Banco de Projetos

PROJETO SUSTENTABILIDADE, UM PRESENTE PARA O FUTURO

Ano / Edição: 2022
Município: Apucarana
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A prefeitura Municipal de Apucarana realiza diferentes ações no âmbito da sustentabilidade. Na educação, proporciona investimentos que assegurem a qualidade na aprendizagem, promovendo oportunidades igualitárias a todos os estudantes em todas as regiões do município, de forma que os conhecimentos difundem-se por toda a população, atendendo às suas 35 escolas. A Autarquia Municipal de Educação identificou a necessidade de aplicar o conceito de consumo sustentável e de promover a prevenção de acidentes com energia elétrica nas instituições escolares, bem como, permear esses conceitos a todos os estudantes e seus familiares, haja vista seu grande potencial de disseminar conhecimentos.

Descrição

O projeto adota a preocupação quanto à disposição de recursos naturais para a vida das gerações futuras, mantendo o equilíbrio ambiental. Tendo nessa ação como foco o acesso sustentável à energia através da promoção do consumo consciente.
Esses conceitos também foram adotados em alguns equipamentos das instituições, sendo utilizado lâmpadas de led, que promovem a economia de energia, em todas as salas. Outro equipamento são os carrinhos de laboratório de informática móvel, este instrumento tecnológico possui um dispositivo para carregar os netbooks, do qual pode ser programado para carregar durante um determinado período de tempo ou hora do dia, prolongando a vida útil das baterias e promovendo o consumo consciente de energia.
Em sala de aula, a temática é abordada com nossos sete mil alunos, de maneira gradativa, seguindo a progressão de conteúdos propostos pela BNCC e o Referencial Curricular do Paraná, bem como as possibilidades do estudante em analisar fatos e objetos de estudo. No primeiro ano são abordados conceitos sobre ações responsáveis em relação à conservação do ambiente; No segundo ano, cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos e responsabilidade social para preservação e conservação dos recursos naturais; Ao terceiro ano os conceitos desenvolvidos são quanto a diferença de luz natural e artificial, efeito estufa e a utilização fontes de energia que causam menos impacto ambiental; No quarto ano é trabalhado sobre a leitura da fatura de conta de luz, reconhecendo a função social do texto e identificação das informações. No quinto ano os alunos trabalham entre as temáticas de diferenciação entre fontes de energia renovável e não-renovável, assim como seus benefícios e impactos na natureza e fontes de energia na produção industrial, agrícola e extrativa do Paraná.
Compreendendo a importância das parcerias entre os setores da sociedade para mobilizar e compartilharmos conhecimentos para a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável, é desenvolvido palestras e teatros de caráter informativo e preventivo junto a Copel - Companhia Paranaense de Energia com as turmas de 4° e 5° ano. São abordados assuntos como sustentabilidade, uso consciente e seguro da energia elétrica, os perigos do uso do aparelho celular durante carregamento da bateria, as contribuições do banho demorado e a porta da geladeira aberta para o aumento da fatura de energia.
Ao fim da palestra, os estudantes recebem uma cartilha que aborda o uso sustentável da energia elétrica no dia a dia dos estudantes, a prevenção de acidentes com choque elétrico nas residências e nos bairros. Após a palestra orientativa, as turmas tiveram rodas de conversa sobre reeducação de postura a respeito do uso consciente de energia elétrica na instituição escolar e em suas residências, adotando novas rotinas.

Objetivos

Gerais:

Promover a conscientização quanto ao consumo sustentável de energia e a prevenção de acidentes elétricos, através de uma educação de qualidade em equilíbrio com a natureza.

Específicos:

Desenvolver momentos de reflexão quanto aos hábitos de consumo de energia, visando o consumo consciente no ambiente escolar e nas residências dos estudantes.
Ofertar palestras de conteúdo preventivo a acidentes com choque elétrico, ao desperdício de energia e o uso inadequado, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, juntamente com a Copel — Companhia Paranaense de Energia, aos estudantes do 4° e 5° ano.
Sensibilizar a comunidade escolar e os familiares dos estudantes ao consumo consciente de energia, em busca de precaver o desperdício de recursos naturais e contribuir para a sustentabilidade.

Metas a atingir:

Aplicar hábitos de consumo consciente de energia nas instituições de ensino;
Disponibilizar materiais didáticos que incentivam o consumo consciente nas residências.
Reduzir o número de casos com choque elétrico.
Colaborar para a formação social consciente dos estudantes, no aspecto socioambiental.
Conscientizar a comunidade sobre a relevância das ODS 7,12 , 13 e 17.

Cronograma

Físico:

Análise da disposição dos conceitos no Currículo em cada ano escolar, de acordo com a BNCC e o Referencial Curricular do Paraná.
Desenvolvimento de planos de aulas que abordem a temática interdisciplinarmente e contemplando os Temas Contemporâneos Transversais.
Disponibilização de videoaulas sobre o consumo consciente, prevenção de acidentes e tipos de energia. (
Realização de palestras de caráter informativo e preventivo, sobre sustentabilidade, uso consciente e seguro da energia elétrica, bem como entrega de cartilhas orientativas quanto aos cuidados com a energia elétrica, sustentabilidade e recursos naturais, para os estudantes do 4° e 5° ano.
Momentos de reflexão sobre os hábitos de consumo de energia no ambiente escolar e formulação de plano de ação para uma postura social de consumo consciente nas instituições.
Aplicação dos conhecimentos e mudança de hábitos no ambiente escolar.

Financeiro:

Sendo esta temática contemplada no currículo, nos materiais utilizados já fazem parte dos materiais pedagógico e escolares, como os livros didáticos do PNLD, o material do Sistema de Ensino adotado pelo município e o arsenal de videoaulas desenvolvidas no período de pandemia.
As videoaulas foram desenvolvidas pela Equipe Pedagógica da Autarquia, professores e coordenadores das escolas, sendo disponibilizadas a estudantes e professores pela plataforma Google Sala de Aula. Para a produção desse recurso foi utilizado um orçamento de R$ 20 mil, dos recursos próprios do município.
As palestras e as cartilhas distribuídas são ofertadas pela parceira realizada com a Companhia Paranaense de Energia — Copel e o Governo do Paraná.

Orçamento:

Não houve investimento em pecúnia, tendo em consideração que os materiais pedagógicos como videoaulas, carrinhos de laboratório de informática móvel, materiais didáticos já foram adquiridos anteriormente. As cartilhas ofertas aos alunos foram distribuídas pela Copel.

Beneficiários Diretos:

Aproximadamente sete mil alunos e seus familiares, professores, equipes diretivas das instituições de ensino do município de Apucarana.

Beneficiários Indiretos:

Sociedade em geral.

Resultados:

Os resultados extrapolaram os “muros” da escola. Todo trabalho desenvolvido acerca da produção e consumo sustentável de energia está sendo refletido na prática social dos estudantes, na escola, em casa e na sociedade. No ambiente escolar se observa que os alunos se atentam e alertam os professores sobre aparelhos eletrônicos ligados sem uso como televisão, projetor, carregador de notebook e caixa de som. Os mesmo também ficam mais atentos a salas com ventiladores ou luminárias ligadas em ambientes que não haviam pessoas presentes.
Em suas casas os estudantes criaram o interesse em realizar a leitura da conta de luz realizando o comparativo de valores. Os mesmos ficaram mais atentos aos horários de banho, lâmpadas acesas em ambientes vazios e outros pequenos hábitos que resultam no consumo exacerbado de energia. Essas informações são relatadas pelos pais, em reuniões escolares, que os filhos se tornaram fiscais em suas residências quanto ao consumo de energia elétrica e aos cuidados para prevenir acidentes.
Os estudantes também demonstram total compreensão e interesse em disseminar o uso de energias renováveis.

Anexos

Documentos Anexados:

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