Banco de Projetos

Programa de Qualificação e Desenvolvimento Pessoal - Gestão das Emoções e Saúde mental

Ano / Edição: 2022
Município: Cascavel
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Na era da informação, da globalização e da busca por resultados, as pessoas têm se dedicado cada vez mais ao trabalho, às conquistas profissionais e à busca por produtividade, esquecendo de suas relações intra e interpessoais, do autocuidado, e assim, relegando para segundo plano aspectos da saúde mental. Doenças psicossomáticas são cada vez mais presentes, principalmente em profissionais que trabalham com questões burocráticas, alcance de metas e que vivem constantemente sob pressão.
Com a pandemia da Covid-19, essas situações se agravaram ainda mais, pois além de todo o estresse cotidiano, já vivenciado pelos profissionais das mais diversas áreas, o medo do desconhecido, a incerteza do futuro, o luto, e a insegurança tomaram conta das pessoas, somando-se aos problemas existentes no contexto antes da chegada do coronavírus.
Há mais de dois anos vive-se em um mundo de inconstância, de isolamento, e a retomada das atividades “normais” se deu em meio a tudo isso, problemas antigos se misturando com os novos e assim levando a um estresse coletivo sem precendentes.
Ações de cuidado com a saúde mental se fazem cada vez mais necessárias e, se no contexto anterior à pandemia foram deixadas em segundo plano, na atualidade se fazem prementes, com risco, inclusive, de haver um colapso mental coletivo, se nenhuma ação for tomada.
Na educação essa situação é ainda mais preocupante, pois se sabe que os profissionais que trabalham com atividades de ensino têm rotinas constumeiramente estressantes e que no período de pandemia, com a suspensão das aulas presenciais, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e demais profissionais tiveram de se reinventar, procurando meios de trabalho, para muitos, antes nunca experimentados. O isolamento e a falta de contato físico com alunos na escola - que sempre foi um ambiente alegre e cheio de vida - acabou por trazer consequências à saúde mental destes profissionais. Além disso, com a retomada das atividades presenciais, com todas as limitações que a pandemia impôs, as rotinas tiveram de ser novamente adaptadas, monitoramento de alunos suspeitos da Covid-19, preparação de aulas para quem está no ensino presencial e outra para quem está no ensino remoto, a preocupação com a recuperação na aprendizagem - pela defasagem causada por mais de um ano com atividades remotas - e tantas outras preocupações que permeiam a rotina escolar, levando qualquer um a se questionar qual o sentido de tudo isso.
Com as lideranças isso é ainda mais evidente, pois somam-se as preocupações de cada integrante do grupo, e o gestor se vê na necessidade de mediar todas as situações, de cuidar de todos sem ter, muitas vezes, quem cuide de si mesmo.
No ano de 2021 foi desenvolvido o “Programa de Qualificação e Desenvolvimento Pessoal - Gestão das Emoções e Saúde Mental” com 200 profissionais da Rede Pública Municipal de Ensino, divididos em cinco turmas de 40 alunos cada. O curso se deu em 10 encontros, de setembro a dezembro. Diante do impacto positivo que teve entre o público participante e a grande procura para novas turmas, o Decreto n° 16.505/2021 tornou o Programa permanente, determinando a sua oferta duas vezes ano ano. No ano de 2022, o Programa iniciou no mês de abril, com 225 cursistas divididos em 5 turmas, com encontros quinzenais, até outubro deste ano. Ainda, no mês de agosto iniciam-se mais 5 turmas, com outros 200 profissionais, que passarão pela formação até dezembro de 2022.
Ainda, em 2022 está sendo ofertado o Ciclo II de formação, aos servidores que realizaram o “Programa de Qualificação e Desenvolvimento Pessoal - Gestão das Emoções e Saúde Mental” no ano de 2021, sendo 10 encontros ao longo do ano, com 5 módulos de formação. Os servidores foram divididos em 4 turmas de 40 participantes para encontros mensais, entre abril e dezembro de 2022.

