Banco de Projetos

Energia Inovadora: protagonismo, criatividade, cooperação

Ano / Edição: 2022
Município: Ubiratã
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O projeto desenvolvido partiu de necessidades reais despontadas pela comunidade local como a poluição, superlotação de aterros sanitários pela quantidade de lixo produzida e abandono de animais. Considerando a realidade apresentada, na disciplina de Meio Ambiente e Empreendedorismo Solidário, foram refletidas ações que visassem tais problemáticas, a fim de que o estudante seja protagonista em todo o processo. Logo, a partir da reutilização dos objetos utilizados da feira têxtil foi possível criar formas de reciclagem, assim, reduzir a quantidade de lixo, poluição e utilizar os recursos conquistados em prol de ações ambientais beneficentes como a doação para animais abandonados.

Descrição

O projeto iniciou o desenvolvimento no primeiro trimestre de 2022, com as aulas de Meio Ambiente e Empreendedorismo Solidário, as quais fazem parte do currículo diversificado de duas escolas integrais municipais, por meio das quais os estudantes realizaram os atos de reutilizar, reciclar, reduzir e ressignificar. Nas aulas os alunos fizeram hortas, reutilizaram da reciclagem para produção de vasos de plantas, utensílios e, até mesmo, recuperaram roupas para o varal solidário, bem como a venda para doar a uma causa ambiental, castração e cuidado de animais abandonados na rua.
As aulas se deram no período da tarde, em que foram realizadas as atividades com os alunos, desde a formação teoria, que visa o conhecimento ambiental, até o encaminhamento prático: plantação, customização de roupas. Na sequência, foi realizada uma feira para a arrecadação de verbas com a venda das roupas e plantas, as quais foram destinadas a uma Organização Não Governamental que visa causas animais. As roupas não vendidas foram destinadas à campanha social de doação de agasalhos da Secretaria da Assistência Social e Desenvolvimento Humano.

Objetivos

Gerais:

Promover o protagonismo estudantil e a sensibilidade ambiental, de forma criativa, por meio do desenvolvimento de ações que visem um futuro sustentável.

Específicos:

• Formar cidadãos membros das comunidades conscientes sobre a importância da preservação do meio ambiente, hortas e sustentabilidade, práticas ambientais que visem problemáticas reais;
• Promover, por meio do cooperativismo solidário a sensibilidade ambiental, em que o estudante seja protagonista das ações desempenhadas;
• Criar alternativas por meio do envolvimento cooperativo dos alunos com vistas ao desenvolvimento sustentável e responsabilidade ambiental.

Metas a atingir:

• Mediar aos alunos um senso crítico quanto ao consumo consciente, para que se tornem protagonistas de todo o processo, desenvolvendo a responsabilidade ambiental.

• Desenvolver ações corporativas que abarquem, cada vez mais, toda a comunidade local, bem como promover campanhas as quais possam sensibilizar a população acerca dos problemas ambientes reais enfrentados, possíveis soluções e prevenções.

Cronograma

Físico:

Desenvolvimento das aulas de Educação Ambiental e Empreendedorismo Solidário de fevereiro a junho de 2022, nas quais houve:
- O cultivo de plantas (em xícaras), com a recuperação de utensílios para a realização do plantio;
- Restauração das roupas a fim da venda e doação.
Todo o processo descrito ocorreu no espaço físico escolar.

Financeiro:

Toda matéria-prima e materiais utilizados foram conquistados por doações da comunidade escolar e parcerias estabelecidas com instituições públicas e privadas.

Orçamento:

Doações de parceiros e comunidade escolar;
Xícaras para a reforma e plantação;
Esterco;
Roupas e calçados para reforma;
Materiais didáticos (2.500) – Cartilhas;
Palestras;
Recursos Humanos (pagamento dos professores envolvidos)
Auxiliares Educacionais: 3 (40 horas)


O pagamento dos profissionais envolvidos é parte das despesas com o projeto, tendo em vista que fazem parte da folha de pagamento da Prefeitura, sendo 3 auxiliares educacionais (40 horas) 23.400 (6 meses de trabalho); um profissional do apoio 2900 (2 meses de trabalho); 3 professores dos projetos (20 horas), os quais trabalham com o projeto Economia Solidária e Meio Ambiente é contínuo, acontece no decorrer do ano letivo, portanto, os 3 professores custam anualmente 77.400. Chefe de Divisão de Agricultura, 1 dia de trabalho, 200,00.
São 210 envolvidos e o custo por beneficiário 506, 66

Beneficiários Diretos:

Os beneficiários diretos foram os estudantes, pelo desenvolvimento humano, protagonista e solidário. A Organização Não-Governamental de apoio aos animais de rua, a campanha do agasalho e a diminuição da produção de lixo têxtil e de origem animal ao Meio Ambiente, não superlotando o aterro sanitário que está em fase de relotação, logo, o lixo produzido está sendo enviado para um aterro exterior ao do Município.

Beneficiários Indiretos:

Os beneficiários indiretos são a comunidade escolar e o Município por serem beneficiados com o desenvolvimento do projeto.

Resultados:

Os resultados apontam para uma formação crítica e reflexiva humana quanto a preservação do meio ambiente, por meio de ações educativas como o cultivo de plantas, hortas, reciclagem de objetos, reutilização de roupas, ressignificando atitudes humanas no trato ao meio ambiente o que resulta na redução da poluição do meio ambiente.

Anexos

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