Centro Multiprofissional de Potencialização da Aprendizagem de Sertaneja - Elizabeth Marcuz Munhoz
Ano / Edição: 2022
Município: Sertaneja
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
Sertaneja é um município brasileiro localizado na Mesorregião do Norte Pioneiro Paranaense. De acordo com o último Censo Demográfico da cidade realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010), a população urbana era estimada em 5.105 pessoas e a rural: 712, perfazendo um total de 5.817 habitantes.
A Rede Municipal de Ensino é composta por 7 instituições escolares, sendo 3 Centros Municipais de Educação Infantil, 3 centros de tempo integral; e 3 escolas de Ensino Fundamental, na qual, uma é de tempo integral, totalizando 654 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino ano de 2022.
Embora seja uma cidade com poucos habitantes, merece destaque pelo seu alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) nos últimos anos. Esse resultado, porém, só foi alcançado através do constante investimento e compromisso com a Educação.
A escola desempenha papel fundamental na formação e atuação das pessoas em todas as arenas da vida social e cumpre papel decisivo na formação dos estudantes, na percepção e construção da cidadania e no acesso às políticas públicas, pois tem como missão primordial desenvolver processos de ensino-aprendizagem, juntamente com outros espaços sociais. Desse modo, pode tornar-se locus para ações de promoção da saúde das crianças.
Devido à grande importância da Educação no desenvolvimento e formação social dos seres humanos, via de regra, é incessante a discussão sobre a crise do sistema educacional público brasileiro. Porém, uma crise só se torna desastrosa quando não é enfrentada e vista como oportunidade; ou, a ocasião para reinventar, investigar, explorar, buscar novos caminhos e destruir paradigmas e pressupostos imutáveis.
Discute-se ainda, o surgimento de uma desafiadora realidade escolar, fruto das privações sociais impostas pela pandemia do COVID-19, que colaboraram para acentuar as desigualdades no quadro da nossa educação.
Descrição
Considerando-se a retomada mundial das discussões e providências para garantir o direito de todos, sem exceção, atentos às primordialidades da população e às premências contemporâneas ao acesso e usufruto dos bens e serviços socialmente disponíveis, nosso município criou um sistema educacional consoante com o movimento de inclusão social.
O processo de construção de um dispositivo de intervenção, que substituísse a visão de aluno "deficiente e incompleto" por outra que contemplasse a diversidade e previsse as necessidades, as limitações e as potencialidades de cada aluno, foi gradual.
Preliminarmente, foi preciso assimilar que todos são capazes de aprender ao seu tempo e, que as barreiras à aprendizagem podem ser obstáculos temporários ou permanentes, que não desabilitam os discentes de alcançar à plenitude de suas realizações pessoais e/ou sociais e, tampouco são exclusividade dos alunos com deficiência. As barreiras à aprendizagem fazem parte do cotidiano escolar de quase todos os alunos e são inúmeras. É preciso ter cuidado e sensibilidade para não estigmatizar a criança, culpá-la por não aprender ou julgá-la como a única responsável por seu insucesso escolar.
O Centro Multiprofissional de Potencialização da Aprendizagem de Sertaneja – C.M.P.A.S. – Elizabeth Marcuz Munhoz, nasceu para ser um sistema de amparo, intervenção e acompanhamento, não apenas dos alunos, mas também das instituições escolares do município que precisam ser devidamente orientadas. É preciso criar uma rede de apoio e suporte para que a escola se transforme em um espaço de potencialização da aprendizagem que se ajusta ao seu contexto real e supera os desafios que se apresentam, pois somente assim conseguirá efetivar a educação inclusiva e tornar-se em um espaço de todos e para todos.
No ano de 2021, o C.M.P.A.S. se consolidou como instituição e atualmente presta serviços nas áreas de Pedagogia, Psicopedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia; e, é prenunciado a chegada de profissionais de fisioterapia, terapia ocupacional, assistente social.
A instituição tem a responsabilidade de atender a demanda de alunos inseridos nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, as quais se encontram vinculadas a Secretaria Municipal de Educação. O local dos atendimentos ocorre em sede própria e tem como entidade mantedora a Prefeitura Municipal de Sertaneja (PR).
As principais necessidades educacionais são priorizadas e desenvolvidas, através das habilidades básicas, nos aspectos sociais, de autoajuda e de comunicação, garantindo o direito à apropriação do saber na intensidade e no ritmo necessários de cada aluno com vistas à potencialização do ensino e aprendizagem.
No momento em que são detectadas dificuldades de aprendizagem ou questões emocionais que interferem na alfabetização e/ou desenvolvimento do ensino e aprendizagem, os discentes são encaminhados para o C.M.P.A.S. através de pedido da equipe pedagógica das instituições de ensino supracitadas (diretores, coordenadores, professores, etc) e/ ou a pedido médico ou família. Três são os pilares estruturais organizacionais da instituição:
1) Atendimento Pedagógico com vistas a detectar as defasagens de aprendizagem;
2) Avaliação Psicoeducacional, com os serviços de Psicopedagogia, e Psicologia;
3) Atendimento em Fonoaudiologia, Psicologia e Psicopedagogia.
Os atendimentos são organizados de forma a priorizar os alunos de Classe Especial e Sala de Recursos e, ou seja, da Educação Especial (conforme LDB), sendo estes primordialmente, os quais apresentam Transtornos Globais do Desenvolvimento, Superdotação, Síndromes Genéticas e Transtorno Espectro Autismo (TEA), sendo obrigatórios em termos de lei. Por sua vez, após prestar atendimento a esse público, são priorizados os alunos com Deficiências Auditivas, Condutas típicas (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH), e por seguinte os atendimentos se estenderão as questões de Transtornos Específicos da Aprendizagem (Dislexia, Discalculia, Disgrafia, Disortografia, Desvio fonetico, Fonológico, etc) e questões emocionais que interferem na alfabetização e aprendizagem escolar.
Nem sempre, no ambiente escolar, é possível reconhecer o “motivo” pelo qual o aluno não aprende. Por isso, os atendimentos dos técnicos (fonoaudiologia, pedagogia, psicologia e psicopedagogia) são fundamentais para identificar quais são as barreiras que estão obstruindo o processo de escolarização do aluno.
Depreendemos que esses educandos, além da avaliação, necessitam, como ação complementar, de atendimentos dos profissionais das diferentes áreas do conhecimento (fonoaudiologia, psicopedagogia e psicologia) com vistas a propiciar amparo integral aos alunados (identificação, elaboração de um plano de intervenção e acompanhamento) e encontrar para cada situação alternativas adequadas para atender às necessidades educacionais dos mesmos.
Essas ações propiciam condições para que os envolvidos nas questões do aluno como a família, professor e escola, compartilhem com o Centro Multiprofisional de Potencialização da Aprendizagem de Sertaneja, o papel de responsáveis e coparticipantes de todo o processo que envolve a superação das barreiras ao ensino-aprendizagem apresentadas.
Objetivos
Gerais:
O objetivo geral do C.M.P.A.S é ofertar serviços multiprofissionais de apoio, suporte e colaboração na identificação das necessidades específicas que interferem na aprendizagem escolar dos alunos inseridos nas Instituições Públicas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental, bem como favorecer ao desenvolvimento de potencialidades e resgate de melhores condições do desempenho em referência à escolaridade e âmbito social. Além de democratizar a educação, oferecendo igualdade de oportunidades (equidade) em meio à diferença, visando ao pleno exercício da cidadania de todo e qualquer aluno.
Específicos:
I. Efetivar Avaliação Psicoeducacional dos alunos encaminhados pela Rede Municipal de Ensino;
II. Ofertar atendimento aos alunos em suas necessidades educacionais especiais, por meio de serviços nas áreas de Pedagogia, Psicopedagogia, Psicologia e Fonoaudiologia;
III. Auxiliar as escolas no compromisso de alfabetizar o maior número de crianças até o segundo ano do ensino fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de aprender a ler e escrever.
IV. Oportunizar aos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais suportes às suas necessidades no processo de ensino e aprendizagem visando à equidade e o seu desenvolvimento integral;
V. Investigar as variáveis que interferem no processo de ensino-aprendizagem e auxiliar a diminuir ou suplantar as barreiras que estejam obstruindo o seu pleno desenvolvimento;
VI. Colaborar com os Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais, no processo de aprendizagem dos alunos, integrando a rede de apoio;
VII. Participar junto às escolas no processo de inclusão, de acordo com as diretrizes da SME;
VIII. Esclarecer, orientar e encaminhar ações junto às famílias para efetivo apoio e suporte à escolaridade dos alunos atendidos, de acordo com as suas necessidades educacionais;
IX. Promover a relação com os alunos e familiares, acolher e mediar conflitos, e estimular o engajamento e a participação de toda a comunidade escolar.
X. Auxiliar os professores do ensino regular e especial a adaptar seu ensino de acordo com o nível dos alunos e seus processos de aprendizagem para que o conhecimento seja repassado de forma eficiente.
XI. Promover a equidade e melhorar a qualidade de vida dos envolvidos, através de ações de promoção, proteção e prevenção da saúde física e mental dos mesmos;
XII. Garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento a todos os alunos da Rede Municipal do Município.
Metas a atingir:
As metas a atingir transpareceram a partir das observações das reais necessidades e demandas (avaliação diagnóstica) do público-alvo já atendido, e que se tornaram evidentes durante a trajetória do C.M.P.A.S. Elencaremos a seguir, às metas de curto e de longo prazo:
Temos nos deparado com diversos casos que apresentam suspeitas de problemas de visão ou audição, no entanto, encontramos dificuldades para dar sequência a essa investigação, pois dependemos de exames (audiometria, exame de processamento auditivo central ou exame oftalmológico) realizados por terceiros. Como consequências disso, enfrentamos as seguintes barreiras: atraso ou impedimento no auxílio ao aluno. Os dois ocorrem por vários motivos, podemos citar: a demora para conseguir marcar os exames na saúde devido a alta demanda, os pais não aderem à solicitação ou faltam condições financeiras. No caso do exame de PAC e confecção dos óculos os pais precisam arcar com as despesas e isso, por vezes, se torna um impedimento.
