Prêmio Gestor Público Paraná
Desburocratização de Autorização de Internação Hospitalar
Ano / Edição: 2022
Município: Campo Mourão
Função de Governo: Saúde
Diagnóstico
Observou-se que o processo antigo de liberação de um LAUDO PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO
DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR era moroso, tendo em vista que o usuário do SUS se deslocava até o médico para consulta e preenchimento do laudo para solicitação da cirurgia eletiva, com esse laudo em mãos, o usuário sendo do próprio município, dirigia-se até a Secretaria Municipal de Saúde para protocolar a cirurgia ser liberada, ou não, por um médico auditor, que devolvia o laudo para a recepção da secretaria e o usuário novamente devia se deslocar até ela para saber se a cirurgia tinha sido autorizada.
Tendo em mãos novamente o laudo, o usuário voltava no médico para entrega do documento e para proceder com o agendamento da cirurgia.
Para usuários de outros municípios da COMCAM, a secretaria de origem enviava os laudos através de seus motoristas para a auditoria de Campo Mourão e posteriormente havia novo deslocamento desses motoristas para coleta do laudo.
Os usuários precisavam gastar com passagens para deslocamento entre o médico e a secretaria municipal de saúde;
Os municípios da COMCAM precisavam gastar tempo, combustível e considerar o desgaste dos veículos para o deslocamento até Campo Mourão;
Hospitais, médicos, usuários e a secretaria de saúde tinham gastos com papel de forma desnecessária;
O tempo entre o protocolo e a autorização e devolução do laudo ao usuário era alto, em torno de 5 dias.
No ano de 2019 foram 1.559 laudos eletivos liberados por essa metodologia antiga, em 2020 houve redução em virtude da pandemia foram realizadas 770 liberações, e no ano de 2021 foram 1.076 laudos liberados.
Sendo assim, nesses 3 últimos anos foram 3.405 deslocamentos, que geraram custos desnecessários.
Descrição
Foi utilizada plataforma gratuita para desenvolvimento de um formulário pelo qual os hospitais e clínicas prestadoras pudessem fazer o protocolo dos LAUDOS PARA SOLICITAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DE INTERNAÇÃO HOSPITALAR.
Os laudos de internação e os laudos dos exames de imagens comprobatórios são enviados via PDF para a secretaria de saúde de Campo Mourão. A autorização dos laudos ocorre totalmente de maneira digital, sem impressão dos documentos.
A mesma equipe permaneceu trabalhando, não sendo necessária a contratação de pessoal.
Objetivos
Gerais:
Desburocratização de Autorização de Interação Hospitalar
Específicos:
Reduzir o tempo entre a autorização e a realização das cirurgia;
Otimizar o consumo de papel para ajudar na sustentabilidade;
Reduzir a emissão de CO2 com a deslocamento;
Reduzir o translado de pacientes de outro município e gastos desnecessários, muitas vezes não tendo dinheiro nem para comer;
Metas a atingir:
Liberação digital de pelo menos 1500 laudos eletivos de solicitação de internação hospitalar, visando reduzir o tempo entre a autorização e a realização das cirurgia, otimizar o consumo de papel para ajudar na sustentabilidade, reduzir a emissão de CO2 considerando que o deslocamento não se faz mais necessário e reduzir o translado de pacientes de outro município e gastos desnecessários, muitas vezes não tendo dinheiro nem para alimentação.
Cronograma
Físico:
Fase de Teste
Implantação
Monitoramento
Financeiro:
Não houve gastos financeiros
Orçamento:
Considerando que o projeto envolve 1 assessor com custo de 89,99/hora e 1 médico auditor de 373,89/hora, totalizando 463,87 reais
Com 3 horas por semana, temos o total de 1391,64 de custo para o município, rateado pelas horas e custo de cada profissional.
Custo total por 1 ano - R$ 16699,68
Beneficiários Diretos:
Os usuários que necessitam das cirurgias eletivas a serem realizadas no Município de Campo Mourão.
Beneficiários Indiretos:
Os 326.363 habitantes da COMCAM.
Médicos solicitantes dos procedimentos cirúrgicos.
Servidores das Secretarias Municipais de Saúde da COMCAM.
Resultados:
Houve drástica diminuição do tempo que era gasto entre a liberação e o protocolo inicial, sendo que já tivemos liberações que ocorreram com 7 minutos em tempo total.
Redução do deslocamento de pacientes de forma desnecessária até a secretaria de saúde.
Economia de papel;