Programa Multiprofissional de Tratamento de Obesidade - Estratégia de Enfrentamento à Sindemia Global
Ano / Edição: 2022
Município: Paranavaí
Função de Governo: Saúde
Diagnóstico
A humanidade enfrenta três graves ameaças globais à saúde e à sobrevivência humana: as pandemias de desnutrição e de obesidade – que inclui sua relação com o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis – e as mudanças climáticas, que juntas constituem uma sindemia global. Antes vistas como condições divergentes e isoladas entre si, elas têm sido reconhecidas como fatores sinérgicos que coexistem no tempo e no espaço e compartilham determinante sociais comuns em escala global. Além disso, partilham interações nos campos biológico, psicológico e social.
Como ponto convergente entre essas três pandemias, está a insustentabilidade dos sistemas alimentares atuais, sendo necessárias mudanças nos sistemas que norteiam os modos de vida, consumo, transporte e alimentação, os quais, diferente da orientação atual, devem ser concebidos holisticamente, compreendendo o impacto na saúde dos indivíduos e do nosso planeta.
O município de Paranavaí, assim como todo o mundo, enfrenta as consequências da insegurança alimentar. No ano de 2021, de acordo com o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, 68,28% dos adultos acompanhados na Atenção Primária à Saúde estavam acima do peso e 34,24% destes, estavam obesos, demonstrando a necessidade de intervenções capazes de mudar este cenário e consequentemente, contribuir no enfrentamento da Sindemia Global.
Considerando a emergência de ações e políticas públicas pautadas em sistemas alimentares saudáveis e sustentáveis, e tendo como ponto de partida o cenário epidemiológico nutricional atual, o município de Paranavaí, através das Secretarias Municipais de Saúde e de Esporte e Lazer, implementou um Programa Multiprofissional de Tratamento de Obesidade, que por meio de uma abordagem cognitivo-comportamental, impulsiona o indivíduo a refletir sobre a importância de assumir a responsabilidade pessoal da sua saúde, fazendo escolhas saudáveis e sustentáveis e sobre o reflexo de suas escolhas na saúde global.
Descrição
O Programa Multiprofissional de Tratamento de Obesidade foi implementado no município de Paranavaí no ano de 2021, em parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Esporte e Lazer.
Os pacientes ingressam no PMTO a partir do diagnóstico de obesidade e referência realizado pelas Unidades Básicas de Saúde. Antes do início do tratamento, eles são submetidos a exames bioquímicos para sinalizar o risco cardiometabólico, respondem à questionários de consumo alimentar, qualidade de vida e participam de testes para mensurar a aptidão física relacionada à saúde (AFRS).
Os resultados dos testes são avaliados pelos profissionais que planejam o projeto terapêutico individual.
O PMTO tem como fundamento a mudança de comportamento a partir de abordagens cognitivo-comportamentais realizada por profissionais médico, enfermeiro, nutricionista, educador físico e psicólogo.
Os pacientes participam de atividades três vezes por semana, nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, onde são realizadas reuniões com a equipe multiprofissional, seguido de atividade física supervisionada pelo educador físico.
O tempo de duração das atividades, após todas as avaliações, é de 16 semanas. Após este período todos são reavaliados e referenciados para as Unidades Básicas de Saúde que pertencem e locais onde são oferecidas atividades físicas pela SEMEL, sendo atualmente em 11 pontos do município, onde são oferecidas diversas modalidades de práticas físicas, entre elas, defesa pessoal, muay thai, Hiit, entre outros.
As atividades do Programa são realizas das 18:00 às 20:00 horas, para contemplar a população que trabalha no horário comercial.
Objetivos
Gerais:
Implementar um Programa Multiprofissional de Tratamento de Obesidade com base em abordagem cognitivo comportamental que impulsione a responsabilização do indivíduo sobre sua própria saúde e sobre o reflexo de suas escolhas na saúde global.
Específicos:
Capacitar os profissionais de saúde que integram o PMTO e demais profissionais que atuam nas Unidades de Atenção Primária à Saúde e Pólos de Atividades Físicas acerca do PMTO;
Estabelecer fluxo de referência com informações corretas e consolidadas, para facilitar o acesso ao indivíduo que necessita de tratamento de obesidade;
Oferecer tratamento de obesidade adequado as necessidades individuais e coletivas;
Reduzir os níveis de obesidade no município de Paranavaí;
Incentivar o consumo de alimentos saudáveis e a redução no consumo de alimentos não saudáveis.
Metas a atingir:
Com a implementação do Programa Multiprofissional de Tratamento de Obesidade a partir da parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e Esporte e Lazer, o planejamento das ações e estabelecimento de metas passou a contar com importante instrumento validador. As mesmas são descritas na sequência meta/indicador de resultado/prazo.
Meta 01. Capacitação dos Profissionais de Saúde que integram o PMTO (Médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, educador físico, parceiros das Universidades locais) janeiro a junho/2021;
Meta 02. Capacitação dos Profissionais que atuam na APS e Pólos de Atividades Físicas acerca do PMTO e apresentação do fluxograma do PMTO - abril a junho/2021;
Meta 03. Inicio das intervenções do PMTO - 80 Pacientes - julho/2021;
Meta 04. Avaliação dos resultados do primeiro grupo do PMTO - novembro a dezembro/2021;
Meta 05. Planejamento para continuidade das ações no ano de 2022 - dezembro/2021.