Descrição

O Programa de Qualificação e Desenvolvimento Pessoal - Gestão das Emoções e Saúde Mental, tem foco na gestão de emoções e promoção da saúde mental, para os profissionais pertencentes às unidades vinculadas e ao paço da Secretaria Municipal de Educação de Cascavel, cujo público estimado no ano de 2022 é de 570 pessoas.
É ofertado um Ciclo de formação de 40h para 450 participantes, divididos em 10 turmas diferentes, perfazendo 10 encontros de 4h com cada turma, sendo ao final 40 horas de formação. A formação está sendo ofertada para 5 turmas no primeiro semestre de 2022 e para 5 turmas no segundo semestre de 2022, contendo os seguintes módulos, sendo 8h cada um: Módulo 01 - Propósito de Vida, Qualidade de Vida e Saúde Mental; Módulo 02 - Equilíbrio Emocional e Administração das Emoções; Módulo 03 - Desenvolvimento da Personalidade do “Eu”; Módulo 04 - Crenças, respiração, mudança de comportamento e linguagem corporal; Módulo 05 - Coletividade, Gestão de Conflitos e Resiliência.
Na abertura do curso, tanto no primeiro como no segundo semestre, é realizada uma palestra inaugural, com carga horária de 02 horas com todos os participantes do programa. Após, os participantes serão divididos nas respectivas turmas para os demais encontros, quinzenais.
Ainda, em 2022 está sendo ofertado o Ciclo II de formação, para 120 servidores que realizaram o “Programa de Qualificação e Desenvolvimento Pessoal - Gestão das Emoções e Saúde Mental” no ano de 2021, sendo 10 encontros ao longo do ano, com 5 módulos de formação. Os servidores foram divididos em 4 turmas de 40 participantes para encontros mensais, entre abril e dezembro de 2022.

Objetivos

Gerais:

Promover a saúde mental dos servidores, desenvolvendo habilidades para a resolução de conflitos, autoconhecimento, autocuidado e relações intra e interpessoais para enfrentar os problemas cotidianos relacionados ao trabalho e vida pessoal de forma resiliente, superando os desafios que se impõe diariamente na vida profissional.

Específicos:

Diminuir em 20% o número de afastamentos para tratar de problemas relacionados à saúde mental ;
Diminuir em 30% o número de atendimentos no Núcleo de Apoio aos Profissionais da Educação da SEMED;
Melhorar a qualidade no trabalho desenvolvido pelos servidores participantes.

Metas a atingir:

Propiciar a formação para, no mínimo, 400 servidores da Rede Pública Municipal de Ensino por ano, até que todos tenha passado pelo O Programa de Qualificação e Desenvolvimento Pessoal - Gestão das Emoções e Saúde Mental.

Cronograma

Físico:

O cronograma compreende uma aula inaugural, no início do ciclo de formações, com cada grupo e mais 10 encontros quinzenais, ao longo do ano. No ano de 2022, a aula inaugural do primeiro semestre ocorreu em abril e a partir de maio iniciaram-se os encontros quinzenais.
No ciclo II, para os servidores que participaram no ano de 2021, também houve a aula inaugural em abril e a partir de maio encontros mensais.
No mês de agosto haverá o início de um novo ciclo de formação, com a aula inaugural neste mês e em seguida encontros quinzenais.
Assim o Programa, no ano de 2022 vai de abril a dezembro.

Financeiro:

Contratação de empresa especializada para ministrar as formações via processo de inexigibilidade - setembro/2021
Contratação de empresa especializada para ministrar as formações via processo de inexigibilidade - março/2022

Orçamento:

No ano de 2022 o valor de investimento para a realização do Programa, com a oferta tanto no ciclo I como no ciclo II é de R$ 476.400,00.

Beneficiários Diretos:

Professores e Servidores que compõe a Secretaria Municipal de Educação em todas as suas dependências.

Beneficiários Indiretos:

Alunos e comunidade escolar em geral (cerca de 31 mil alunos)

Resultados:

No ano de 2021, 160 servidores receberam certificação de conclusão do Programa. No ano de 2022 há outros 425 servidores participando do Programa, no primeiro e segundo semestre, além do ciclo II que é ofertado aos 160 participantes do ano anterior, como continuidade na formação. As avaliações, realizadas a cada aula, demonstram a satisfação dos cursistas com o trabalho desenvolvido.

Anexos

Banco de Projetos