Banco de Projetos

PROGRAMA EMPREGATECH - LONDRINA

Ano / Edição: 2022
Município: Londrina
Função de Governo: Administração

Administração Indireta:

INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO DE LONDRINA

Diagnóstico

Promover a capacitação profissional dos munícipes em tecnologia da Informação -TI e criar oportunidades de emprego para aproximação junto ao setor produtivo.
Este projeto foi formatado juntamente com o Ecossistema de Inovação de Londrina e todas as entidades e empresas do setor, buscando identificar as necessidades para suprir as contratações na área de TI.
Em estatística realizada pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação - BRASSCOM em Londrina, observou-se que existe mais de 3.000 (três mil) vagas em aberto. Estas vagas não foram preenchidas em virtude da escassez de mão de obra especializada em TI.
As empresas necessitam de mão de obra, e aqueles que participarem do Programa EMPREGATECH, poderão ser captados por grandes empresas para realização de estágio/emprego.
Na cidade há grande concentração de empresas e startups, e a consequente oferta de vagas, porém constatou-se que há dificuldade em encontrar mão de obra especializada.
Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia e Informação e Comunicação - BRASSCOM, a área de tecnologia demandará cerca de 420 mil profissionais até o ano de 2024, número que desperta um alerta para a falta de profissionais qualificados e mão de obra especializada. Com base nesta demanda, o poder público de Londrina, através do Instituto de Desenvolvimento de Londrina - CODEL está oferecendo o Programa EMPREGATECH, sem ônus para o estudante que participar deste curso.

Descrição

O curso tem como ênfase o aprendizado na prática da programação e desenvolvimento de aplicações Java e JavaScript e de páginas web usando HTML e CSS. O curso também aborda conceitos básicos de lógica de programação, inglês, banco de dados e programação orientada a objetivos. Deverá também capacitar o programador a aprender as tecnologias mais utilizadas pelas empresas de TI do município.
A carga horária é de 240 horas, distribuídas em 04 (quatro) módulos.

Objetivos

Gerais:

O Programa EMPREGATECH é uma capacitação em Tecnologia da Informação para atender 200 jovens com idade entre 17 (dezessete) a 25 (vinte e cinco) anos, com ensino médio completo ou cursando o último ano do ensino médio. O programa será executado no regime presencial, podendo ser adotado, eventualmente, o regime hibrido em atendimento as orientações sanitárias de prevenção e combate à pandemia da COVID 19.

Específicos:

O Programa EMPREGATECH surgiu a partir do alto índice de falta de mão de obra especializada do setor de TI, somente em Londrina. Através de levantamento foram constatados cerca de 3.000
(três mil) postos em aberto e assim com a participação de empresas do setor de TI e do Ecossistema de Inovação de Londrina, a CODEL realizou o Chamamento Público para oferecer este curso e oportunizar jovens a ingressarem, conforme desempenho em estágio, a vagas ofertadas pelas empresas do setor de TI.

Metas a atingir:

Promover a capacitação de 200 jovens através do Programa EMPREGATECH, com a finalidade de atender a alta demanda do setor de TI em Londrina, capacitando profissionais e, assim, suprindo o mercado de trabalho nesta área, promovendo o desenvolvimento econômico no município e região.

Cronograma

Físico:

As aulas serão disponibilizadas em ambiente e infraestrutura física básica para os participantes do programa nos espaços previamente determinados, e com ferramenta/plataforma digital em ambiente virtual, possibilitando a capacitação dos participantes do programa em ensino presencial e hibrido, quando houver necessidade, conforme as normas do COVID 19.
Disponibilização de recursos humanos para orientação técnica e aplicação de grade curricular do Programa EMPREGATECH.

Financeiro:

Este instrumento envolve transferência de recursos financeiros da ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ou seja CODEL para a instituição selecionada, que é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC com vistas à execução das atividades definidas em cronograma de desembolso previsto no Plano de rabalho, apresentado e aprovado conforme normas estabelecidas no Edital de Chamamento Público.
O valor global dos recursos públicos da parceria é de R$ 200.000,00 (Duzentos mil reais), que serão repassados de acordo com o cronograma de desembolso do Plano de Trabalho apresentado pelo SENAC e critérios estabelecidos no Edital de Chamamento Público.

Orçamento:

Para consecução dos objetivos na realização do Programa EMPREGATECH, o Município de Londrina, através da CODEL procederá a transferência de (200.000,00) Duzentos mil reais, sem ônus para o estudante.

Beneficiários Diretos:

Jovens com idade entre 17 (dezessete) a 25 (vinte e cinco) anos, com ensino médio completo ou cursando o último ano do ensino médio, selecionados para participar do Programa EMPREGATECH.

Beneficiários Indiretos:

As empresas que contarão com a oferta de profissionais capacitados, buscando suprir a demanda do setor de TI.

Resultados:

O lançamento e a rápida procura por interessados em realizar a capacitação do curso do Programa EMPREGATECH.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos