PROJETO “DELAS” – DEFESA PESSOAL FEMININA
Ano / Edição: 2022
Município: Maringá
Função de Governo: Desporto e Lazer
Diagnóstico
A violência contra a mulher é algo alarmante que vem crescendo nos últimos anos, acompanhadas de casos de feminicídio, principalmente neste período de pandemia da Covid-19, em que a maioria das famílias tiveram que aderir ao isolamento social. Estudos realizados durante a pandemia têm demonstrado que uma entre quatro mulheres com mais de 16 anos sofreu algum tipo de violência no último ano, totalizando aproximadamente 17 milhões de mulheres no país. Sobre o agressor, os dados demonstram que em 70% dos casos era um conhecido da mulher, prevalecendo a violência doméstica e familiar, sobretudo por parte de namorados atuais ou ex-namorados.
Descrição
O projeto Delas, visa proporcionar o acesso às aulas de defesa pessoal para mulheres, bem como conscientizá-las sobre as formas de violência, como identificá-las, os meios de proteção e os canais de denúncias disponíveis no município de Maringá. No curso, que tem duração de três meses, com aulas semanais ministradas por profissionais de Educação Física, da Secretaria de Esporte e Lazer da Prefeitura de Maringá, serão abordadas diversas situações de risco que podem ser vivenciadas no cotidiano das mulheres, havendo assim a necessidade de se defenderem, e como pedir ajuda.
Objetivos
Gerais:
Proporcionar o acesso às aulas de defesa pessoal para mulheres, conscientizando sobre as formas de violência, como identificá-las e os canais de denúncias disponíveis no município de Maringá.
Específicos:
Estabelecer parcerias com convidados a fim de realizar ciclos de palestras que abordem as formas de violência que existem, como identificá-las e os canais de denúncia disponíveis no Município;
Promover palestras com profissionais de diversas áreas que abordem a temática violência contra a mulher;
Proporcionar para mulheres a aprendizagem de movimentos de lutas por meio de aulas práticas, que possibilitem a defesa pessoal em caso de atos de violência física.
Metas a atingir:
Espera-se por meio desse projeto alcançar o máximo de mulheres, principalmente àquelas que têm acesso ao Botão do Pânico, incentivando-as a se informarem sobre as violências existentes, como reagir de forma eficiente, denunciar e, principalmente, se defender, buscando assim reduzir os casos de violência contra a mulher, os números de mortes e promover uma maior autoconfiança nas participantes, bem como sentimento de segurança.
Cronograma
Físico:
Divulgação do projeto: janeiro/2022 e segue até o momento;
Inscrições e aulão inaugural: fevereiro/2022;
Início das primeiras turmas: março/2022;
Inscrições das segundas turmas: julho/2022;
Início das segundas turmas: agosto/2022;
Avaliação do projeto: junho e novembro/2022.
Financeiro:
Aquisição de 100% dos materiais durante o 3º quadrimestre de 2022.
Orçamento:
Orçamento estimativo dos materiais para o curso:
Almofada de impacto
Boneco de Sparring
Manopla de foco
Simulacro de faca
Simulacro de pistola
Beneficiários Diretos:
Todas as mulheres de Maringá e região.
Beneficiários Indiretos:
Toda a população maringaense.
Resultados:
Já foram atendidas 170 mulheres nas primeiras turmas, e no momento, já temos mais 150 inscritas para as segundas turmas.