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Aplicativo Saúde Já Curitiba - Um instrumento de enfrentamento a pandemia, na mão do cidadão curitibano

Ano / Edição: 2022
Município: Curitiba
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

O primeiro caso do novo coronavírus, SARS-COV2, foi identificado em Wuhan na China, no dia 31 de dezembro de 2019. Desde então, os casos começaram a se espalhar pelo mundo. Em 11 de março de 2020, a COVID-19 foi caracterizada pela Organização Mundial da Saúde OMS como uma pandemia. O termo “pandemia” se refere à distribuição geográfica de uma doença e não à sua gravidade. A designação reconheceu a existência de surtos de COVID-19 em vários países e regiões do mundo. Neste mesmo dia, 11 de março de 2020, foi identificado o primeiro caso em Curitiba.
A pandemia de Covid-19 provocou impactos sociais no mundo todo, acarretando mudanças de comportamento e muito medo. Atividades diárias passaram a ser realizadas a distância, vídeo consulta, aulas e compras online tornaram-se comuns.
A nova condição epidemiológica preconiza o distanciamento social como uma das medidas essenciais para a contenção do vírus. Em Curitiba, uma das estratégias adotadas para o enfrentamento a pandemia, foi fortalecer o aplicativo Saúde Já Curitiba, adicionando a ele, funcionalidades que permitam a manutenção do cuidado e o fortalecimento da autonomia do cidadão.

Descrição

Curitiba conta com um sistema de prontuário robusto, o E-saúde, que além de permitir o registro das ações realizadas pela equipe de saúde, está estruturado para o monitoramento de qualquer evento epidemiológico. O sistema é próprio do município, desenvolvido e mantido a partir de um contrato de gestão com uma Organização Social, o Instituto de Cidades Inteligentes, integra e abrange todos os registros, desde a Atenção Primária à Saúde (APS) até a atenção especializada de alta e média complexidade e está integrado às diversas plataformas do Ministério da Saúde (MS), o que possibilita a tomada de decisão, pautada em dados concisos e confiáveis gerados em tempo real. O E-saúde também conta com uma interface com o cidadão, o Aplicativo Saúde Já.
O aplicativo, disponível nas plataformas Android e IOS já era uma ferramenta amplamente estabelecida no município desde sua implantação em março de 2017. Por meio dele o cidadão curitibano já realizava cadastros, consultava sua unidade de referência, tinha acesso a suas carteiras de vacinação com lembrete de doses atrasadas ou próximas vacinas. Também era possível realizar o agendamento do primeiro atendimento na unidade de saúde, onde o paciente era avaliado pela enfermagem ou odontologia, e assim davam continuidade ao seu atendimento.
Outras funcionalidades incluíam o recebimento de mensagens a respeito de agendamentos e compromissos, ou mesmo para avaliação de seus atendimentos na rede pública.
Para as gestantes, o aplicativo oferece uma plataforma bastante completa, onde ela pode acompanhar seus agendamentos, permite acompanhamento da gestação com informações e álbum de fotos da barriga, bem como orientação para o trabalho de parto e calculadora de contrações.
A prévia consolidação dessa plataforma, foi de vital importância para utilização dessa ferramenta durante a pandemia, pois os usuários já estavam familiarizados com a sua utilização e reconheciam a importância deste como meio de gerenciamento do atendimento e cuidado à saúde.
Novas ferramentas foram desenvolvidas na pandemia, a aba Coronavírus foi desenvolvida como uma das estratégias de enfrentamento, facilitando o acesso a serviços e informações fidedignas aos cidadãos.
Segue o detalhamento de cada uma das funcionalidades incorporadas ao aplicativo:
- Na interface inicial do APP foi aprimorada a opção de cadastro do usuário. Nela os cidadãos que ainda não tinham cadastro na rede municipal de saúde puderam fazer seus cadastros, o que facilitou muito o acesso aos atendimentos de covid e a vacinação, agilizando o atendimento e evitando que o usuário tivesse que se deslocar a sua unidade de saúde para fazer seu cadastro.
- Implantado o fluxo de envio de documentos de identificação e comprovante de residência para cadastros com inconsistências, permitindo a análise e efetivação de cadastro a distância. Ainda na questão cadastros, foi inserido a opção cadastrar dependentes que permite ao familiar o cadastro de crianças e idosos que apresentam dificuldade de acesso ao aplicativo, ou mesmo que não possuem dispositivos móveis. Assim, um responsável procede com o cadastro, e pode receber os informativos referente ao agendamento da vacina e elegibilidade do usuário em relação aos grupos de vacinação. Essas mensagens eram encaminhadas via notificação, informando que o grupo ao qual o paciente pertencia já estava elegível a ser vacinado.
- Criado integração com o site do CRMPR, que fornecia ao aplicativo informação de aprovação do usuário com as comorbidades pré-estabelecidas. Quando o mesmo era registrado no site da instituição e tinha seu CID reconhecido, o aplicativo informava ao usuário por notificação que estava apto a receber a vacina. Essa integração se estendeu ao e-Saúde, onde ao recepcionar o usuário, o sistema já informava se o mesmo já estava em conformidade com o registro de sua patologia junto ao CRMPR, evitando erros e fraudes.
- Possibilidade de cadastrar os usuários acamados para que fossem vacinados em seus domicílios. Para isso foi criado uma função que permitia a inserção dessa informação para posterior agendamento.
Na interface principal foi criado um ícone específico denominado Coronavírus, com as seguintes funcionalidades disponíveis:
• Minha vacina: Permitiu o agendamento das vacinas. As mesmas foram programadas com local e horário e informados pelo aplicativo por meio de notificação. Também foram informados através de notificação os usuários que já estavam aptos a receber a vacina à medida que os grupos eram contemplados.
Nesta aba o usuário também consegue consultar a vacina que foi administrada, hora, data e local. É possível também gerar um comprovante de vacinação e de comparecimento automaticamente.
• Tire suas dúvidas: Nesta aba o usuário tem acesso as principais perguntas e respostas a respeito do coronavírus, que incluíam informações sobre vacina, sintomas, orientação sobre isolamento e fluxos de atendimento.
Nesse item também existe uma integração para atendimento com a Robô Laura, um robô cognitivo gerenciador de riscos, que processa as informações do usuário e identifica e alerta situações de risco.
• Resultado de exames: nesta aba o usuário tem acesso ao resultado dos PCR coletados na unidade de saúde. Para isso o sistema foi integrado ao e-Saúde e ao sistema GAL do laboratório estadual responsável pelo processamento dos exames. Também permite acesso ao termo de isolamento e orientações a respeito de isolamento domiciliar e cuidados.
• Boletim informativo: Boletim atualizado diariamente apresenta ao usuário a bandeira em vigor, o número de novos casos, óbitos, e número totais de confirmados, casos ativos, recuperados e óbito.
• Durante a pandemia, a função ´mensagem´ do aplicativo foi amplamente utilizada, para informar ao usuário o número de casos, alerta de caso confirmado nas suas proximidades, lembretes da vacina entre outros.
O sistema objeto deste projeto utiliza as seguintes tecnologias e ferramentas de software:
- Ambiente de desenvolvimento:
• Versão android e Android Studio, para desenvolvimento nativo da versão Android.
• Versão iOS: Mac 10.11 ou mais recente e Xcode 8.2 ou mais recente
- Linguagens:
• Versão Android: Java Android;
• Versão iOS: Swift
- Painel Gestor Web / WebServices:
• Java 8 + Prime Faces
• WebApi Rest
- Bibliotecas:
• Google/Firebase
• Google/Analytics
• Google/ Maps
- Banco de dados:
• Oracle 11

Objetivos

Gerais:

O objetivo do presente projeto consiste no desenvolvimento de novas funcionalidades no Aplicativo Saúde Já Curitiba garantindo assim o atendimento da população conforme suas necessidades de saúde.

Específicos:

 Adequar o aplicativo para o enfrentamento a pandemia do novo coronavírus.
 Desenvolver novas ferramentas para melhoria da comunicação entre a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba (SMS Curitiba) e o cidadão curitibano.
 Manutenção do protocolo sanitário e de distanciamento social.

Metas a atingir:

100% da população de Curitiba cadastrada no aplicativo.

Cronograma

Físico:

Novas funcionalidades jun/20 jul/20 ago/20 set/20 out/20 nov/20 dez/20 jan/21 fev/21
Aprimoramento no cadastro X
Envio de documentos X
Resultado de exames de PCR X
Comunicado de isolamento X
Boletim Covid X
Mensagem Covid X
Tira dúvidas X
Informação de Acamados X
Interface com o CRM X
Vacinação Covid X

Financeiro:

Novas funcionalidades jun/20 jul/20 ago/20 set/20 out/20 nov/20 dez/20 jan/21 fev/21
Aprimoramento no cadastro X
Envio de documentos X
Resultado de exames de PCR X
Comunicado de isolamento X
Boletim Covid X
Mensagem Covid X
Tira dúvidas X
Informação de Acamados X
Interface com o CRM X
Vacinação Covid X

Orçamento:

1.019 horas de desenvolvimento com um valor de R$140,00 a hora, totalizando um valor de R$ 142.660,00 pagos por meio de um contrato de gestão para solução integrada de tecnologia de informação.

Beneficiários Diretos:

Atualmente o aplicativo possui 1.908.703 usuários vinculados e com acesso as múltiplas funcionalidades.

Beneficiários Indiretos:

O aplicativo está disponível para todo e qualquer cidadão curitibano, a população de acordo com o IBGE é de 1.948.626 habitantes (dados de 2020).

Resultados:

– Cadastros com informações completas e validadas via RNDS (Rede Nacional de Dados em Saúde): 1.908.703.
– Vacinas realizadas, registradas e com dados enviados para o MS via integração RNDS: 4.792.809.
– Mensagens individuais de orientação a população referentes a pandemia e a vacinação: 78.905.892.
– Certificados de vacinação emitidos: 4.792.809.
– Número de PCR e antígeno e antígeno combinado: 505.596.
– Número de comunicados de isolamento: 817.359.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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