Cronograma
Físico:
Logo após a implementação do PMTO, em janeiro de 2021, foram realizados encontros entre representantes das Secretarias Municipais de Saúde (SESAU) e de Esporte e Lazer (SEMEL), afim de estabelecer o cronograma de execução do PMTO.
janeiro e fevereiro/2021 - Organização intersetorial entre representantes da Sesau e Semel.
março a junho/2021 - Capacitação dos Profissionais de Saúde que integram o PMTO (Médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, educador físico, parceiros das Universidades locais).
junho/2021 - Capacitação dos Profissionais que atuam na APS e Pólos de Atividades Físicas acerca do PMTO e apresentação do fluxograma do PMTO.
julho/2021 - Início do primeiro grupo do PMTO;
novembro/2021 - Avaliação resultados do primeiro grupo do PMTO.
dezembro/2021 - Planejamento para continuidade das ações no ano de 2022
Financeiro:
Exames Laboratoriais: R$ 3.147,30
Orçamento:
Exames Laboratoriais: R$ 3.147,30 - Recurso Atenção Básica
Beneficiários Diretos:
A obesidade atinge grande parte da população adulta no município de Paranavaí. Várias dificuldades são encontradas no acesso desta população naos serviços de saúde, sobretudo, pelos horário de atendimento, por estarem trabalhando durante o dia. Neste sentido, O PMTO, que realiza suas ações aos indivíduos adultos no período noturno, oferece acessibilidade a esta população.
A estratégia de tratamento é a abordagem cognitivo-comportamental, que impulsiona o indivíduo a refletir sobre a importância de assumir a responsabilidade pessoal da sua saúde, fazendo escolhas saudáveis e sustentáveis.
Durante as abordagens, são realizadas orientações que englobam: reconhecimento corporal, percepção, estabelecimento de metas, expectativas, autoestima, amor próprio, autoconhecimento e autoavaliação, o processo de mudança, motivações, emoções e hábitos alimentares, ansiedade, reconhecimento das emoções, comer emocional e indústria alimentar, inquéritos nutricionais, alimentação adequada e saudável, planejamento alimentar, fome e saciedade, comer com atenção plena, grupos alimentares e funções dos nutrientes, planejamento de cardápio, rótulos de alimentos e dietas da moda, alimentos funcionais, comorbidades associadas ao excesso de peso e obesidade, vivência nutricional, lidando com as situações cotidianas e como continuar a alimentação saudável após o PMTO. Além disso, os participantes recebem orientações e particpam de atividade física aeróbica de intensidade modera/intensa, com duração de uma hora três vezes por semana.
Como já descrito, o objetivo desta abordagem é que a partir do reconhecimento de que os comportamentos relacionados à saúde das pessoas são fortemente influenciados pelos ambientes ao seu redor seja o primeiro passo na implementação de políticas eficazes de apoio à saúde. A afinidade e os ambientes promotores da saúde criam um efeito positivo para a saúde.
Beneficiários Indiretos:
A partir das mudanças esperadas na responsabilização do indivíduo pela sua saúde e pela influencia pessoal que pode causar nos ambientes ao seu redor, projetamos mudanças positivas tanto na saúde individual como coletiva. Por exemplo, uma mãe de família que participa do PMTO e compreende a importancia da adoção de hábitos saudáveis causará a mudança no seu ambiente familiar; os filhos terão acesso alimentos saudáveis e serão incentivados a praticar atividades físicas, e assim, crescerão percebendo os benefícios do bem estar físico, psicológico e social.
As pessoas vivem em redes de influência. Sua influência é maior no nível micro com os círculos familiares e sociais, mas as pessoas também interagem e influenciam muitos ambientes — por exemplo, locais de trabalho, escolas, universidades, lojas, ambientes recreativos, aldeias e comunidades locais.
Uma estratégia ampla para abordar a Sindemia Global é, portanto, dar às pessoas a capacidade de assumir a responsabilidade pessoal por sua própria saúde, a partir de escolhas saudáveis e sustentáveis.
Resultados:
No ano de 2021, foram formados 4 grupos de atendimento, os quais ocorreram simultaneamente no período de 19/07/2021 à 17/11/2021.
Participaram dos grupos 96 adultos com obesidade com idade entre 20 e 59 anos, IMC 27,5 à 59,5.
Após o período de intervenção, houve redução média no peso corporal de 2,32 kg (0 a -10,1 kg) entre os participantes, ou seja, 3% (0 a -11%) do peso corporal dos participantes. Além disso, os resultados das avaliações mostraram melhoras importantes nos resultados cardiometabólicos, demonstrados através da redução nos níveis de glicemia e "colesterol ruim - LDL". Em relação à AFRS, os participantes apresentaram aumento da força muscular, resistência e da aptidão cardiorrespiratória. Somado a isso, os questionários respondidos após o período de tratamento multiprofissional revelaram redução nos níveis de ansiedade e depressão e melhora na qualidade de vida, percebida através do aumento da capacidade funcional, melhora do estado de saúde geral, vitalidade, aspectos sociais e emocionais.
Além destas mudanças, os questionários de consumo alimentar mostraram melhora importante no comportamento alimentar dos particantes, percebidos pelo aumento no consumo de frutas, legumes e verduras e na redução de bebidas açucaradas.
Os resultados apresentados pelos participantes demonstram a importância da abordagem cognitivo-comportamental contemplando a multifatoriedade que envolve a doença obesidade. Consideramos nossa experiência exitosa porque otimizamos recursos já disponíveis no município para contemplar as ações do programa e atingirmos o objetivo proposto que é causar a mudança no comportamento dos participantes