Nutrir Ivaiporã: Educação Nutricional na Escola - Educar Além das Letras no Período Pós-Pandemia
Ano / Edição: 2022
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
O município de Ivaiporã, localizado na região norte do Paraná, possui aproximadamente 33.000 habitantes e é um município que vem se destacando no cenário estadual em diversas áreas.
A Rede Municipal de Ensino é composta por 11 (onze) CMEIs – Centros Municipais de Educação Infantil, sendo destes 02 (dois) CMEIs localizados na zona rural e 10 (dez) escolas municipais, sendo 04 (quatro) rurais e 06 (seis) urbanas, totalizando aproximadamente 2.750 estudantes.
Os primeiros anos de vida são um período importante para o desenvolvimento das preferências alimentares, bem como para a capacidade de autocontrole na ingestão de alimentos, para a difusão de valores familiares e culturais sobre alimentação, valores estes suscetíveis à obesidade futura. Uma criança que desenvolve obesidade tende a permanecer obesa por toda a vida adulta (IDEC - ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NAS ESCOLAS – GUIA PARA MUNICÍPIOS, 2018).
A obesidade infantil ocasionada pelos maus hábitos alimentares acarretam problemas de saúde imediatos e a longo prazo, sendo que das crianças obesas, 60% já sofrem de hipertensão arterial, alterações nas gorduras séricas e hiperinsulinemia. Hábitos alimentares não saudáveis tem associação com diferentes prejuízos à saúde, dentre eles a obesidade com índices crescentes desde os últimos dez anos devido ao aumento no consumo de produtos alimentícios com grande densidade calórica (ALMEIDA et al, 2002).
A alimentação escolar deve promover a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino-aprendizagem, estimulando, assim, o envolvimento da comunidade escolar nesse processo (CAMOZZI et al, 2015).
A educação nutricional tem um papel importante também em relação à promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância. Cerqueira (1985) a considera medida de alcance coletivo com o fim primordial de "proporcionar os conhecimentos necessários e a motivação coletiva para formar atitudes e hábitos de uma alimentação sadia, completa, adequada e variada".
A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) no “contexto da realização do Direito Humano à Alimentação Adequada e da garantia da Segurança Alimentar e Nutricional, é um campo de conhecimento e de prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional que visa a promover a prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares saudáveis” (BRASIL, 2012).
Nesse contexto, a escola, por meio da EAN fará da criança uma promotora do autocuidado, que tem como principal objetivo apoiá-las para que se tornem agentes produtores sociais de saúde por meio da geração de conhecimento e aquisição de habilidades pelas quais conheçam e identifiquem em seu contexto de vida a adoção de hábitos alimentares saudáveis e que, por meio disso, mudem e mantenham comportamentos que contribuam para sua saúde, multiplicando as práticas de saúde e alimentação para sua família e demais pessoas de sua convivência.
O controle higiênico-sanitário no ambiente escolar é um aspecto que deve ser observado, tendo em vista que o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) atende anualmente a milhares de alunos que frequentam creches, pré-escolas e escolas do ensino fundamental das redes federal, estadual e municipal. Os padrões de qualidade devem ser alcançados para garantir alimentos seguros, pois as crianças são mais suscetíveis às DTA's - Doenças Transmitidas por Alimentos devido ao fato de ainda não possuírem o sistema imunológico totalmente desenvolvido (SILVA; GERMANO; GERMANO, 2003)
Pensando nisso, é importante a adoção de ações que sejam fortalecidas dia a dia, de maneira contínua e permanente, inseridas no currículo escolar, para que o conhecimento aprendido seja a base da escolha de práticas alimentares saudáveis e se mantenham estruturadas.
Assim, a preocupação com uma alimentação diversificada, saudável, de qualidade e com armazenamento e higienização adequados torna-se uma prioridade na formação integral dos alunos.
E para que as ações de educação alimentar e nutricional realizadas nas escolas sejam efetivas, estratégias são necessárias para que os alunos vivenciem na prática as questões relacionadas à alimentação trabalhadas em sala de aula de forma lúdica e em grupos, fazendo com que as crianças influenciem umas às outras e seus familiares.
Descrição
O projeto “Nutrir Ivaiporã: Educação Nutricional na Escola - educar além das letras no período pós-pandemia” está sendo realizado em 11 (onze) Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs, sendo eles, CMEI Antônio Carlos Costa, CMEI Bom Jesus, CMEI Emília Kiyoko Kuroda, CMEI José Fiorim, CMEI Maria Burato, CMEI Nossa Senhora Aparecida, CMEI Nossa Senhora de Lourdes, CMEI Odete dos Santos Brasil, CMEI Paulo Freire, CMEI Santa Terezinha, CMEI Vila Nova Porã, e em 10 (dez) Escolas Municipais, sendo elas, Escola Municipal Bento Viana, Escola Municipal Carlos Lacerda, Escola Municipal do Campo Dom João VI, Escola Municipal Ignes de Souza Caetano, Escola Municipal Ivaiporã, Escola Municipal do Campo Jacutinga, Escola Municipal do Campo José Aparecido Peres, Escola Municipal do Campo João Pessoa, Escola municipal Leila Diniz, Escola Municipal Maria Diva, tendo início do ano de 2022, envolvendo cerca de 2.750 estudantes, bem como coordenação, educadores, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, auxiliares de educação, estagiários, manipuladores de alimentos, auxiliares de manutenção e equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação.
Com o objetivo de que as crianças entendam a importância de uma alimentação saudável e aceitem os alimentos oferecidos na alimentação escolar, são oportunizados momentos de aprendizagens prazerosas, lúdicas e dinâmicas através de um material especializado sobre educação nutricional que estimula a compreensão de uma alimentação saudável. O material é composto por dois livros, o livro do professor com planos de aula completos e o livro do aluno com mais de 30 alimentos dos diferentes grupos alimentares, contando com material de apoio interativo, além de hortas de brincar confeccionadas em feltro e quadros interativos a serem completados ao longo do ano, a cada alimento estudado. Por meio deste material adquirido os professores da hora atividade vem desenvolvendo aulas semanais nas turmas de Infantil 3 e Infantil 4 das escolas e CMEIs do município de Ivaiporã, com o intuito de conscientizar os educandos quanto a importância de uma alimentação saudável e adequada. As educadoras desenvolvem um trabalho baseado na BNCC alinhando teoria e prática.
Este trabalho teve início no ano de 2022, pós-pandemia, nas turmas do Infantil 3 dos CMEIs e Infantil 4 das escolas, totalizando aproximadamente 450 alunos inicialmente. No ano de 2023 será expandido para outras turmas e desta forma irá se ampliando até que todas as turmas sejam contempladas com as aulas semanais sobre os alimentos.
Entendemos que a alimentação e aprendizagem escolar estão diretamente ligadas ao desenvolvimento intelectual dos alunos, é necessário que os dois aspectos estejam interligados para que os objetivos sejam atendidos e foi pensando nisso que a Secretaria Municipal de Educação juntamente à equipe da Alimentação Escolar tiveram a iniciativa de valorizar a alimentação dos alunos bem como a aprendizagem dos mesmos em relação a este aspecto.
No âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) as ações de educação alimentar e nutricional devem ser incorporadas no currículo escolar de forma contínua e permanente, pensando nisso foi desenvolvido o projeto “Nutrir Ivaiporã: Educação Nutricional na Escola - educar além das letras no período pós-pandemia”, o qual engloba diversas ações dentro do ambiente escolar. O ponto de partida para o despertar da criança para uma alimentação saudável se dá desde a elaboração de um cardápio escolar planejado e calculado de acordo com a faixa etária do aluno, respeitando a legislação vigente e os hábitos alimentares.
Hoje o município de Ivaiporã realiza a informação nutricional de todos os cardápios enviados às instituições. Foram incluídas no cardápio receitas elaboradas pelas nutricionistas e merendeiras que atendem às exigências da nova resolução do PNAE (06/2020), que determina alterações no padrão dos cardápios sendo proibido o consumo de açúcares e alimentos ultraprocessados para crianças menores de 3 anos. A partir das receitas compartilhadas foi elaborado o livro de Receitas “Sabores da Merenda Nutritiva” no ano de 2021, este encontra-se disponível em todas as instituições de ensino do município, no portal da transparência sendo também disponibilizado aos pais e responsáveis através dos grupos de WhatsApp.
Pensando nas ações de educação alimentar e nutricional cujo objetivo principal busca garantir a qualidade de vida da população, não podemos esquecer das questões higiênico-sanitárias que envolvem a produção de alimentos seguros e em um ambiente seguro, toda a produção de alimentos desenvolvida na rede de educação do município de Ivaiporã acontece de acordo com Manual de Boas Práticas de Fabricação e Protocolos de Procedimentos Operacionais Padrão garantindo a qualidade higiênico-sanitária da alimentação escolar.
Além do cuidado diário e a utilização dos manuais e protocolos as nutricionistas realizam monitoramento dos processos de higiene dos alimentos, ambiente e equipamentos periodicamente através de visitas para verificação e orientação quanto às não conformidades listadas de uma forma geral, pois cada escola apresenta alguma particularidade com relação à outra. Após a visita, os pontos principais a serem melhorados são anotados em um formulário específico o qual fica arquivado na instituição para adequação.
O município realiza educação continuada para qualificação e capacitação dos 80 funcionários, dentre eles manipuladores de alimentos e auxiliares de manutenção, por meio de treinamento sobre relação interpessoal, boas práticas de manipulação de alimentos, protocolos de higiene, oficinas culinárias, seguidas de atividades pedagógicas realizadas através de dinâmicas que contribuirão para fixação dos assuntos abordados. Nessas capacitações são realizadas discussões referentes aos pontos observados nas visitas técnicas realizadas pelas nutricionistas, os quais servirão como base de discussão nos treinamentos.
Outro ponto importante que auxilia no diagnóstico e elaboração das ações de Educação Alimentar e Nutricional - EAN é a avaliação antropométrica de todos os escolares da rede, sendo possível identificar problemas nutricionais leves ou graves para melhor direcionamento das ações. As avaliações antropométricas são realizadas pelas nutricionistas e estagiárias de nutrição utilizando-se das medidas de peso e estatura para o cálculo do índice de massa corporal e posterior classificação do estado nutricional de acordo com as curvas pediátricas da Organização Mundial da Saúde. Para aferição do peso e estatura foram utilizados os equipamentos: balança digital com capacidade de até 200kg, estadiômetro portátil, balança pediátrica portátil e régua antropométrica.
Para estabelecer o diálogo com as famílias, são realizadas reuniões periódicas com pais e responsáveis pelos alunos para apresentações das ações propostas com relação à saúde e alimentação, sendo o momento oportuno para apresentação dos cardápios escolares e destacar a relevância da alimentação adequada e saudável para todos os estudantes.
Desta forma o trabalho que vem sendo desenvolvido mostra a importância em incentivar as crianças a compreender que a prática da alimentação saudável é extremamente importante para o seu desenvolvimento.
Objetivos
Gerais:
Estimular a alimentação saudável para os estudantes de forma contínua e permanente dentro do currículo escolar levando conhecimento sobre nutrição e alimentação saudável, para que elas possam construir novos hábitos e consequentemente ter uma relação amigável com os variados grupos de alimentos.
Específicos:
▪ Incentivar o consumo de alimentos saudáveis e conscientizar sobre sua importância, estimulando a mudança na prática diária;
▪ Inserir as preparações com os alimentos estudados no cardápio escolar;
▪ Inserir no cardápio escolar preparações adaptadas conforme resolução 06/2020.
