítida e objetiva; os textos estão adequados para o ano escolar a que se destina; as sugestões complementares são pertinentes as unidades apresentadas; a relação com os demais componentes curriculares ficou evidenciada; está evidenciada a integração com as temáticas do Meio Ambiente, Educação do Campo, Educação para as Relações Étnicas Raciais e Educação Inclusiva e as propostas de atividades avaliativas possibilitam a avaliação da apropriação dos objetivos de aprendizagem.
Pode-se destacar ainda alguns relatos, como:

“O material é completo, muito bem elaborado.” (Professor A, 4º ano, 2022)

“O material é bastante rico e despertou a curiosidade dos estudantes.” (Professor B, 4º ano, 2022)

“[...] considero o material um excelente recurso para colaborar na aprendizagem dos estudantes.” (Professor C, 4º ano, 2022)

“O material está excelente, assim como o do 5° ano. Sugiro ampliação para que este material seja produzido também para as outras turmas.” (Professor D, 4º ano, 2022)

“Quero parabenizar todos os envolvidos pelo excelente material.” (Professor A, 5º ano, 2022)

“Parabéns pela iniciativa e pelo material, muito importante para o professor e aluno.” (Professor B, 5º ano, 2022)

Anexos

Documentos Anexados:

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