Banco de Projetos

Educação Ambiental: lutar pela agroecologia é lutar pela vida

Ano / Edição: 2022
Município: Tijucas do Sul
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Tijucas do Sul é um município considerado a Capital dos Orgânicos do Estado do Paraná. Em 2021 iniciamos debates com as Secretarias da Agricultura, Meio Ambiente, Educação, Cultura, Saúde, universidades entre outros. Nessas conversas foram surgindo demandas e acabamos criando um Projeto Articulado entre as Secretarias para pensar de forma integrada sobre o município. Nesse sentido, dialogamos sobre a importância de uma alimentação saudável sem uso de agrotóxicos, incentivando as famílias e os alunos a conscientizarem-se e tendo a parceria dessas secretarias. Dessa forma, iniciamos o trabalho com as escolas e CMEIS do Município, e cada escola tem espaços destinados a horta com plantação de orgânicos, algumas viveiro de mudas nativas, jardinagem, temperos e mudas medicinais. o projeto favorece a relação teoria e prática, tendo práticas pedagógica de forma interdisciplinar. Os alimentos são saudáveis e também sendo complemento do próprio consumo dos alunos e professores.
No segundo semestre daremos continuidade com temas específicos para trabalhar com a agroecologia e alimentação saudável, vamos realizar exposições dos trabalhos dos alunos e realizaremos no final do ano de 2022, o I Encontro da Agroecologia do Município de Tijucas do Sul.
O Município é eminentemente rural, e temos observado as mudanças significativas e de qualidade de vida diante desse projeto.
Os conteúdos trabalhados são interdisciplinares, e atrativos aos alunos, e a vivência prática é significativa para o aprendizado.

Descrição

O projeto visa trabalhar com a comunidade escolar, na relação e o cuidado com a natureza, despertando a conscientização no processo agroecológico, na plantação de orgânicos. A relação teoria e prática é fundamental, as crianças trabalham com os conteúdos em sala de aula, mas também as pesquisas de campo e o uso da terra é de extrema importância. Aprendem com o que é significativo para eles.

Objetivos

Gerais:

Desenvolver nas escolas e CMEIS, a construção de pomares, jardins, hortas, viveiros de mudas nativas, ervas medicinais e aromáticas, com o intuito de conscientizar as crianças e as famílias na melhoria da qualidade de vida e na preservação do Meio Ambiente.

Específicos:

- Valorizar e utilizar dos conhecimentos dos moradores da comunidade
- Mostrar que é possível plantar e criar animais sem agredir a natureza
- Incentivar as famílias e alunos a produzir agroecologicamente, sem o uso do agrotóxico
- Desenvolver suas formas de produzir alimentos, respeito a diversidade aos sujeitos do campo
- Organizar em todas as escolas hortas, jardinagens, plantação de ervas medicinais, temperos, mudas nativas, criação de abelhas sem ferrão de forma a promover mudança de vida
- Propôr encontros coletivos com oficinas e cursos agroecológicos aos professores, alunos e comunidade
- Estimular as práticas pedagógicas aliando a teoria e prática e com conhecimentos importantes para a vida e de forma interdisciplinar
- Proporcionar formação continuada aos professores com oficinas e práticas agroecológicas
- Organizar feira e exposição dos trabalhos realizados
- Realizar o I Encontro Agroecológico no Município de Tijucas do Sul PR

Metas a atingir:

Dar continuidade ao Projeto sobre agroecologia em todas as instituições, fazendo valer o título de capital de orgânicos no Estado do Paraná, transformando o meio social com base numa alimentação agroecológica e com qualidade de vida, incentivar para o aumento das produções nas escolas, e estimulando as famílias a plantar em suas casas.

Cronograma

Físico:

Com relação aos aspectos físicos na organização das hortas escolares, terá apoio técnico com as Universidades, parceria com a prefeitura, com as secretarias, colaboração das famílias, organização de cronogramas específicos em que cada instituição vai elaborar o seu planejamento.

Financeiro:

Os recursos de aproximadamente 200 mil reais para a compra de materiais, instrumentos, eventos, oficinas, exposições. São recursos próprios do município em parcerias entre as diversas secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, educação, saúde entre outras.

Orçamento:

Os recursos de aproximadamente os 200 mil reais com parcerias entre as Secretarias.

Beneficiários Diretos:

Será realizado em todas as Instituições de Ensino com 10 escolas do Ensino Fundamental e 5 CMEIS.

Beneficiários Indiretos:

Há possibilidade de ampliação com as comunidades rurais como as hortas comunitárias.

Resultados:

Transformar o meio em que vive diante de uma alimentação saudável. Dar continuidade ao Projeto Integrado com as diferentes articulações e parceria entre as secretarias e universidades nos encontros bimestrais levantando demandas os pontos positivos, negativos, fazendo uma reflexão de novas demandas e execução do projeto num processo de reflexão-ação-reflexão.

Anexos

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