Banco de Projetos

A Experiência de implantação de uma ferramenta de compartilhamento de Planos de Cuidados do Ambulatório Médico de Especialidades Sul (AME Sul) do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP).

Ano / Edição: 2022
Município: São José dos Pinhais
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

CONSÓRCIO METROPOLITANO DE SAÚDE DO PARANÁ (COMESP)

Diagnóstico

Há dificuldade de integração de informações entre os níveis de atenção à saude

Descrição

O processo de implementação do CEP se baseou na resolução SESA no. 274/2013, com a instituição do COMSUS- Comissão Estadual e Regional de Acompanhamento e avaliação do Programa Estadual de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde e na resolução SESA no. 167/2016 com a instituição das Diretrizes do Programa Estadual de Apoio aos Consórcios Intermunicipais de Saúde.
Em 03 de abril de 2018 foi inaugurado o AME Sul, localizado em São José dos Pinhais. Em 12 de março de 2020 foi inaugurado o AME em Colombo. Nos AMEs são realizadas consultas com especialistas e equipe multiprofissional, de maneira complementar à APS para os 30 municípios consorciados.
Estabeleceram-se todas as redes preconizadas pelo COMSUS, rede idoso, saúde mental, rede materno-infantil, hipertensão e diabetes, contando com equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo, nutricionista, farmacêutico, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.
A Resolução SESA nº 929, de 2020 que instituiu as diretrizes do Programa Estadual de Qualificação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde (Qualicis) mantém as redes de atenção e reforça a necessidade do compartilhamento do Plano de Cuidados do paciente entre os níveis de atenção.
Neste contexto o projeto piloto para compartilhamento online do Plano de Cuidados do paciente foi realizado inicialmente com uma Unidade de Saúde de São José dos Pinhais, a Quississana. Foi criada uma planilha do excel® compartilhada via googledrive® com uma gestora da Unidade de Saúde. Nesse piloto foram realizados testes para aprimoramento da ferramenta.
Atualmente a planilha conta com o plano de cuidados em pdf, datas de retorno, agendamento, absenteísmo e se essas informações foram visualizadas pela equipe da APS. Importante salientar que o responsável pelo acesso assina termo de responsabilidade e só pode verificar as informações referentes à sua Unidade de Saúde.

Objetivos

Gerais:

Melhorar o processo de integralização do SUS.

Específicos:

Criar uma ferramenta de compartilhamento de Plano de Cuidados entre a atenção secundária e primária à saúde.
Realizar pesquisas que auxiliem nos fluxos e na melhora de saúde da população.

Metas a atingir:

Reduzir uso de papéis; manter a ferramenta atualizada; garantir segurança do paciente.
Ampliar para o AME norte.

Cronograma

Físico:

CRONOGRAMA FISICO Início em abril de 2022 com projeto piloto
SEM PREVISAO DE TÉRMINO

Financeiro:

sem orçamento específico

Orçamento:

esferal Estadual referente contratos QualiCIS Região Sul e Norte, e contratos de rateio e programa com os municípios consorciados.

Beneficiários Diretos:

Habitantes Região Sul, população 1.050.171 habitantes.

Beneficiários Indiretos:

região sul 1.050.171 habitantes

Resultados:

integração entre os niveis de atenção

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos