Banco de Projetos

Anel cicloviário oportuniza transporte sustentável e mais qualidade de vida em Santa Terezinha de Itaipu

Ano / Edição: 2022
Município: Santa Terezinha de Itaipu
Função de Governo: Transporte

Diagnóstico

Em 2017 o IBGE lançou um retrato dos Perfis dos Municípios Brasileiros, respondidos pelas próprias prefeituras sobre basicamente 7 temas, entre os dados inéditos está a oferta de ônibus adaptados para pessoas com deficiência, presente em menos da metade dos municípios, e a oferta de ciclovias e bicicletários, comum apenas nas grandes cidades, apenas 14,7% das cidades têm ciclovias e 5,4% bicicletários.
Em contraponto destes dados toda a malha cicloviária da área urbana existente foi revitalizada. Foram readequadas ou construídas mais 10km de ciclovias. O investimento de *R$ 1.567.374,00 é fruto de recursos próprios e/ou convênios angariados através de projetos viabilizados pelo SEDU Paraná Cidade, MDR/ Caixa Econômica, que contemplou também sinalização viária horizontal e vertical com iluminação em Led, em toda sua extensão.
Em Santa Terezinha de Itaipu, este conjunto de obras a fim de implantação e continuidade da malha Cicloviária interligaram as regiões do perímetro urbano do município teve ainda a complementação de nova extensão da malha inicial na Rua Maranhão interligando a Rua Gabriel Hoepers até o prolongamento da Avenida das Orquídeas, no bairro Parque dos Estados e Terminal Turístico juntamente com a BR 277 e caminhos alternativos de praticantes e utilizadores da bicicleta como meio de transporte ecológico e sustentável, conforme preconiza os Objetos de Desenvolvimento Sustentável ODS e coordenação de segurança viária da WRI Brasil, cuja a orientação é primordial para o futuro de uma politica sustentável.
Dentre os dados deste diagnóstico a taxa de motorização de mais de 60% e o número de veículos crescente na cidade estando em 14.811 veículos e com uma população de pouco mais de 23.000 mil habitantes expõe uma taxa 65% da população que possui ou utiliza algum tipo de veículo por combustão, taxa que só tende a crescer, sendo na maioria das vezes maléfica a saúde e comportamento da população, que é a principal motivação do projeto, qualidade de vida, saúde e bem estar.

Descrição

A mobilidade urbana tem sido objeto de inúmeras discussões em nível mundial e nos últimos anos vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Ela advém da necessidade de deslocamentos na cidade por motivos de trabalho, estudo, lazer, transporte de mercadorias, entre outros. Tais deslocamentos se constituem em diferentes modos de locomoção formando uma diretriz hierárquica: a pé ou deslocamento autônomo, a ascensão de modelos elétricos como patinetes, skate, patins, bicicleta, e seguido das motos, carros, trem ou metrô e ônibus e os grandes como caminhões, e cargas pesadas.
Partindo destes preceitos o plano ciclo viário municipal em operação como mencionado é atualmente um diferencial comparado com outras cidades do estado, cabendo um destaque para ser referenciado, desta forma a busca por recursos e projetos despendidos para as obras foram de um esforço enorme das equipes envolvidas da administração, tanto da parte técnica, operacional, logística como atores diretos e os atores indiretos, como o impacto relativo ao comercio econômico em si do setor ciclístico, como meio de angariar um aumento e acréscimo de abrangência de oportunizar empregos, e um mercado de implementação da cultura de uso da bicicleta, sendo como a principal demonstração os eventos do Cicloturismo recém realizado na etapa de nossa cidade a qual teve uma participação enorme e crescente em comparação com as anteriores, onde foram realizados várias atividades e ocorrência de interação entre a cadeia de implementação de recursos desde a aquisição de equipamentos de segurança, bicicletas, alimentação e aquecimento da economia propriamente dita como forma de proporcionar as futuras gerações uma nova visão estratégica, como é em países desenvolvidos, que ocorrem grandes competições de destaque mundial e impacto financeiro imensurável.
O investimento de *R$ 1.567.374,00 é fruto de recursos próprios e/ou convênios angariados através de projetos viabilizados pelo SEDU Paraná Cidade ou Caixa Econômica, que contemplou ainda sinalização viária horizontal e vertical com iluminação em Led.
Cabe ressaltar que os entes envolvidos partiram da Secretaria de Obras e Serviços Públicos destinando recursos financeiros e físicos, a Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente que participou dos projetos apontando soluções paisagísticas ou ambientais e da Secretaria de Planejamento que foi responsável pela elaboração e acompanhamento dos projetos e obras.

