Banco de Projetos

Projeto "Saiba Mais: Escola e Família Construindo Novos Caminhos."

Ano / Edição: 2022
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O município de Ivaiporã, localizado na região norte do Paraná conta com aproximadamente 33.000 habitantes é um município que vem destacando-se no cenário estadual em diversas áreas.
A Rede Municipal de Ensino é composta por 11 (onze) CMEIs – Centros Municipais de Educação Infantil, sendo destes 02 (dois) CMEIs localizados na zona rural e 10 (dez) escolas municipais, sendo 04 (quatro) rurais e 06 (seis) urbanas, conta com aproximadamente 2.750 estudantes.
Com a volta do ensino presencial nas escolas e CMEIs do município de Ivaiporã, o ano de 2022 vem sendo bastante desafiador para todos, o cenário pandêmico que se instalou trouxe muitas dúvidas e incertezas, as crianças que estavam acostumadas ao convívio escolar de um dia para o outro ficaram em suas casas convivendo somente com seus familiares, portanto diante de toda essa situação fez-se necessário a adaptação de novos modelos educacionais tanto no que diz respeito a educação escolar quanto a educação familiar. Diante de toda essa situação os familiares enfrentam dificuldades no entendimento do desenvolvimento infantil e na forma de como conduzir a educação de seus filhos(as) estabelecendo limites, regras e agregando valores dentro do ambiente familiar.
A família é o primeiro ambiente no qual o ser humano relaciona-se com outras pessoas, o primeiro grupo ao qual pertence e o primeiro espaço para a formação psíquica, social e moral. É na família que a criança vai aprender limites, regras, desenvolver sua personalidade, descobrir seus gostos, receber amor, carinho e afeto. É a família a principal fonte de desenvolvimento da criança e por isso, seu papel no desenvolvimento infantil é extremamente importante.
Pensando no modelo de educação usado há alguns anos atrás, pode-se observar a família como única responsável por educar seus filhos. Porém, atualmente os pais e principalmente as mães passaram a ter menos tempo junto às crianças devido aos avanços e mudanças da sociedade, como por exemplo, a inserção da mulher no mercado de trabalho e as necessidades de complementar renda dentro de casa. Nesta perspectiva, observa-se a necessidade de implementar ações de sensibilização e conscientização que visem a construção de valores e atitudes, ou seja, promover a disseminação de um processo educacional com ações voltadas a informação e conscientização da família nas fases de desenvolvimento das crianças e na construção de valores.
Para Souza (2009) a boa relação entre família e escola precisa estar presente em qualquer trabalho educativo, pois é a ação conjunta, orientando e discutindo sobre variados assuntos para a definição dos meios de ação, que pode proporcionar o bom desenvolvimento e desempenho social e escolar da criança.
Assim, a escola pode desenvolver meios de estabelecer e fortalecer os laços com a família, pois é a partir dessa interação que tudo terá um bom funcionamento, mostrando o lado positivo dessa relação, através de ações, Macedo (2000) nos diz que:
É importante ter os pais como aliados durante todo processo, conquistando sua confiança e paciência em relação ao trabalho e também procurando mostrar-lhes alternativas para modificar as relações com as crianças[...] (p.43).
Compreendendo a importância do diálogo e interação entre família e escola a Rede Municipal de Educação iniciou no ano de 2022 o projeto "Saiba Mais: Escola e Família Construindo Novos Caminhos" que está sendo desenvolvido com famílias dos estudantes em idade de creche (0 a 03 anos) e Pré Escola (4 e 5 anos) em 11 (onze) CMEIs e 08 (oito) escolas municipais, envolvendo aproximadamente 1.200 estudantes seus familiares e 180 servidores, com o intuito de orientar os familiares a respeito do desenvolvimento infantil.
Pensando no cenário “pós” pandêmico e observando as dificuldades e as necessidades dos familiares são abordados temas que aprimorem os conhecimentos perante o processo educacional e o desenvolvimento das crianças, ressignificando a relação e integração entre família e escola.

Descrição

Observando o cenário pós pandêmico que se instaurou na sociedade e trouxe para todos insegurança e incertezas em vários aspectos, analisando as dificuldades encontradas pelos familiares em compreender cada fase do desenvolvimento infantil e ressaltando a importância de observar seus comportamentos estimulando a valorização, respeito, sentimento e educação das crianças, percebeu-se a necessidade de desenvolver junto aos familiares o projeto "Saiba Mais: Escola e Família Construindo Novos Caminhos", que prevê a implementação de ações de sensibilização e conscientização, visando a construção de valores e atitudes, estabelecendo e fortalecendo laços com a família.
O presente projeto “Saiba Mais: Escola e Família Construindo Novos Caminhos”, está sendo realizado em 11 (onze) Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs, sendo eles CMEI Antônio Carlos Costa (ACC), CMEI Bom Jesus, CMEI Emília Kiyoko Kuroda, CMEI José Fiorim, CMEI Maria Burato, CMEI Nossa Senhora Aparecida, CMEI Nossa Senhora de Lourdes, CMEI Odete dos Santos Brasil, CMEI Paulo Freire, CMEI Santa Terezinha, CMEI Vila Nova Porã e em (08) oito Escolas Municipais, sendo elas, Escola Municipal Bento Viana, Escola Municipal Carlos Lacerda, Escola Municipal do Campo Dom João VI, Escola Municipal Ignês de Souza Caetano, Escola Municipal Ivaiporã, Escola Municipal do Campo João Pessoa, Escola Municipal Leila Diniz, Escola Municipal Maria Diva, tendo início no ano de 2022, envolvendo cerca de 1.200 famílias dos estudantes da educação infantil como também coordenação, educadores, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, auxiliares de educação, estagiários, auxiliares de manutenção e equipe de ensino da Secretaria Municipal de Educação.
Para dar início ao projeto realizou-se um questionário de pesquisa para elencar os temas escolhidos pelas famílias e a partir destes dados firmou-se a parceria de profissionais da área de psicologia que gravam vídeos curtos referente aos temas propostos, estes por sua vez são encaminhados aos familiares através do link do YouTube que são encaminhados nos grupos de WhatsApp de cada turma que participa do projeto e ao final do desenvolvimento de cada tema são disponibilizados questionários para eventuais dúvidas das famílias referente aos temas apresentados.

Objetivos

Gerais:

• Garantir com o projeto “Saiba Mais: Escola e Família Construindo Novos Caminhos”, a interação escola/família buscando novos conhecimentos a cerca do desenvolvimento infantil, possibilitando aos pais informações sobre as fases de desenvolvimento da criança, estimulando a valorização, respeito, valores familiares e educação das crianças.

Específicos:

• Garantir através do projeto “Saiba Mais: Escola e Família Construindo Novos Caminhos”, acesso a importantes informações acerca do desenvolvimento infantil;
• Estreitar relações entre família e escola;
• Revisar valores adotando atitudes de solidariedade, respeito, cooperação, compreensão, companheirismo com as crianças;
• Entender que o comportamento das crianças é uma forma de se comunicar com as pessoas a sua volta;
• Levar os familiares a compreender que para tudo tem medida certa como autoridade, limite e atenção para com as crianças;
• Observar a diferença entre autoridade e autoritarismo e perceber que essa diferença tem a ver com o tipo de relação que se estabelece com os filhos e que o exercício da autoridade influencia positivamente a formação da criança.
• Perceber que o adulto desempenha um papel importante na formação e educação das crianças e que educar não significa permitir tudo;
• Entender que o desenvolvimento infantil é um processo de transformação complexo, continuo, dinâmico e progressivo que inclui crescimento físico, maturação, aspectos psicossociais e, fundamentalmente envolve aprendizagem.
• Compreender as singularidades e a individualidade de cada criança na própria história de vida.
• Estabelecer limites e regras de convivência coletiva, entendendo que a disciplina é um conjunto de condutas que asseguram o bem-estar de todos;

Metas a atingir:

Pretende-se com este projeto propiciar as famílias conhecimentos que lhes permitam entender melhor as fases de desenvolvimento da criança, bem como seus comportamentos como forma de comunicação com os adultos estimulando a valorização, respeito, formação de valores e educação das crianças, estreitando as relações entre escola e família tendo em vista a importância de trabalhar em conjunto. Levar os familiares a perceber que o bom relacionamento entre os integrantes de uma família é fundamental para o crescimento saudável das crianças. Ajudá-los a identificar em meio de tantas informações, tantos estímulos , tantos acessos, o que é prudente fazer para que os valores construídos na família sejam garantidos na educação dos filhos. Entender que é necessário impor limites diante das vontades e desconhecimentos das crianças: dizer “não” para aquilo que se considera inadequado para o momento, dizer o que ela pode e não pode fazer, assim como dizer “sim” para o que se julga adequado para o momento, pautado em valores familiares, dizer “não” sem se sentir culpado(a) em estar pouco tempo com as crianças. Levar a compreensão de que a aprendizagem que desperta o desenvolvimento faz toda diferença na postura educativa dos pais, familiares e profissionais, pois leva a um comportamento proativo e vigilante com a criança. Colaborar para a formação de ambientes familiares acolhedores, que auxiliem no processo de desenvolvimento infantil.

Cronograma

Físico:

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

Mês de Junho
- Envio de vídeo explicativo as famílias sobre o projeto.

- Envio do formulário de pesquisa referente aos temas a serem abordados no decorrer do projeto;

- Respostas dos formulários pelos familiares.

Mês de Julho
- Coleta de dados dos formulários respondido pelas famílias;

- Conversa e parceria com o psicólogo Marcos Paim;

- Envio do vídeo de apresentação do psicólogo Marcos Paim que desenvolverá o tema fases do desenvolvimento da criança.

- Envio do vídeo do primeiro tema a ser desenvolvido no decorrer do projeto.
Fases do desenvolvimento da criança apresentado pelo psicólogo Marcos Paim

Mês de Agosto
- Vídeos Fases de desenvolvimento da criança com o psicólogo Marcos Paim
- Fase Oral ( 0 a 01 ano)
- Fase Anal (01 a 03 anos)
- Fase Fálica (03 a 05 anos)

Envio do formulário de pesquisa para eventuais dúvidas dos familiares em relação ao tema fases do desenvolvimento da criança;

Envio do vídeo que será apresentado pelo psicólogo Marcos Paim com respostas das dúvidas enviadas pelos familiares através do formulário de pesquisa.

Mês de Setembro
Desenvolvimento do tema: Limite autoridade e atenção na medida certa.

Mês de Outubro
Desenvolvimento do tema: Revisão de valores na família: atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação com as crianças.

Mês de Novembro
Desenvolvimento do tema: O comportamento das crianças como forma de comunicação.

Mês de Dezembro
Desenvolvimento do tema: Qual é o papel do adulto na educação das crianças?

Financeiro:

Não se aplica

Orçamento:

Não se aplica

Beneficiários Diretos:

1.200 famílias
180 funcionários

Beneficiários Indiretos:

Comunidade escolar das referidas instituições de ensino.

Resultados:

Após a proposta e envio do vídeo explicativo da diretora da Secretaria Municipal de Educação referente ao projeto juntamente com o formulário de pesquisa, percebeu-se um grande interesse dos familiares em relação aos temas abordados.
Realizou-se a coleta de dados dos temas propostos no formulário de pesquisa e no primeiro momento está sendo realizado o trabalho com o tema fases de desenvolvimento da criança que está sendo desenvolvido e apresentado pelo psicólogo Marcos Paim através de vídeos curtos que são enviados aos familiares nos grupos de WhatsApp.
Através de relatos dos pais percebe-se o interesse pelo projeto e a importância de estar proporcionando este momento as famílias para que possam entender melhor e acompanhar o desenvolvimento de seus filhos.

Anexos

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