Banco de Projetos

Os velhos/novos desafios da Educação na Pandemia: uma proposta para a recomposição das aprendizagens dos estudantes

Ano / Edição: 2022
Município: São Miguel do Iguaçu
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Com a suspensão das atividades escolares presenciais no ano de 2020 em consequência da Pandemia de COVID-19, problemas já existentes na escola como a defasagem de aprendizagem, evasão escolar e falta de acompanhamento familiar ficaram ainda mais evidentes.
A escola pública foi fortemente afetada por esta suspensão das atividades presenciais visto que a infraestrutura tecnológica é bastante restrita e desta forma não foram possíveis a utilização de aulas on-line por exemplo. Durante este período, o ensino se concentrou na entrega de atividades impressas para serem realizadas em casa com auxílio da família e devolvidas a escola para computo da presença escolar e da mensuração da aprendizagem.
Após quase um ano e meio de aulas suspensas, aos poucos as atividades presenciais foram retornando no ano de 2021 e então foi possível avaliar a dimensão das dificuldades deixadas pela pandemia.
Frente as defasagens encontradas, foi necessário traçar estratégias na busca da superação das lacunas de aprendizagem geradas pelas atividades remotas, as quais serão detalhadas neste documento.

Descrição

- Formação continuada ofertada aos professores da Rede Municipal de Ensino no início de 2021 e primeiro semestre de 2022 orientando sobre as adaptações curriculares necessárias para a recomposição das aprendizagens;
- Acolhimento aos professores através de palestras motivacionais a fim de repensar a prática pedagógica e os desafios impostos ao ensino e a aprendizagem durante a pandemia.
- Aplicação de Avaliação Diagnóstica pela Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação no segundo semestre de 2021 e no primeiro semestre de 2022 referente aos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, com os 2.556 (dois mil, quinhentos e cinquenta e seis) alunos de 1º a 5º ano da rede Municipal de Ensino;
- Reorganização da Proposta Pedagógica Curricular de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino fundamental juntamente aos professores contemplando as adaptações curriculares necessárias frente ao diagnóstico obtido;
- Aplicação de avaliação de fluência aos alunos de 1º a 5º ano da rede municipal de ensino para acompanhar o nível de fluência de leitura das turmas no segundo semestre de 2021;
- Análise dos dados obtidos durante as avaliações diagnósticas e de fluência com a coordenação pedagógica escolar e direção das instituições a fim de alinhar novas estratégias para a recomposição das aprendizagens;
- Organização de uma rotina diária pela Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e posteriormente discutida com os diretores e coordenadores pedagógicos a ser implementada diariamente em todas as turmas do ensino fundamental com a finalidade de retomar, reforçar e recompor os conteúdos defasados. Esta rotina priorizou atividades de leitura, formação de palavras, produção de texto, ortografia, interpretação, formação de numerais e operações.

Objetivos

Gerais:

Averiguar quais as maiores dificuldades apresentadas pelos estudantes nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, orientando os coordenadores pedagógicos, diretores e professores sobre estratégias para a recomposição das aprendizagens.

Específicos:

- Realizar diagnóstico por meio de avaliações aplicadas aos estudantes de 1º ano a 5º ano das escolas da rede municipal de ensino de São Miguel do Iguaçu a fim de identificar em que nível do processo de aprendizagem os mesmos se encontram;
- Reorganizar juntamente com os professores da rede municipal de ensino a Proposta Pedagógica Curricular elencando os conteúdos prioritários que precisam ser retomados de forma imediata a fim de recompor as aprendizagens defasadas.
- Auxiliar os coordenadores pedagógicos das instituições de ensino a auxiliarem e orientarem as adaptações curriculares.
- Realizar formação continuada dos professores da rede municipal de ensino buscando o aprimoramento dos docentes a fim de motivá-los e incentivá-los a buscar novas alternativas para a superação das dificuldades.
- Propor novos encaminhamentos teórico e metodológicos a serem adotados pelas escolas da rede municipal de ensino com a intencionalidade de recompor as aprendizagens.

Metas a atingir:

Melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes que tiveram seu processo de ensino e aprendizagem prejudicados durante a suspensão das atividades escolares presenciais durante a Pandemia.

Cronograma

Físico:

- Reuniões periódicas com coordenadores para orientações sobre as ações relacionadas a recuperação da aprendizagem tais como: organização de horários de leitura, cadernos de intervenção, uso de alfabeto móvel, adaptações curriculares;
- Formação continuada aos professores no ano de 2021 e primeiro semestre de 2022.
- Reorganização do planejamento anual no segundo semestre de 2021 e primeiro semestre de 2022.
- Orientações para organização das atividades de recomposição de aprendizagens;
- Aplicação de avaliação diagnóstica municipal em todas as turmas do ensino fundamental no segundo semestre de 2021 e primeiro semestre de 2022, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.
- Devolutiva dos resultados dos alunos para as escolas como forma de orientar o trabalho.
- Avaliação de fluência em leitura com os alunos de 1º a 5º ano durante o segundo semestre de 2021;
- Realização de adaptações curriculares;
- Levantamento dos alunos com dificuldades seguindo para uma orientação aos professores de como adaptar as atividades.

Financeiro:

- Recursos Públicos: utilização dos recursos provenientes do Salário Educação (destinados ao pagamento dos honorários dos palestrantes)

- Recursos Próprios: utilização de recursos provenientes dos Royalties (destinado ao pagamento das despesas de locomoção, hospedagem e café servido aos participantes)

Orçamento:

- Despesas com honorários dos professores formadores, deslocamento e lanche a ser ofertado aos participantes durante as formações – R$ 73.900,00 (setenta e três mil e novecentos reais) no ano de 2021.

- Despesas com honorários dos professores formadores, deslocamento e lanche a ser ofertado aos participantes durante as formações – R$ 77.000,00 (setenta e sete mil reais) no ano de 2022

Beneficiários Diretos:

Professores, coordenadores pedagógicos, diretores e estudantes da rede municipal de ensino de São Miguel do Iguaçu.

Beneficiários Indiretos:

Famílias dos estudantes

Resultados:

Após a realização de todas as ações propostas, a Secretaria Municipal de Educação percebeu que houveram avanços significativos em várias turmas, onde os docentes conseguiram resgatar vários estudantes que estavam com defasagens.
Percebeu-se também que as escolas que tiveram maiores resultados foram aquelas onde a gestão buscou colocar em prática as orientações recebidas durante as formações e reuniões realizadas pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Nestas escolas, os gestores juntamente com os docentes, buscaram novas alternativas para aproximar as famílias da escola e envolvê-los neste processo de retomada dos estudos. Nestas instituições, a gestão procurou novas formas de realizar o acompanhamento dos docentes e discentes e orientar o processo de ensino e aprendizagem, realizando um diagnóstico periódico da aprendizagem dos estudantes e orientando os professores sobre as ações a serem desenvolvidas para a superação das dificuldades.

Anexos

Documentos Anexados:

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