Banco de Projetos

Programa Leite 10+ - A tecnologia na agropecuária

Ano / Edição: 2022
Município: Turvo
Função de Governo: Agricultura

Diagnóstico

O êxodo rural é um assunto debatido há muitos anos e um problema que vem crescendo constantemente, enquanto as populações rurais vêm diminuindo na mesma proporção. Hein e Silva (2019) apontam que diversas pesquisas demonstram que a agricultura familiar está em posição vulnerável, enfrentando diversas dificuldades, dentre elas a pobreza, falta de perspectiva de continuidade das atividades, e principalmente os fatores econômicos através da dificuldade na ascensão em mercados que permitam a possibilidade na melhoria da qualidade de vida das famílias que moram no campo.
Com isso, o fim inevitável da comunidade rural, é a mudança para a cidade em busca de novas oportunidades. Buscando proporcionar um ambiente que dê condições adequadas a estes produtores para que alavanquem seu agronegócio e tenham o suporte por meio de políticas públicas, a Prefeitura Municipal de Turvo, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, criou em 2010 o Programa Leite 10, que desde então atua juntamente a produtores de leite, por meio da equipe técnica municipal, formada por médico veterinário, técnico agrícola e engenheiro agrônomo na busca pela melhoria genética, prestação de assistência técnica sobre nutrição e sanidade animal, para alcançar este objetivo a Secretaria Municipal distribui sêmen bovino, fornece nitrogênio, materiais para inseminação, aplicação de vacinas de brucelose e orientações referentes a pastagens e uso de alimentos conservados através de visitas técnicas rotineiras.
De forma gratuita, a equipe técnica municipal presta uma assessoria focada especialmente na produção leiteira para produtores que buscam a melhoria da sua produtividade, visando incentivar que estes produtores se mantenham em suas comunidades e consigam ter acesso a melhores condições de vida.
Atualmente no Brasil, segundo o IBGE (2021) o estado do Paraná foi o segundo estado que mais produziu leite, somando 4,6 bilhões de litros de leite produzidos no ano de 2020, atrás somente do estado de Minas Gerais. O Município de Turvo, segundo o IPARDES (2020) produz anualmente 24 milhões de litros de leite, sendo o 51º que mais produz no Paraná, em um universo de 399 municípios.
A Secretaria de Agricultura e Pecuária, atendia em 2020, 76 produtores de leite, que residem em 33 comunidades rurais. A tecnologia e a globalização vem avançando dia após dia, com maior destaque após a pandemia advinda da covid-19, onde não só os comércios, mas também os produtores rurais tiveram que se adequar as novas realidades mercadológicas. Buscando melhorar a gestão do projeto, facilitando o acesso a informação gerencial, a Secretaria de Agricultura e Pecuária, em um projeto inédito e inovador, criou um software desenvolvido em plataforma web que vem sendo utilizado pelos produtores e pela equipe técnica municipal, a fim de monitorar e acompanhar o histórico de cada animal, auxiliando para que a tomada de decisão dos produtores seja feita com maior exatidão. A implantação do software, marcou uma nova etapa do Programa Leite 10, onde este passou-se a chamar Programa Leite 10+, o qual tem como objetivo a melhoria genética, prestação de assistência técnica sobre nutrição e sanidade animal no setor leiteiro, por meio de um sistema inovador e tecnológico que visa garantir uma gestão integrada e eficiente na produção leiteira.

Descrição

O projeto é pioneiro na região, e busca dar aos produtores rurais o amparo e suporte que eles tanto precisam para que a gestão da propriedade rural seja eficiente e gere lucros. Para garantir isso, a criação de um sistema de gestão, de fácil acesso e manuseio, a ser alimentado pelos produtores e acompanhado pela equipe técnica municipal, foi uma ação inovadora que a Secretaria de Agricultura e Pecuária encontrou para auxiliar na resolução de diversos problemas que estes produtores rurais vinham sofrendo, como a baixa rentabilidade, o desinteresse dos jovens na atividade, desmotivação, falta de controle e gestão da propriedade, entre outros.
Com o sistema de gestão web, os produtores acompanham o histórico de seus animais, alimentando informações e monitorando inseminações, vacinas e produção de cada animal. Resultados e indicadores de suma importância para garantir melhor efetividade e consequentemente maior rentabilidade para os pequenos pecuaristas. Trazer a tecnologia na gestão incentiva que os jovens se interessem pela atividade agrícola e pecuária, e assim, mantenham a tradição familiar evitando o êxodo rural.
Dar ferramentas e assessoria aos produtores de leite, foi uma forma encontrada pela Prefeitura Municipal de Turvo, para incentivar um setor tão importante para toda sociedade. Segundo a Rocha e Carvalho para o Anuário Leiteiro da Embrapa (2018) “em pouco mais de quatro décadas, a produção de leite quadruplicou no Brasil”. Internacionalmente, a Europa, Canadá e Estados Unidos, possuem políticas públicas que garantem aos produtores maior margens de lucro, através de políticas de crédito, pesquisa e tecnologia, e demais ações que visem a melhoria na gestão da cadeia produtiva. (MARTINS, CARNEIRO E LANA, 2018) Políticas públicas internacionais, que vem sendo realizadas a nível municipal no município de Turvo, buscando fomentar o setor leiteiro, incentivando que as pequenas propriedades a se profissionalizarem, e com isso alcançarem maior arrecadação, crescendo dia após dia no setor pecuário.
O Programa ainda vem de encontro com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em especial nos ODS’s: 02 – Fome zero e agricultura sustentável, 08 – Trabalho decente e crescimento econômico e 12 – Consumo de produção responsáveis.
O sistema é composto por dois ambientes web, um utilizado pela Secretaria de Agricultura e Pecuária, denominado como ambiente do “administrador” e outro, utilizado pelos produtores rurais, denominado como ambiente do “produtor”.
No ambiente do produtor, o produtor leiteiro tem acesso a uma dashboard interativa, que permite que ele faça a inserção de informações do seu rebanho.
No espaço rebanho, o produtor pode cadastrar todos os dados de seus animais, como: raça, nome, e número do brinco. Alguns produtores, possuem mais de 20 animais, e antes sem o sistema web, faziam a gestão de todos seus animais, vacinas e inseminações, de forma manual, e alguns ainda não realizavam este controle.
Neste ambiente, os produtores podem cadastrar dados dos seus animais, desde a qualidade do leite, até exames e vacinas, além de terem disponível um espaço de controle financeiro, com um espaço específico para cadastro de entradas e saídas que auxiliam na gestão financeira da propriedade.
Além disso, em cada nova ocorrência o sistema emite uma notificação, tanto para o produtor, quanto para o administrador, como o período de inseminação e secagem do animal.
O sistema permite que o produtor gerencie seu rebanho com maior eficiência, garantindo maior produtividade, e assim, maior lucratividade.
A implantação do sistema está ocorrendo em etapas, com grupos de 10 produtores, a equipe tem realizado visitas e treinamento, conforme a adesão destes produtores, os novos grupos estão sendo criados para realizar a implantação, até o momento, 15 produtores rurais utilizam o sistema de forma periódica, e outros 10 estão em fase de treinamento.

Objetivos

Gerais:

Implantação de um Sistema de Gerenciamento Gratuito por meio de um software desenvolvido na plataforma web a ser utilizado por produtores de leite cadastrados no Programa Leite 10+, visando proporcionar um ambiente mais eficiente e oportuno para fomento da agricultura familiar.

Específicos:

- Buscar a melhoria genética dos animais visando aumentar a produtividade nas propriedades rurais do ramo leiteiro;
- Alcançar melhor eficiência no trabalho realizado pela assistência técnica aos agricultores;
- Implantar sistema gerencial web, gratuito de fácil acesso aos produtores rurais incentivando a melhor gestão de suas propriedades;
- Auxiliar na tomada de decisão dos produtores rurais, para que estes tenham mais assertividade e menos perdas;
- Aumentar a produção de leite no Município de Turvo;
- Incentivar a criação de novas agroindústrias;
- Fornecer meios para que os produtores rurais tenham maior rentabilidade;
- Proporcionar melhores oportunidades e ambientes para que o produtor rural continue no campo.

Metas a atingir:

1) Desenvolvimento de software de sistema de gerenciamento (realizado);
2) Consulta aos produtores rurais sobre implantação do sistema (realizado);
3) Treinamento de servidores e produtores (andamento);
4) Lançamento do Programa (realizado);
5) Implantação do sistema em 15 propriedades rurais (realizado);
6) Acompanhamento da alimentação dos dados no sistema (em andamento/contínuo);
7) Implantação do sistema em 60 propriedades rurais (em andamento);
8) Assistência técnica, gestão e monitoramento das atividades (em andamento);
9) Economia do dinheiro público nos materiais utilizados para inseminação;
10) Ampliar o número de participantes no programa em 20% dentro de 2 anos;
11) Aumentar em 10% a produção leiteira no município de Turvo nos próximos 2 anos a partir da implantação do software.

Cronograma

Físico:

2021 – 70% - Contratação de empresa especializada para avaliação do impacto financeiro do aumento da rentabilidade da produção de leite de pequenos produtores rurais de abrangência do município do Turvo/PR, e o aumento de lucratividade gerada através da aplicação de ferramentas de gestão, controles financeiros e melhorias dos seus processos em geral.
O trabalho foi realizado através das etapas:
ETAPA 1 - IDENTIFICAÇÃO DAS PROPRIEDADES RURAIS QUE APRESENTEM O PERFIL DESEJADO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESCOPO DO PROJETO;
ETAPA 2 – MAPEAMENTO E ROTEIRIZAÇÃO DOS LOCAIS A SEREM VISITADOS;
ETAPA 3 – DIAGNÓSTICO DETALHADO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS DAS PROPRIEDADES SELECIONADAS;
ETAPA 4 – ENTREVISTAS COM PRODUTORES RURAIS E COLABORADORES DESSAS PROPRIEDADES;
ETAPA 5 – CONTATO COM ENTIDADES PARCEIRAS DO PROJETO;
ETAPA 6 – DEFINIÇÃO DO PLANO DE AÇÃO A SER UTILIZADO PELA EQUIPE DE APOIO DESTE PROJETO;
ETAPA 7 – ELABORAÇÃO DE CENÁRIOS ACERCA DA ATIVIDADE PRODUTIVA LEITEIRA;
ETAPA 8 – SUGESTÕES DE PONTOS A MELHORAR NOS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS;
ETAPA 9 – ELABORAÇÃO DAS PLANILHAS DE CÁLCULO DOS CUSTOS E RECEITAS;
ETAPA 10 – TREINAMENTO DOS AGENTES ENVOLVIDOS NO PROCESSO PRODUTIVO.

2022 – 20% | Implantação do software em 45 propriedades rurais participantes do programa.

2023 – 10% | Implantação do software em 30 propriedades rurais participantes do programa.

Financeiro:

2021 – R$ 20.100,00 | EXECUTADO
2022 – R$ 24.192,89 (valores anuais estimados, referente as horas de serviço dos técnicos municipais no atendimento as propriedades) | EM EXECUÇÃO
2023 – R$ 24.192,89 (valores anuais estimados, referente as horas de serviço dos técnicos municipais no atendimento as propriedades) | A EXECUTAR

Orçamento:

2021 – R$ 20.100,00 – Fontes Livres | Natureza de Despesa 3.3.90.39.00.00
2022 – R$ 24.192,89 (valores anuais estimados, referente as horas de serviço dos técnicos municipais no atendimento as propriedades) | Fontes Livres | Natureza de Despesa 3.1.90.11.00.00
2024 - R$ 24.192,89 (valores anuais estimados, referente as horas de serviço dos técnicos municipais no atendimento as propriedades) Fontes Livres | Natureza de Despesa 3.1.90.11.00.00

Beneficiários Diretos:

70 produtores de leite, residentes em 33 comunidades rurais de Turvo.

Beneficiários Indiretos:

Com a execução deste projeto, os demais produtores rurais poderão ser incentivados a ampliarem suas produções para o setor leiteiro, aumentando assim a produção de leite no município, com potencial de alcance de 150 produtores rurais, beneficiando assim 150 famílias, alcançando cerca de 600 pessoas.
Além disso, com ferramentas tecnológicas e inovadoras, a perspectiva daqueles que poderão dar continuidade nos trabalhos realizados pelos produtores rurais, como seus filhos e netos, também serão beneficiados, assim como toda sua família.

Resultados:

O uso dessa ferramenta propiciou aos técnicos da Secretaria de Agricultura e Pecuária, um melhor acompanhamento das ações dos produtores relacionadas à atividade leiteira, podendo dessa maneira agir de forma antecipada, auxiliando na redução de gastos pelo poder público na distribuição de materiais como bainhas, luvas e sêmen, pois um dos grandes problemas encontrados na atividade leiteira é de animais que não conseguem emprenhar, aumentando dessa maneira o intervalo de partos e acarretando em uma baixa produção de leite, com esse diagnóstico precoce é possível evitar maiores prejuízos para o produtor. O programa auxilia também na gestão financeira da propriedade, permitindo análise de custos e receitas da atividade.

Anexos

Banco de Projetos