Programa V.I.D.A.
Ano / Edição: 2022
Município: Londrina
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
O município de Londrina é responsável pela Educação Infantil e Ensino Fundamental I, atendendo 88 Escolas de Ensino Fundamental I, 33 CMEIS e 58 CEIs, num total de 46 mil alunos. Em 2020, a Secretaria Municipal de Educação (SME) deu início ao Programa V.I.D.A para alunos e professores da Rede Municipal, tendo em vista a necessidade existente de se desenvolver um trabalho de educação socioemocional na Rede Municipal. Em algumas unidades escolares, recorrentemente, professores e gestores relatavam situações de brigas/conflitos entre alunos, além de narrativas de baixa tolerância à frustração, agressividade, dificuldades de se colocar no lugar do outro, dificuldades para se nomear sentimentos/emoções e outros.
As temáticas de resolução de conflito/ bullying/ indisciplina/saúde mental (e outras afins) eram sempre requisitadas nos encontros formativos de professores e gestores.
Com a pandemia, tornou-se URGENTE/ LATENTE a necessidade de se intensificar (e qualificar) o trabalho já iniciado.
O longo período de suspensão das aulas trouxe impactos negativos à saúde mental de alunos e professores. A crise sanitária impulsionou agravos de várias ordens, dentre elas, socioemocional. No retorno presencial, as restrições sanitárias permaneceram, portanto, o medo, a insegurança, a ansiedade em grande medida, também persistiram. Além disso, os prejuízos pedagógicos também foram se mostrando desafiadores. Nestes tempos, convivemos com relatos de medo, luto (gerou dor e sofrimento), insegurança, ansiedade, desânimo e outros. Crianças e professores enfrentavam dificuldades em lidar com seus próprios sentimentos e emoções. E como recompor as aprendizagens não adquiridas, em meio às dificuldades de ordem socioemocional? As questões de ordem emocional poderiam ser secundarizadas?
Em hipótese alguma essa demanda poderia ficar para segundo plano. Tendo em vista o trabalho já iniciado pelo Programa V.I.D.A, a SME investiu esforços para avaliá-lo e aprimorá-lo. No retorno, o Programa ganhou características novas, com estrutura didática bem consistente, voltada à saúde mental, de alunos e professores.
Ouvimos relatos de crianças e professores, em situações de luto, tristezas, medo, enfim, de sofrimento emocional. O Programa V.I.D.A criou um importante espaço de diálogo, dentro da escola, oportunizando o autoconhecimento, a criação e fortalecimento de vínculos, o desenvolvimento de habilidades interpessoais e outros.
Hoje, o Programa V.I.D.A é referência. Com frequência, as responsáveis pelo Programa são convidadas a apresentarem o mesmo, em eventos diversos, por todo o país.
Descrição
Este programa é coordenado pela SME e consiste na implementação de círculos de diálogo nas unidades escolares. O círculo de diálogo que tem como base a Metodologia da Justiça Restaurativa e Cultura de Paz permite uma entrega pessoal a um contexto de fala e escuta, de reflexão e diálogo, no qual se aprende a olhar internamente e a entender o outro, sua forma de pensar e agir. Por meio do Programa V.I.D.A. , o aluno fala como está sentindo (exprime suas emoções, medos, aflições, inseguranças, sentimentos e outros), aprende a "se conhecer "e a "conhecer o outro".
Não pretendemos que os educadores resolvam as demandas emocionais que venham a emergir, mas que criem um contexto organizado de fala e escuta, possível de cuidar e acolher cada um. Para cada ano, do P4 (educação Infantil) até o 5º ano, foram criados cadernos de orientação para o professor. Acesse aqui: https://drive.google.com/drive/folders/1ePPbuxhC6uQH_yI-f95jieiCV0jmWb9h?usp=sharing
Cada ano escolar tem possibilidade de trabalhar 20 temas, ao longo do ano letivo. Os conteúdos abordados seguem uma sequência gradativa, que vão tornando-se mais complexos ao longo dos anos escolares. Para cada tema, os professores assistem junto com os alunos, um vídeo produzido pelas coordenadoras do Programa V.I.D.A. da SME. Em seguida, os alunos e professores são convidados a sentarem-se em círculo para discutirem sobre o tema introduzido. Para que todos tenham a oportunidade de falar, utilizamos o "Objeto da Palavra" que é o regulador da fala, pois ele oportuniza com que todos tenham o direito à fala, porque este objeto passa de mão em mão em sentido horário ou anti-horário de acordo com o combinado entre professor e alunos. Na semana posterior, os alunos levam para sua residência uma atividade para realizar junto à sua família sobre o mesmo tema trabalhado na semana anterior.
Quando o professor detecta alguma situação que foge ao seu domínio, existe um fluxo para ajudá-lo a apoiar a criança. Entra em cena, o professor mediador ( instituído pela Lei nº12.988/2019), que comunica os outros serviços de proteção à criança e adolescente, caso haja necessidade.
Neste ano de 2022, o Programa V.I.D.A assumiu novas características, dentre elas, a participação de 3 bonecos: o Vidinha, a Serena e o Kiko, que são considerados "alunos" da Rede Municipal de Educação de Londrina. Estes bonecos possibilitam que as crianças se identifiquem com eles, pois os mesmos narram situações vividas pelos alunos da rede. No contato com o boneco, as crianças demonstram confiança e exprimem suas ideias e vivências. Está em fase de criação e produção, álbum de figurinhas, almanaque de atividades e jogos de cartas sobre as emoções. Todos esses materiais educativos estão relacionados aos temas do Programa V.I.D.A.. A intenção é que este material seja distribuído a todos os alunos da Rede Municipal de Educação de Londrina.
Com os professores, funcionários e pais os círculos de diálogo são conduzidos por facilitadores, formados em parceria com a Justiça Restaurativa. Esses círculos ajudam no fortalecimento de vínculos e promovem a construção de espaços/ambiente seguro de fala e escuta.
Em relação às famílias, os círculos de diálogos são realizados com o propósito de estreitar aproximação/ parceria entre as duas. As famílias que participam dos círculos sentem efetivamente parte da escola em que seus filhos estudam. Este trabalho permite maior conhecimento entre escola e família
Objetivos
Gerais:
Desenvolver educação socioemocional para todos os alunos, professores e funcionários das 179 unidades da Rede Municipal de Ensino de Londrina.
Favorecer práticas de cultura de paz, cuidado e acolhimento aos alunos e professores das 179 unidades da Rede Municipal.
Implementar as Leis Municipais (Lei nº 12.988/2019 e Lei nº 12.467/2016), bem como o disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre as competências socioemocionais.
Específicos:
Promover autoconhecimento e criação/fortalecimento de vínculos entre professores, alunos/professores e escola/ família;
Criar espaço seguro e organizado de fala e escuta dentro da escola;
Apoiar professores da Rede Municipal em relação ao trabalho de saúde mental para alunos e famílias;
Promover ações para o desenvolvimneto das capacidades socioemocionais e de relacionamentos interpessoais em alunos e professores;
Promover práticas de cultura de paz, acolhimento e cuidado, no cotidiano da escola.
Metas a atingir:
Promover círculos de diálogo quinzenalmente com os alunos em todas as unidades escolares do município.
Promover novos processos formativos para capacitação dos professores;
Implementar os círculos com as famílias, em todas as unidades escolares, como estratégia para aproximação da escola/família.
Cronograma
Físico:
Com os alunos, os círculos acontecem quinzenalmente em sala de aula de acordo com as orientações dos Cadernos do Professor que estão disponibilizados no portal da Prefeitura Municipal de Londrina. Os bonecos vão até às unidades escolares e participam de círculos de diálogo com as crianças, participam de várias ações que as escolas promovem, como contação de história, festas, gincanas semanas da família e outros. Com professores e pais, os círculos de diálogo acontecem quando o gestor da unidade faz uma solicitação para a Secretaria Municipal de Educação que disponibiliza facilitadores para a promoção dos círculos. Esses momentos acontecem nas unidades escolares ou no auditório da Secretaria Municipal de Educação, geralmente fora do horário de trabalho.
A formação de professores é oferecida regularmente, contudo, deverá ser ampliada tendo em vista o número de professores.
Financeiro:
Dotação orçamentária do município, pois os funcionários que executam o Programa V.I.D.A. são do quadro próprio do Município e as instalações prediais onde são realizadas as atividades são prédios municipais.
Orçamento:
Recursos municipais. Considerando a remuneração mensal e eventual hora extra dos servidores que atuam no setor que coordenam e elaboram os materias para o Programa V.I.D.A. Valor anual considerado para orçamento.
Beneficiários Diretos:
Alunos total de 46.000,
Servidores da Rede Municipal de Educação de Londrina, por volta de 5.000.
Beneficiários Indiretos:
Comunidade escolar e externa, famílias dos 46 mil alunos.
Resultados:
Na escola, alunos e professores fazem referência ao Programa V.I.D.A. constantemente. Além de avaliações do Programa, a SME recebe feedbacks por meio de contato (WhatsApp) destinado a este fim. Recebemos diariamente relatos, fotos, audios de alunos, professores e famílias sobre os impactos positivos do Programa.
O Programa contribui para alunos e professores mais seguros, conhecedores de si, dos seus sentimentos, emoções, potencilaidades, fragilidades. Os resultados também são expressos por servidores e comunidade após cada círculo realizado.
Alunos mais felizes, seguros, acolhidos, autocontrolados, portanto, potencialmente com melhores possibilidades de aprender.
Professores mais engajados, acolhidos, conhecedores de si e do outro, portanto, com maiores possibilidades de realziar o trabalho de forma colaborativa e empática.