Banco de Projetos

MEU CANTEIRO

Ano / Edição: 2022
Município: Pato Branco
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Devido ao tema sustentabilidade estar sendo muito abordado na atualidade, surgiu o intuito de plantar uma " sementinha" nessa nova geração no sentido de colaborar para as reflexões sobre o uso da terra, conscientização a respeito da importância da alimentação saudável, da preservação ambiental, da sustentabilidade, e ainda, contribuir para que sejam multiplicadores de boas práticas e de futuros empreendedores.
Além de ser um ensino-pedagógico, o cultivo da horta nas escolas é uma proposta coletiva, que busca incentivar a participação dos pais e da comunidade, contribuindo para integração das famílias, promovendo afetividade, trabalho em equipe e o lazer, acreditando na transformação social. Dessa forma, reforça o vínculo com a comunidade, pois os conhecimentos adquiridos podem incentivar o cultivo de uma horta em casa ou até mesmo o aprendizado de uma nova profissão, despertando também a consciência ambiental.

Descrição

Participaram do projeto 11 escolas municipais e 2 CMEIS. A escolha dessas escolas foi devido ao espaço físico, por estruturas de hortas já existentes e pela vulnerabilidade social. Em parceria com a Secretaria de Agricultura, um agrônomo fez vistorias nas escolas orientando o local adequado para a construção das hortas, organizando as demais existentes, bem como dando suporte para a implantação de composteira, que será utilizada para produzir o próprio adubo para as hortas de forma natural e gratuita.
Para cada escola e CMEI foi contratado um estagiário de agronomia que organiza os espaços para receber as crianças, que serão os protagonistas de todo o processo da utilização da horta, desde o plantio até a colheita, os quais terão acompanhamento e orientação do professor e também do estagiário que dará contribuições para a execução e o entendimento de todas as atividades por elas realizadas.
A intenção é de produzir hortaliças como: cenoura, alface, beterraba, rúcula, brócolis, couve-flor, repolho, tomate-cereja, temperos (cebolinha,salsinha, manjericão, alecrim). Além das hortaliças poderá ser cultivado ervas aromáticas, plantas medicinais e frutíferas. Serão cultivadas as hortaliças de acordo com suas características individuais de cada espécie, realizando rotatividade de culturas durante o ano, de acordo com o ciclo e a época de cultivo de cada uma.

Objetivos

Gerais:

Elaborar e cultivar uma horta para realizar ações pedagógicas, que poderão ser trabalhadas nas escolas a partir de projetos interdisciplinares abordando diversos assuntos e conteúdos.

Específicos:

Promover a autonomia das crianças;
Promover a saúde através do desenvolvimento de hábitos alimentares;
Aprendizagem teórica e prática da organização de uma horta;
Integração de conteúdos curriculares;
Incluir o projeto da horta na rotina escolar, como possibilidade de exploração dos conteúdos curriculares;
Aprender a importância das hortaliças, das ervas medicinais, das frutíferas para uma melhor qualidade de vida;
Envolver toda a equipe escolar e a comunidade no planejamento e na execução do projeto;
Despertar a consciência ecológica, a importância da preservação da biodiversidade e gerar mudanças nos seus modos de produzir e consumir;
Incutir nas crianças , pais, equipe escolar, comunidade, o valor e a compreensão do seu lugar na natureza através de práticas que envolvem o contato com a terra preservando o planeta como fonte de vida;
Integrar escola/família/comunidade;
Trabalhar conceitos matemáticos, de ciências, geografia tecnologias educacionais;
Incentivar a gastronomia , elaborando pratos com os produtos produzidos na horta;
Promover feirinhas despertando o empreendedorismo;
Disseminar o cultivo de hortas na comunidade;
Implantação de composteira, gerando adubo para ser utilizado na horta e jardim.

Metas a atingir:

Difusão das hortas em mais 4 escolas e nos CMEIS da rede municipal e comunidades entorno.

Cronograma

Físico:

Fevereiro Compra de materiais e equipamentos diversos, e mudas
Março Preparação do local
Abril Preparação dos canteiros
Maio Plantio das mudas
Junho
Julho Compra de equipamentos, mudas e insumos
Agosto
Setembro Plantio das mudas e colocação de insumos
Outubro Adubagem
Novembro Compra de materiais e plantio
Dezembro

Financeiro:

O cronograma financeiro ocorreu de fevereiro de 2021 e irá até dezembro de 2021.

Orçamento:

O orçamento foi destinado para a compra de materiais e equipamentos, mudas, insumos e adubos para as 11 escolas participantes do projeto.

Beneficiários Diretos:

Comunidade escolar, alunos, professores e funcionários

Beneficiários Indiretos:

Famílias dos alunos e a comunidade ao entorno da escola

Resultados:

Os produtos cultivados e colhidos, estão sendo destinados para complementar a merenda escolar, bem como na preparação de outros pratos.
Maior integração entre alunos, professores e comunidade;
Aprendizados transdisciplinares nas áreas das ciências, letramento, matemática, história e geografia, linguas estrangeiras e tecnologia educacionais.

Anexos

Banco de Projetos