▪ Ampliar e reforçar as informações que são passadas para as crianças no dia a dia, ajudando a melhorar e desenvolver o conhecimento sobre os hábitos alimentares e a cultura do consumo de alimentos naturais;
▪ Sensibilizar as famílias sobre o tema abordado no ambiente escolar;
▪ Promover o autocuidado com a saúde e alimentação;
▪ Formar e orientar de forma contínua os profissionais da educação;
▪ Acompanhar e Avaliar os alunos da rede municipal de ensino através da avaliação antropométrica;
▪ Orientar e capacitar as auxiliares de manutenção quanto aos cuidados, manutenção e higienização dos alimentos e ambiente escolar.
▪ Demonstrar através da teoria e da prática o cultivo e o preparo dos alimentos saudáveis;
▪ Promover a autonomia nas escolhas alimentares, capacitando as crianças para elaboração de um prato saudável com os alimentos de cada grupo estudado.
Metas a atingir:
Pretende-se com este projeto, resgatar hábitos que se perderam após um período vivenciado por todos, no qual diferentes formas de vivências foram bruscamente interrompidas. Após aproximadamente dois anos nos quais nossos alunos se distanciaram das escolas, foram adquiridas rotinas diferenciadas principalmente quanto à alimentação diária nas famílias. Observa-se que além da obesidade que se faz presente, e de forma acentuada, nos estudantes do âmbito escolar do município de Ivaiporã, percebe-se que outras consequências foram herdadas deste período de pandemia, reflexo da escolha de alimentos não saudáveis.
Através do projeto “Nutrir Ivaiporã - Educação Nutricional na Escola: Educar além das letras no período pós-pandemia” pretende-se aperfeiçoar o trabalho já desenvolvido pela equipe da alimentação escolar para garantir a segurança alimentar e nutricional dos alunos.
Outra meta é a sensibilização dos profissionais quanto à utilização do protocolo de higiene em todos os ambientes da escola e no cumprimento dos mesmos, uma vez que fazem parte do processo de construção e desenvolvimento dos protocolos higiênico-sanitários e assim cumprir a legislação vigente, garantindo saúde e alimentos seguros. O trabalho a ser realizado pela equipe de manutenção e conservação nas escolas é um quesito a ser bem monitorado e, através deste acompanhamento será possível observar o cumprimento dos protocolos estabelecidos.
Pretende-se também que em comemorações especiais realizadas em todas as escolas e CMEIs nas quais sejam consumidos alimentos diferenciados, que os mesmos sejam realizados a partir de receitas adaptadas dentro da resolução 06/2020 sem adição de açúcares e sem utilização de alimentos ultraprocessados, garantindo assim o mesmo padrão do cardápio escolar.
Inserir no Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE) a avaliação antropométrica dos alunos da rede municipal de ensino de Ivaiporã realizada anualmente, e a partir desses dados será possível estabelecer um diagnóstico geral para direcionar as ações de educação nutricional.
Pretende-se fazer com que a criança compreenda a importância de uma alimentação equilibrada e variada tanto na escola como na família, mudando assim os hábitos alimentares e estendendo este conhecimento a seus familiares, visto que a criança é multiplicadora de conhecimento.
Cronograma
Físico:
Julho 2021
Capacitação online para os Manipuladores de Alimentos e Auxiliares de Manutenção sobre as Ações de Alimentação e Nutrição Dispostas na Resolução 06/2020 do FNDE.
