Processo Eletrônico de Curitiba – PROCEC
Ano / Edição: 2022
Município: Curitiba
Função de Governo: Administração
Diagnóstico
A Secretaria de Finanças tinha uma média de 196 processos de pagamento por dia (dados de 2019). Para abertura de um processo, o cidadão precisava se deslocar até a Prefeitura ou às Ruas da Cidadania e solicitar a um servidor. Como o processo era físico, havia a necessidade de um tempo maior de espera entre os trâmites devido ao envolvimento de diversas pessoas de áreas e órgãos diferentes até a sua finalização. A média de tempo de um processo era de 40 dias e cada processo tinha em média 50 folhas. Num único dia chegou a ser movimentado 521 volumes o que representou 26.000 folhas de papel. O acompanhamento, por parte da pessoa interessada, era feito via telefone.
Descrição
Processo Eletrônico de Curitiba (PROCEC) é uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento (SMF) e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (SMAP) para a construção de uma ferramenta baseada no Sistema Único de Protocolos (SUP), integrando os sistemas corporativos da Prefeitura de Curitiba, a fim de proporcionar uma plataforma com um conjunto de módulos e funcionalidades para a gestão de processos e documentos eletrônicos, com uma interface amigável, segura, funcional e de baixo custo.
Objetivos
Gerais:
Melhorar a qualidade e agilidade dos serviços prestados e trazer economia de recursos para o município. Além de dar comodidade para os usuários e promover a modernização dos serviços públicos, por meio de um sistema gerenciador de processos totalmente digital.
Específicos:
1. Tornar todas as solicitações feitas à Secretaria de Finanças via plataforma PROCEC;
2. Redução de custos operacionais;
3. Aumentar a segurança e a confiabilidade dos documentos;
4. Melhoria e celeridade na resolução das demandas dos contribuintes;
5. Aumentar o nível de satisfação do usuário dos serviços da área tributária.
Metas a atingir:
Até 2023, tornar a gestão dos processos administrativos da Prefeitura Municipal de Curitiba totalmente eletrônico com a utilização do Processo Eletrônico de Curitiba (PROCEC).
Cronograma
Físico:
Segue cronograma em anexo.
Financeiro:
Para o desenvolvimento do PROCEC foi estimado em 1.400 horas, sendo o custo de cada hora de R$ 47,15, totalizando na época R$ 66.010,00.
Todo o desenvolvimento do projeto foi custeado com recursos próprios da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento (SMF) e diluído o custo ao longo do período previsto no cronograma físico.
Orçamento:
Para o desenvolvimento do PROCEC foi estimado em 1.400 horas, sendo o custo de cada hora de R$ 47,15, totalizando na época R$ 66.010,00.
Beneficiários Diretos:
Cidadãos de Curitiba, empresas fornecedoras e prestadoras de serviços.
Beneficiários Indiretos:
Toda a sociedade.
Resultados:
A implantação do PROCEC gerou uma economia de R$ 7.253.258,88 em horas de trabalho e mais R$ 730.784,86 entre insumos e transporte de documentos. Houve uma redução de 63.112 horas de trabalho. Cerca de 3.155.600 folhas de papel e mais 126 mil capas de processos, compreendendo 22,3 toneladas foram poupadas. Aproximadamente 250 mil deslocamentos às unidades da PMC foram evitados.