Banco de Projetos

PROSSER - Projeto de Saúde Mental dos Servidores

Ano / Edição: 2022
Município: Paranavaí
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

O presente projeto foi motivado pelo aumento de demanda de saúde mental decorrente da pandemia do COVID-19 que desencadeou no aumento de 60 % nos afastamento de servidores decorrentes de transtornos mentais e o aumento do numero de reclamação na ouvidoria municipal e mídias sociais sobre a qualidade do atendimento ( acolhimento) prestado a população nos serviços públicos.

Descrição

Em 2022, com o constante aumento de servidores que necessitam de atendimento de saúde mental, a equipe também precisou ser ampliada, passando de 02 profissionais (assistente social e psiquiatra) para 05 (médico clínico geral e psiquiatra Assistente social, e administrativo) para execução do projeto visto que o perfil dos pacientes de saúde mental exige acompanhamento permanente, além da impossibilidade de realizar todos os atendimentos previsto para o mês em apenas 01 sábado. Os problemas e doenças em saúde mental tem se tornado problemas de saúde pública com indicadores elevados, como a depressão, ansiedade, suicídio entre outros. A perspectiva da OMS é que a depressão seja uma das doenças mais recorrentes mundialmente. O planejamento das ações de promoção e prevenção em saúde mental necessita, sobretudo de ações educativas sobre as questões que envolve a saúde mental. Para tal, o município de Paranavaí deve promover as ações que visem evitar danos à saúde mental da população, e em especial de seus servidores, ações possam proporcionar qualidade de vida das pessoas.
Contudo, a pretensão deste projeto é proporcionar aos servidores municipais que estão em sofrimento psíquico, atendimento especializado.
Nem todos aqueles que trabalham no enfrentamento à COVID-19 vão adoecer psiquicamente. Mas, se o estresse crônico estiver afetando o bem-estar e, de algum modo, prejudicando o desempenho das funções atribuídas a esses profissionais, um serviço especializado de saúde mental pode ajudá-los no reequilíbrio emocional, certamente, reduzirá os afastamentos e melhorará a qualidade de vida e do trabalho desenvolvidos por este Servidores(as).

Objetivos

Gerais:

Desenvolver estratégias de promoção e prevenção em saúde mental aos servidores municipais de Paranavaí que apresentam sofrimento psíquico;

Específicos:

-Reduzir os problemas de saúde mental identificados, e/ou na impossibilidade, a sua minimização através das práticas terapêuticas apropriadas e legalmente estabelecidas junto aos servidores municipais.
- Minimizar o índice de afastamento de servidores em virtude de transtornos mentais
-

Metas a atingir:

- Reduzir em 20 % o número de servidores afastados por doenças relacionadas a transtornos mentais;
- Reduzir em 15% o número de registros na Ouvidoria Municipal de demandas relacionadas ao tratamento ofertado aos cidadãos nas repartições públicas

Cronograma

Físico:

O projeto têm caráter permanente e se utiliza das estruturas já disponíveis no município ( Paço Municipal, Unidades Básicas de Saúde, etc.). Tem caráter itinerante e frequência quinzenal.

Financeiro:

O projeto se utiliza de estrutura física disponivel não sendo necessária o investimento com locação e/ou aquisição de moveis, imóveis e equipamentos. O investimento tem a finalidade de custear o pagamento dos profissionais envolvidos no projeto.

Orçamento:

O projeto tem o custo estimado de R$3000,00 por dia destinado a inciativa.

Beneficiários Diretos:

- Servidores Municipais

Beneficiários Indiretos:

- A população beneficiada pela redução de afastamento dos servidores e qualidade do atendimento prestados nos serviços municipais

Resultados:

- Reduzir em 20 % o número de servidores afastados por doenças relacionadas a transtornos mentais;
- Reduzir em 15% o número de registros na Ouvidoria Municipal de demandas relacionadas ao tratamento ofertado aos cidadãos nas repartições públicas

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos