Banco de Projetos

Projeto: Buscando Novos Caminhos

Ano / Edição: 2022
Município: Mandaguari
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A iniciativa do projeto nasceu a partir do mapeamento das necessidades escolares realizado sempre pelo setor de Orientação Educacional da Escola Municipal Prof.ª Angelina Teixeira Pinheiro, em parceria com os demais membros da Equipe Pedagógica da Escola e funcionários da Equipe Técnica da Secretaria de Educação Municipal de Mandaguari.
A Escola funciona em período integral, atendendo aproximadamente 206 alunos matriculados de 1° ao 5º ano, contando com um quadro de 11 professores e 9 monitores que atende as oficinas do Período Integral. Em relação aos estudantes deste estabelecimento, todos estão regularmente matriculados e residem no bairro ou nos bairros próximos e zona rural.
Além dos desafios diários da escola, relacionados aos conflitos existentes em qualquer instituição de ensino, o mapeamento das demandas mais urgentes mostrou um aumento relevante nos casos de desrespeito entre os pares, de intimidação sistemática, indisciplina, desmotivação escolar e baixa autoestima, com destaque importante a turma de 4° ano da Escola (2021). Demandas essas que tem desafiadoras para a comunidade escolar.

Descrição

O projeto teve início no ano de 2021 e contou com atividades voltadas aos pais e aos estudantes. Primeiro foi promovido um encontro com os pais com o objetivo de apresentar o Projeto e enfatizar a importância da participação da família para resultados efetivos.
Em um segundo momento foi realizado encontros com psicólogos voluntários por meio de palestras com temas referentes a temática abordada, como: a importância do respeito, amor ao próximo, convívio saudável, prevenção do bullying/cyberbullying e frequência escolar.
A Secretaria da Assistência Social foi uma importante aliada no trabalho, promovendo a contação de histórias, desenvolvendo atividades que estimularam a criatividade, a formação cultural e o desenvolvimento de habilidades. Já o professor de Educação Física da escola, promoveu atividades de estímulo à competição saudável, respeito e o companheirismo com jogos e brincadeiras.
Tendo como base os resultados alcançados pela criação e aplicação do projeto “Buscando novos Caminhos”; considerando o avanço da turma para o 5° ano e último ano conosco na Escola, foi decidido pela continuidade do projeto no ano de 2022, com a mesma turma, com o mesmo objetivo geral, mas com novos objetivos específicos.
Neste ano o trabalho tem como foco a Orientação Profissional, visto que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza a necessidade e a importância de trabalhar a orientação profissional em todas as etapas de ensino, neste caso não com o foco na escolha pela carreira, mas sim no desenvolvimento de habilidades e competências, como: autonomia, autoconfiança, tomada de decisões mais responsáveis, entre outras.
Para a realização desse trabalho, pensou-se em encontros quinzenais divididos em três etapas:
- Primeira etapa: atividade guiada com a psicóloga escolar, utilizando recursos materiais tais como (exemplo: cartolina, papel, caneta e outros), onde serão desenvolvidas atividades que abarcam os temas acima citados;
- Segunda etapa: roda de conversa com um profissional convidado pela escola para falar a respeito de sua profissão, desafios e responsabilidades. A escolha e convite pelos profissionais, teve como base a preferência por profissionais da própria comunidade;
- Terceira etapa: visita técnica ao local de trabalho do profissional convidado, a fim dos alunos conhecerem na prática o que foi conversado na etapa anterior e conhecerem mais daquilo que é desenvolvido no próprio bairro.

Objetivos

Gerais:

Intervir com um grupo de alunos do Ensino Fundamental I, a fim de estimular a prática de condutas mais assertivas e adequadas na relação com o outro, com si mesmo e com a comunidade.

Específicos:

- Estimular o desenvolvimento de competências e valores como: respeito, assertividade, companheirismo, empatia, autonomia, tomada de decisão responsável e outros;
- Conscientizar o aluno a entender seus direitos e deveres, principalmente em relação ao outro;
- Reforçar a importância do elo família-escola para o desenvolvimento integral dos nossos alunos;
- Promover uma convivência mais harmoniosa entre os pares e um clima escolar mais agradável;
- Firmar parcerias com a comunidade escolar e todos os serviços multidisciplinares e multiprofissionais ofertados;
- Estimular o aluno a entender seus deveres de forma positiva e desenvolver potencialidades;
- Trazer a família para a escola com o objetivo maior de inclusão no cotidiano da criança;
- Colaborar para uma convivência harmoniosa, por meio do respeito mutuo dentro e fora do ambiente escolar;
- Refletir sobre as regras institucionais da escola segundo o PPP (Projeto Político Pedagógico);
- Realizar encontros com pessoas da comunidade para discutir o valor da afetividade e do respeito mútuo diariamente.

Metas a atingir:

Trabalhar com ações, junto à comunidade escolar e equipe multidisciplinar, buscando sensibilizar os estudantes para uma mudança de hábitos e atitudes com foco no respeito mútuo, bem como despertar o interesse na continuação das etapas escolares e na busca por concretizar os sonhos e interagir na sociedade com consciência e sabedoria.

Cronograma

Físico:

Os encontros estão sendo realizados quinzenalmente na escola e fora dela, exemplo: campo de futebol para a realização das atividades físicas; Espaço Conviver com atividades culturais e lúdicas e visitas técnicas ao local de trabalho do profissional convidado.

Financeiro:

Os gastos com o projeto já estão previstos no orçamento anual da Secretaria Municipal de Educação e escola, uma vez que representam apenas gastos com material de expediente.

Orçamento:

Os materiais utilizados como porta retrato, cartaz, cartolina, papel, caneta e outros foram adquiridos através da escola e comunidade escolar.
Materiais: Porta retratos, cartolina, EVA, bexigas, chantily, medalhas, revelação de Fotos totalizando: 165,60
Voluntários que deram as palestras.
Totalizando: 165,60

Beneficiários Diretos:

Estudantes matriculados na turma do 5° ano da Escola Prof.ª Angelina Teixeira Pinheiro, ano de 2022.

Beneficiários Indiretos:

Alunos, famílias, professores, funcionários e comunidade.

Resultados:

O projeto “Buscando Novos Caminhos” envolve estudantes matriculados hoje, no 5º ano da Rede Municipal de Mandaguari. Esse projeto teve como apoio a parceria de psicólogos, profissionais da Assistência Social e da comunidade, que proporcionou aos estudantes valores e condutas éticas que contribuem para o desenvolvimento integral na formação de indivíduos. Desde o início do projeto verificou-se uma melhora no ambiente escolar em relação as atitudes de respeito, reduzindo as queixas apresentadas em decorrência de episódios de violência física e verbal.

Anexos

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