Banco de Projetos

Capacita Servidor

Ano / Edição: 2022
Município: Matelândia
Função de Governo: Administração

Diagnóstico

A Administração Pública Municipal realizou levantamento com todas as Secretaria Municipais, afim de compreender o nível de qualificação e treinamento dos seus servidores, identificando possíveis problemas com relação ao serviço prestado aos cidadãos, outra forma utilizada que contribuiu para este diagnóstico foi a Ouvidoria Municipal, observou-se o aumento de reclamações quanto ao atendimento prestado pelos servidores da grande maioria das secretarias municipais e que a otimização dos processos ágeis Intersetoriais não se dava devido á muitos problemas de relacionamento, implicando na desburocratização dos serviços prestados á população. Com relação aos beneficiários deste referido projeto, alcançará todos os servidores do Município bem como toda a população que usufruirá de forma direta e/ou indireta dos Serviços Públicos prestados.

Descrição

A partir do diagnóstico realizado e constatada a fragilidade na prestação dos Serviços Públicos a população, o Município iniciou realizando um projeto piloto com grupos de 15 a 20 servidores que se reuniram 1 (uma) vez durante a semana em um total de 4 ( quatro) encontros, para assim iniciar as capacitações conforme a situação/problema identificada em cada Secretaria e/ou setor, os encontros foram realizados durante o horário de trabalho, algo inovador para os servidores que além de receberem muitas orientações, foram trabalhados individualmente tornando os processos mais humanizadores.
Os primeiros encontros proporcionaram grandes reflexões, á saber : como se dá os processos ágeis dentro do serviço público, Líderes e seus liderados, as relações interpessoais nas instituições e compreender que os próprios servidores tem muito a contribuir para tornar a instituição organizada, prestadora de serviços públicos de qualidade, apesar dos desafios impostos de um projeto ambicioso, e a proposta ser de transformação e desenvolvimento pessoal, tornando os serviços mais humanizados, as respostas foram positivas, permitindo que a administração investa e desenvolva cada vez mais seus servidores, tornando os resultados positivos à toda população.
O projeto se preocupou principalmente em dar condições e oportunidades de participação a todos os servidores, sobretudo aos profissionais dos Serviços Gerais, merendeiras e atendentes, após a situação- problema identificada, as principais ações realizadas foram a promoção das ações de capacitação voltadas para o desenvolvimento das competências institucionais e individuais dos servidores, assegurando o acesso a todos os servidores aos eventos de capacitação interna e externa, como: grupos de estudo , palestras, workshops e treinamentos técnicos. Parcerias com várias instituições foram realizadas bem como o aproveitamento de profissionais do quadro próprio do Município para os treinamentos. Para a realização deste projeto, foi criado um setor específico, denominado Divisão de Capacitação do Servidor Público Municipal, do qual dispõe de todo material necessário para a realização dos encontros e também de recurso financeiro especifico para a contratação de profissionais e de toda sua demanda.

Objetivos

Gerais:

implantar e promover a participação dos Servidores Público Municipal de Matelândia- Pr, em capacitação e treinamento que possibilitem o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências individuais pessoais e profissionais, que agreguem valor à instituição e valor social ao servidor.

Específicos:

- Oferecer ações de capacitação aos servidores, relacionadas á sua área de atuação, conforme artigo 219 do Estatuto do Servidor e Lei n°4.755/2022
- Proporcionar capacitação continuada, contribuindo com o desenvolvimento institucional, por meio do aprimoramento das habilidades gerenciais, organizacionais, técnicas e interpessoais dos servidores.
- Garantir o alinhamento das diretrizes e dos procedimentos pedagógicos para as ações de capacitação.
- Ofertar soluções que contribuam para o enfrentamento dos desafios identificados em cada unidade organizacional e para o alcance dos objetivos institucionais
- Desenvolver ações de capacitação direcionadas para a socialização dos servidores que ingressam na instituição.
- Monitorar a qualidade da capacitação e promover a melhoria continuada dos treinamentos.
- Promover ações de Desenvolvimento com impactos para a qualidade de vida no trabalho

Metas a atingir:

1- Estruturar melhor o setor físico com equipamento para garantir um atendimento de qualidade para os servidores.
2- Ofertar as capacitações de forma continuada que estabeleçam as diretrizes
3- Avaliar os curso, temas e os profissionais.
4- Desenvolvimento Gerencial e de Competências Técnicas
5- Promover estudos com os pequenos grupos.
6- Capacitar todos os Servidores da Rede Pública Municipal

Cronograma

Físico:

Inicio do Projeto: Janeiro de 2021- Planejamento e Diagnóstico
Inicio do Projeto Piloto - Fevereiro de 2021
Avaliação do Projeto Piloto- Abril 2021
Aprofundamento do Projeto com encontros semanais, Palestras e Workshop - Maio- Junho- Julho- Agosto -Setembro- Outubro - Novembro
Avaliação e Planejamento - Dezembro 2021

Financeiro:

Média de Investimentos mensais, tendo em vista o inicio do projeto e suas respectivas adaptações, valor de R$10.000.00 ( Dez mil reais ) , de acordo com a quantidade de cursos e palestras o valor foi maior, incluindo materiais, coffee, e demais despesas mensais atribuídas aos gastos com capacitações.

Orçamento:

A previsão orçamentária anual a princípio é de 507.900,25 , para a contratação de ´profissionais para as capacitações.

Beneficiários Diretos:

No primeiro ano de implantação do projeto, formaram-se os grupos de 20 servidores das 10 (dez) secretarias do Município, onde foram realizados encontros de diversos temas, os encontros prosseguiram mensalmente. No inicio do segundo ano do projeto cursos específicos para as funções de merendeiras e serviços gerais foram realizados, incluindo temas como Educação Financeira . Uma média de 350 Servidores participaram na primeira etapa e o projeto segue caminhando para atingir a todos os servidores.

Beneficiários Indiretos:

Além dos Servidores Efetivos, foram organizadas capacitações aos Secretários Municipais, demais Agentes Políticos, Cargos em Comissão, afim de qualifica-los na Liderança e na Gestão Pública, sabendo que todo serviço é revertido em prol da comunidade e que todos são alcançados pela governança Municipal em todas as ofertas dos serviços, a população é a maior beneficiária prestados atingindo um total de 17.500 habitantes.

Resultados:

Compreendemos que os resultados são a longo prazo, a aplicação do projeto deve ser de forma contínua e progressiva e a avaliação de todos os processos são imprescindíveis . Os desafios são enormes à obtenção dos resultados e a cada novo encontro podemos perceber as mudanças adquiridas pelos servidores. Ferramentas de Avaliação são disponibilizadas a todos os servidores ao final de cada ciclo de capacitações e posteriormente analisadas para a melhoria continua do projeto.

Anexos

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