Objetivos

Gerais:

Objetivando o incremento no uso da bicicleta em todas as modalidades conhecidas, através do desenvolvimento de novos elementos estimuladores e de sugestões de melhorias para os existentes, assim como promovermos a sustentação financeira para a operacionalidade e a manutenção de grupo de ciclistas que funciona como uma associação de praticantes a fim de irradiar e propagar esta nova concepção.
A mobilidade urbana tem chamado a atenção para o uso de veículos mais sustentáveis que cumprem as mesmas funções dos modelos tradicionais. As bicicletas, por exemplo, são alternativas conscientes e benéficas para o meio ambiente que estão se popularizando cada vez mais.
A micro mobilidade é vista como uma solução de mobilidade urbana para os tempos atuais, tendo em mente que isso não se resume apenas ao transporte em si, mas sim às relações entre as estruturas das cidades e as pessoas que utilizam esse meio de transporte, ou pretender iniciar a utilizá-lo seja ele por economia, saúde ou lazer.

Específicos:

A formulação da política para construção de cidades sustentáveis fez com que o a administração municipal ao longo deste tempo fosse proponente nas questões de mobilidade urbana todos projetos com ciclovias em seu escopo, tendo quatro ações em foco:
I) Desenvolvimento urbano;
II) Sustentabilidade ambiental;
III) Inclusão social;
IV) Democratização do espaço.
É necessário reduzir os deslocamentos motorizados e incentivar a utilização de modais ambientalmente corretos, como é o caso do transporte público e os não motorizados. Precisa-se, então, modificar o pensamento de utilização de motorização individual para os ambientalmente corretos.
Neste âmbito o objetivo visa combinar as opções e alternativas que vão desde melhorar a tecnologia dos motores a combustão ou gradativamente a implantação de sistemas mais sustentáveis, a fim da redução do impacto ambiental e aumento da eficiência dos transportes públicos, nesse sentido, todo esforço em prol dessa temática, contribui no somatório geral à instauração de uma nova cultura de mobilidade.
Assim o objetivo principal está voltado para a implementação de políticas de mobilidade urbana sustentável com ênfase no uso da bicicleta.
Ainda outra finalidade de curto prazo basicamente é oportunizar segurança aos ciclistas, de certa forma que os pedestres na hierarquia do espaço de mobilidade comparados com os veículos, também tem desvantagem num paradoxo ou modo contrário de respeito de prioridades, a maioria das pessoas fazem uso deste tipo de locomoção.

Metas a atingir:

Objetivando a implementação de uma atividade econômica do setor ciclístico, a conotação ainda da retomada da econômica pós pandemia, a utilização dos recursos desde a execução dos projetos e obras propriamente ditas, com certeza é uma cadeia produtiva que aprimorou e proporciona para o município um diferencial opcional de oportunizar recursos, sendo que com a existência de uma cultura de meio de transporte sustentável a população com certeza se adaptara gradativamente, e com o passar do tempo ainda devemos implementar outras estruturas de suporte como bicicletários, e a principal a viabilização de implantação da locação de bicicletas como meio de oportunizar e difundir a cultura de uso comunitário da bicicleta, criando novos pontos de apoio e locais de convivência para os praticantes e utilizadores criando uma integração com outros municípios principalmente com o de Foz do Iguaçu como polo turístico que recebe milhões de visitantes de outros continentes e países onde este tipo de equipamento é muito utilizado.