Agosto 2021
Elaboração do Livro de Receitas “Sabores da Merenda Nutritiva”
Setembro 2021
Elaboração do Livro de Receitas “Sabores da Merenda Nutritiva”
Apresentação do projeto Nutrir Ivaiporã – Educação Nutricional na Escola: Educar Além das Letras no Período Pós Pandemia
Outubro 2021
Elaboração do Livro de Receitas “Sabores da Merenda Nutritiva”
Apresentação do projeto Nutrir Ivaiporã – Educação Nutricional na Escola: Educar Além das Letras no Período Pós Pandemia
Aquisição do Material Didático
Novembro 2021
Visitas Técnicas de Monitoramento das Ações de Alimentação
Aquisição do Material Didático
Dezembro 2021
Visitas Técnicas de Monitoramento das Ações de Alimentação
Aquisição do Material Didático
Fevereiro 2022
Capacitação dos educadores e professores com Material Didático da Educar e Nutrir
Março 2022
Apresentação do projeto para a comunidade escolar, pais ou responsáveis
Início das Atividades no Currículo Escolar
Maio 2022
Avaliação Antropométrica dos Escolares
Capacitação para os Manipuladores de Alimentos e Auxiliares de Manutenção sobre Relação Interpessoal no Trabalho
Visitas Técnicas de Monitoramento das Ações de Alimentação
Junho 2022
Diagnóstico Nutricional dos Escolares
Avaliação da Execução do Projeto
Visitas Técnicas de Monitoramento das Ações de Alimentação
Julho 2022
Capacitação para os Manipuladores de Alimentos e Auxiliares de Manutenção sobre as Boas Práticas de Fabricação de Alimento e Protocolos de Higiene
Planejamento das ações de EAN para o ano de 2023
Setembro 2022
Aquisição do Material didático para o ano de 2023
Oficina culinária para os Manipuladores de Alimentos e Auxiliares de Manutenção
Outubro 2022
Aquisição do Material didático para o ano de 2023
Visitas Técnicas de Monitoramento das Ações de Alimentação
Novembro 2022
Visitas Técnicas de Monitoramento das Ações de Alimentação
Avaliação da Execução do Projeto
Financeiro:
Janeiro 2022
Pagamento do material didático
Março a Abril 2022
Pagamento dos Equipamentos Antropométricos
Orçamento:
Material didático R$ 66.185,00
Equipamentos Antropométricos R$ 2.230,56
Beneficiários Diretos:
2750 educandos e 400 funcionários.
Beneficiários Indiretos:
Comunidade escolar.
Resultados:
Após a proposta de trabalho referente ao projeto foi realizado uma formação para os educadores baseado na apostila Educar e Nutrir com a Nutricionista Silvana Puppo a qual é autora. Os educadores estão desenvolvendo o trabalho com a apostila alinhando ao cardápio escolar as teorias e práticas de forma lúdica e prazerosa, incentivando-os a adquirir hábitos de alimentação saudável. Atividades pedagógicas desenvolvidas com diferentes materiais, confecção de pratos saudáveis com os alimentos estudados, confecção de brinquedos e objetos tendo como material o próprio alimento. Quanto à aceitação das atividades aplicadas, os alunos mostraram-se interessados em participar da maioria delas, dando preferência às atividades lúdicas, práticas, ou aquelas em que podiam se manifestar verbalmente.
Foram realizadas visitas a hortas dentro do município de Ivaiporã para que as crianças pudessem acompanhar todo processo de desenvolvimento dos alimentos até a colheita e degustação.
Através de relatos de pais, professores e merendeiras os estudantes estão de forma gradativa desenvolvendo hábitos alimentares saudáveis que antes não faziam parte de seu cotidiano.
Outro resultado foi a melhor aceitação do cardápio escolar verificado através de testes de aceitabilidade realizados em alguns locais, com percentual acima de 80% de aceitação.
Pode-se observar que a partir das capacitações dos funcionários e elaboração do livro de receitas a equipe conseguiu compreender a necessidade da execução de um cardápio adequado e das ações de educação alimentar e nutricional e desta forma buscam a cada dia se aperfeiçoar e colocar em prática toda teoria adquirida entendendo seu protagonismo dentro do processo.
Observando que a criança é multiplicadora de todo conhecimento ela transmite este aprendizado adquirido na escola em casa com seus familiares.
Anexos
Documentos Anexados:
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- Livro de receitas sabores da merenda nutritiva (2).pdf