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Certificado de Reconhecimento

PROGRAMA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ano / Edição: 2022
Município: Campo Mourão
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O Município de Campo Mourão, de acordo com o IBGE - Censo Demográfico 2010 apresenta uma população estimada de 87.194 (oitenta e sete mil cento e noventa e quatro) habitantes. A rede de municipal de ensino conta com a população total de 9.486 (nove mil oitocentos e quarenta e seis) estudantes matriculados, sendo 5.591 (cinco mil quinhentos e noventa e um) na modalidade Ensino Fundamental e 3.895 (três mil oitocentos e noventa e cinco) na modalidade Creche (0 a 3 anos) e Educação Infantil (4 e 5 anos), até o momento.
Com a crescente demanda de crianças com atrasos significativos no desenvolvimento, a Secretaria Municipal da Educação, instituiu o PROGRAMA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, visando atender às necessidades globais das crianças atendidas nas Unidades de Ensino de Educação Infantil, que apresentam alguma dificuldade significativa em uma ou mais áreas do desenvolvimento escolar para esta primeira etapa da educação básica.

Descrição

O Decreto nº 7828 de 11 de outubro de 2018 – Institui o Programa de Atividade Complementar Pedagógica na Educação Infantil, com 01(uma) sala para atendimento na Unidade de Ensino Escola Prof. Florestan Fernandes. Com ampliação de mais 01(uma) sala de atendimento no ano de 2022 (dois mil e vinte e dois), na Unidade de Ensino Centro Municipal de Ed. Inf. Vera Lucia C. S. Karam. A finalidade do projeto é ofertar atividades complementares ao planejamento escolar, vinculada ao Projeto Político Pedagógico da Escola/CMEI, respondendo às demandas educacionais, e aos anseios da comunidade de maneira geral em relação ao desenvolvimento integral da criança, principalmente nos primeiros anos de vida, compreendendo a idade de 01(um) a 05(cinco) anos. O Programa contempla um planejamento individual, atendendo as necessidades de cada aluno, com relatório trimestral, registro de frequência e de conteúdo das atividades desenvolvidas, sempre acompanhados pela Divisão da Educação Infantil da SECED e pela orientação pedagógica da Escola ou CMEI. Por esta razão, a Secretaria da Educação entende a grande importância da oferta do trabalho pedagógico já mencionado e organiza a Sala de Atividade Complementar Pedagógica na Educação Infantil como um suporte no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos da Educação Infantil, preparando-os para o ingresso no Ensino Fundamental.

Objetivos

Gerais:

Oportunizar ações pedagógicas de maneira específica para cada dificuldade apresentada pelo educando na Educação Infantil trabalhando com diversos materiais pedagógicos visando atuar sobre o desenvolvimento em tempo oportuno buscando minimizar ou até sanar as dificuldades apresentadas no contexto da sala de aula para que se possa avançar na vida acadêmica.

Específicos:

Oportunizar ações pedagógicas de maneira específica para cada dificuldade apresentada pelo educando na Educação Infantil trabalhando com diversos materiais pedagógicos visando atuar sobre o desenvolvimento em tempo oportuno buscando minimizar ou até sanar as dificuldades apresentadas no contexto da sala de aula para que se possa avançar na vida acadêmica.

Organizar espaço físico específico para a oferta do atendimento especializado com Equipe Pedagógica e Multiprofissional que acompanhará o plano de atendimento individual ou em grupos e dará o assessoramento às unidades de ensino da rede municipal as quais os alunos estão matriculados.

Realizar um trabalho de educação parental com as famílias a fim de
fortalecer as ações trabalhadas com as crianças atendidas no Projeto.

Metas a atingir:

A finalidade do Programa é desenvolver atividades complementares ao planejamento escolar vinculada ao Projeto Político Pedagógico da Escola, visando atender às demandas educacionais, e aos anseios da comunidade de maneira geral em relação ao desenvolvimento integral da criança principalmente nos primeiros anos de vida. O Programa atenderá com um planejamento individual as necessidades de cada aluno, com relatório trimestral, registro de frequência e de conteúdo das atividades desenvolvidas, sempre acompanhados pela Divisão da Educação Infantil da SECED e pela orientação pedagógica da Escola ou CMEI. Por esta razão, a Secretaria da Educação entende a grande importância da oferta do trabalho pedagógico já mencionado e organiza a sala de atividade complementar na educação infantil como um suporte no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos da Educação Infantil preparando-os para o ingresso no Ensino Fundamental.

Cronograma

Físico:

O espaço físico conta com 02 (duas) salas de aula equipada com materiais pedagógicos e lúdicos e equipamentos pertinentes ao atendimento das crianças, sendo 01 (uma) sala de aula na Escola Municipal Professor Florestan Fernandes e 01 (uma) sala de aula no Centro Municipal de Educação Infantil Vera Lucia C. S. Karam.

Financeiro:

As despesas decorrentes da aplicação do Programa de Atividade Complementar Pedagógica na Educação Infantil correm por conta de dotações consignadas no orçamento municipal vigente e suplementadas se necessárias.

Orçamento:

O orçamento utilizado para o Programa neste ano de 2022, é somente o pagamento das Professoras lotadas na Escola Professor Florestan Fernandes (01 Professora - 20h) e Centro Municipal de Educação Infantil Vera Lucia C. S. Karam (01 Professora - 40h). O materiais utilizados são bens permanentes e de consumo, já existentes e compartilhados nas Unidades de Ensino. As Professoras são servidoras públicas do Munícipio de Campo Mourão, e seus rendimentos
para o ano corrente (2022) equivalem a R$ 169.830,49 (cento e sessenta e nove mil oitocentos e trinta reais e quarenta e nove centavos).

Beneficiários Diretos:

Alunos da Educação Infantil de 01 (um) a 05 (cinco) anos, da Rede Pública Municipal de Ensino de Campo Mourão.

Beneficiários Indiretos:

Famílias dos alunos da Educação Infantil e 01 (um) a 05 (cinco) anos matriculados na Rede Pública Municipal de Educação do Município de Campo Mourão e Comunidade Escolar.

Resultados:

Com a execução do programa foi possível ter a visão efetiva do trabalho realizado com as crianças da rede municipal de ensino, alinhando os objetivos e ampliando as estratégias para desenvolver as competências e habilidades no que diz respeito à qualidade da Educação Infantil no Município de Campo Mourão, respeitando as legislações vigentes, com a oferta das atividades complementares vinculadas ao planejamento escolar e ao Projeto Político Pedagógico. Através do trabalho pedagógico com as atividades complementares realizados nas salas de atendimento individual, percebeu-se os avanços com o objetivo de minimizar e/ou sanar os atrasos significativos no desenvolvimento infantil de 01(um) a 05 (cinco) anos.

Anexos

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