Cronograma

Físico:

1- IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIA NO PROLONGAMENTO DA AV. DAS ORQUÍDEAS E NO PROLONGAMENTO DA RUA GABRIEL HOEPERS; INÍCIO EM JULHO DE 2019 E TÉRMINO EM MARÇO DE 2021;
2- IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIA NO PROLONGAMENTO DA AV. DAS ORQUÍDEAS ATÉ O LOTEAMENTO RESIDENCIAL PLANALTO; INÍCIO EM JULHO DE 2021 E TÉRMINO EM FEVEREIRO DE 2022;
3- IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIA NA RUA GABRIEL HOEPERS E RUA MARANHÃO; INÍCIO EM JUNHO DE 2020, TÉRMINO EM MARÇO DE 2021;
4- REVITALIZAÇÃO DE CICLOVIAS NA AV. DAS NAÇÕES, AV. DOS ESTADOS, AV. DAS ROSAS E AV. DAS ORQUÍDEAS; INÍCIO EM JUNHO DE 2020, TÉRMINO EM FEVEREIRO DE 2021.

Financeiro:

1- IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIA NO PROLONGAMENTO DA AV. DAS ORQUÍDEAS E PROLONGAMENTO DA RUA GABRIEL HOEPERS; R$ 119.230,23
2- IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIA NO PROLONGAMENTO DA AV. DAS ORQUÍDEAS ATÉ O PLANALTO; R$ 178.218,88
3- IMPLANTAÇÃO DE CICLOVIA NA RUA GABRIEL HOEPERS E RUA MARANHÃO; R$ 468.195,91
4- REVITALIZAÇÃO DE CICLOVIAS NA AV. DAS NAÇÕES, AV. DOS ESTADOS, AV. DAS ROSAS E AV. DAS ORQUÍDEAS; R$ 801.728,98

Orçamento:

IMPLANTAÇÃO DO ANEL CICLOVIÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTE SUSTENTÁVEL
Secretaria de Obras e Serviços Públicos
Orçamento Geral do Município em Infraestrutura Urbana

Beneficiários Diretos:

COMUNIDADE CICLÍSTICA COMO A ASSOCIAÇÃO MUNICIPAL STI BIKERS, ATUALMENTE COM APROXIMADAMENTE 40 MEMBROS;
PRATICANTES DE CICLISMO, ADEPTOS DESTA MODALIDADE, VISANDO OS ITAIPUENSES E TURISTAS DO ESTADO DO PARANÁ E OUTROS DIVERSOS ESTADOS DO PAÍS, TRÍPLICE FRONTEIRA, BEM COMO DE EVENTOS OU PASSEIOS FREQUENTES REALIZADOS NO MUNICÍPIO.

Beneficiários Indiretos:

POPULAÇÃO EM GERAL DE SANTA TEREZINHA DE ITAIPU, ESTIMADA EM 23.927 HABITANTES E VISITANTES.

Resultados:

Oportuniza a prática do pedal como esporte e lazer;
Segurança e comodidade aos ciclistas, bem como a todos os usuários do trânsito, garantindo o bom fluxo da mobilidade urbana e redução de acidentes graves e/ou fatais;
Proporciona redução em patologias físicas, como ortopédicas e psicológicas reduzindo índices de procura pela Saúde Pública;
Mudança de hábitos de saúde, como o sedentarismo, proporcionando qualidade de vida aos praticantes;
Potencializa o município e atrai grandes eventos voltados à modalidade ciclística;
Incentivo da consciência ambiental e sustentabilidade, visando a redução da emissão de gases nocivos ao meio ambiente e proporcionando mais qualidade de vida para as famílias.

Anexos

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