Campanha Recicla SMI
Ano / Edição: 2022
Município: São Miguel do Iguaçu
Função de Governo: Gestão Ambiental
Diagnóstico
De acordo com o relatório Panorama dos Resíduos Sólidos publicado pela ABRELPE (2020), a geração de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no Brasil teve um aumento de 19% entre os anos de 2010 e 2019, com uma produção atual de 79,1 milhões de tonelada/ano. Ainda segundo o relatório, cada brasileiro produz, em média, 379,2 kg de lixo/ano/habitante, o que corresponde um pouco mais de 1 kg/dia/habitante.
Esses dados refletem o consumismo acelerado, com uso excessivo de alimentos industrializados e de produtos com muitas embalagens, causando um forte impacto no desenvolvimento sustentável e no meio ambiente.
Com tudo a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi um marco muito importante para a política brasileira, incentivando o gerenciamento de resíduos sólidos de forma compartilhada, a reciclagem e reutilização, desta forma, os resíduos sólidos urbanos são destinados de forma ambientalmente correta, os passiveis de reciclagem são destinados para a Usina de reciclagem, onde a organização de catadores legalmente habilitada irão fazer o beneficiamento dos resíduos e retornando-os para o ciclo de vida produtivo.
No município de São Miguel do Iguaçu existem cerca de 27 696 habitantes segundo a estimativa do IBGE 2021, no entanto, os problemas ambientais em relação a má gestão de resíduos sólidos é uma realidade para muitos municípios do interior do Paraná, e também do Brasil. São Miguel do Iguaçu não é diferente, e é evidente que existe a necessidade de se trabalhar a educação ambiental para que se possa conscientizar a população, principalmente no que se refere a separação de resíduos recicláveis e resíduos orgânicos.
Devido aos problemas ambientais com a má gestão dos resíduos gerados direto da fonte geradora no município, tem causado grandes danos à natureza e que são decorrentes principalmente da ação inadequada do homem e tem contribuído para a degradação do meio ambiente, contaminação do solo e rios.
Para solucionar estes problemas que a falta de conscientização tem gerado, a educação ambiental é de suma importância, pois é um processo participativo da sociedade, fundamental para a consciência crítica acerca dos problemas ambientais existentes.
A educação ambiental também permite uma consciência crítica da sociedade acerca da das questões ambientais e é uma ferramenta que visa novas atitudes ambientais, práticas de preceitos ambientais e minimização dos danos causados à natureza. Tais problemas enfrentados, motivou a secretaria de meio ambiente em parceria com as entidades como Associação dos Agentes de Meio Ambiente e Reciclagem e os Feirantes, a desenvolver estratégias para estimular a população a separar os resíduos que podem ser reciclados de forma consciente.
Descrição
A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Meio Ambiente tem trabalho para o município, visando um bom planejamento e a sua sustentabilidade, desta forma, criar ou replicar ações e iniciativas voltadas a preservação e conservação do meio ambiente faz parte do plano de ação da Prefeitura Municipal.
Uma das ações de educação ambiental voltadas ao tema de sustentabilidade é a Campanha Recicla SMI.
A Campanha iniciou-se no dia 05 de junho de 2021, em comemoração ao dia mundial do meio ambiente, onde é realizada mensalmente.
Em parceria com a Associação dos Agentes de Meio Ambiente que é responsável pela Unidade de Valorização de Recicláveis do município juntamente com os feirantes, recebem os materiais recicláveis no ponto de coleta junto a feira do produtor, e a cada kg de material reciclável são entregues vales alimentos. Esses vales são trocados por alimentos vendidos na feira do produtor do município.
No que se refere as divulgações, a secretaria de meio ambiente utiliza meios como rádio, jornal e site da prefeitura, e também em redes sociais.
Objetivos
Gerais:
Incentivar e motivar a população de São Miguel do Iguaçu a realizar a separação de resíduos recicláveis e resíduos orgânicos de forma correta.
Específicos:
Promover o trabalho da Associação dos Agentes do Meio Ambiente e Reciclagem;
Divulgar os alimentos produzidos pelos agricultores do município;
Aumentar a quantidade de material reciclável;
Conscientização sobre a importância da gestão de resíduos para o meio ambiente;
Diminuir materiais recicláveis que vão para aterro sanitário;
Inclusão de catadores informais na Unidade de Valorização de Recicláveis.
Metas a atingir:
Este projeto tem como meta conscientização e educação ambiental, abrangendo todo o município de São Miguel do Iguaçu, para que possam abraçar a causa da Associação dos Agentes de Meio Ambiente e Reciclagem e colaborar e cuidar do meio ambiente, tornando São Miguel do Iguaçu mais sustentável.
Cronograma
Físico:
A campanha é realizada no segundo sábado do mês a partir das 07h:30min até às 11h:30min.
As datas de coletas dos resíduos recicláveis para as próximas campanhas são 13 de agosto de 2022, 10 de setembro de 2022, 15 de outubro de 2022, 12 de novembro de 2022 e 10 de dezembro de 2022.
O pagamentos dos vales aos feirantes se da todo inicio de mês.
Financeiro:
Despesas com banners no valor de R$ 150,00
5.000 mil bolsas de ráfia a 3,16 cada, totalizando15.800,00, estes que são distribuídos gratuitamente para os participantes da campanha
Valor pago aos feirantes referente a Janeiro de 2022 ao mês de Junho de 2022, sendo 1.565,97 reais.
Orçamento:
Despesas com banners no valor de R$ 150,00
5.000 mil bolsas de ráfia a 3,16 cada, totalizando15.800,00, estes que são distribuídos gratuitamente para os participantes da campanha (as bolsas foram pagas através de convenio)
Valor pago aos feirantes referente a Janeiro de 2022 ao mês de Junho de 2022, sendo 1.565,97 reais.
Beneficiários Diretos:
Feirantes da Feira do produtor rural;
Associação dos Agentes do Meio Ambiente e Reciclagem;
e Meio Ambiente
Beneficiários Indiretos:
População de São Miguel do Iguaçu
Resultados:
De janeiro a junho de 2022 foram arrecadados 2.978,84 kg de materiais recicláveis
Para os feirantes foram pagos aproximadamente 1.566,50 reais de vales alimentos