Para lidar com esse problema, temos como meta para 2023, expandir equipe multiprofissional com a contratação de um médico oftalmologista e adicionar novos equipamentos à área de fonoaudiologia, como forma de ampliar o espectro de identificação e intervenção das barreiras de ensino-aprendizagem enfrentadas pelos alunos.
O médico oftalmologista integrará a equipe para realizar exames e consultas dos alunos da Rede Municipal de Ensino e cuidará de posteriores intervenções na visão, inclusive cirúrgicas, quando forem necessárias. O município também arcará com as despesas de confecção de óculos e lentes corretivas.
Na área de fonoaudiologia, está prevista a instalação de uma cabine audiométrica para a realização de exame de audiometria tonal e vocal. A primeira é realizada com a finalidade de avaliar a capacidade de ouvir e interpretar sons, detectando possíveis alterações auditivas, quando há suspeita de perda de audição e; a segunda é feita para avaliar a capacidade que o indivíduo possui para entender a voz humana.
Em relação a área psicológica, temos como meta oferecer atendimentos psicológicos, não apenas aos discentes, mas aos pais, cuidadores e equipe escolar, com vistas a promover uma maior qualidade de vida e, consequentemente, saúde mental daqueles que estão à frente do cuidado dos alunos.
Devemos considerar que no contexto situacional do espaço escolar, encontram-se diferentes sujeitos, com histórias, problemas e papéis sociais distintos que refletem sobre si e sobre os alunos, por isso é importante promover a integralidade como eixo prioritário das práticas na área da educação, ouvindo todos os envolvidos (aluno, família e escola) para entender cada contexto social e, a partir daí, atender às demandas e necessidades do sujeito de forma preventiva e como forma de evitar o fracasso escolar.
Devido à alta demanda que as profissionais do C.M.P.A.S. têm encontrado no pós-pandemia, as principais ações estão majoritariamente concentradas na investigação e intervenção de alunos que já apresentam dificuldades de aprendizagem, por isso temos como objetivo integrar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para a criação de rede de apoio social informativa e preventiva, com vistas a troca de conhecimentos, esclarecimentos e aconselhamentos aos pais.
Um objetivo sólido acaba se tornando uma meta que acompanhará todo o percurso da instituição, por isso tentaremos sempre transformar a escola em um espaço cada vez mais inclusivo, inovador, respeitoso e preparado às necessidades de inclusão. Além disso, é preciso conscientizar que todos os alunos enfrentam barreiras e são dotados de pontos fortes e fracos, para que seja possível desmistificar e combater o pensamento preconceituoso e dicotômico vigente sobre a inteligência (normal ou deficiente; capaz ou incapaz; inteligente ou deficiente intelectual, etc.).
Queremos também ajudar a escola a atender a diversidade do processo pedagógico e auxiliá-la a encontrar respostas educativas para as necessidades dos seus alunos, desse modo, atuaremos não apenas na potencialização do processo de ensino-aprendizagem, mas também na ampliação da qualidade de vida de todos os envolvidos.
O C.M.P.A.S deverá ser não só um local de promoção da saúde dos envolvidos, mas também preventivo, protetor e efetivador do pleno desenvolvimento de seus atores.
Por fim, temos como meta, nos consolidar como Patrimônio Público de Sertaneja-PR, de modo a garantir a nossa existência e permanência, independentemente de quem estiver no governo municipal; e, nos tornar Centro de Referência de cuidado e potencialização da aprendizagem do Estado do Paraná e servir como modelo a ser replicado em outros municípios.
Cronograma
Físico:
• Levantamento dos alunos com dificuldades significativas de aprendizagem (com retenções, defasagens significativas escolares, comportamentos desadaptativos) realizado pela equipe pedagógica que enviam a lista para cada profissional (psicóloga, psicopedagoga e fonoaudióloga) ao começo de cada semestre;
• Recepção e cumprimento de encaminhamentos médicos com as devidas indicações de avaliação ou atendimento em fluxo continuo;
• Atendimentos de urgência em psicologia quando apresentados em ambiente escolar;
• Atendimento fonoaudiológico com intuito de realizar a promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia e aperfeiçoamento dos aspectos que envolvem a comunicação.
• Viabilizar e discutir informações a respeito dos aspectos relacionados à Fonoaudiologia que beneficiem o educador e o aluno.
• Fornecer assessoria fonoaudiológica à equipe escolar discutindo e encontrando estratégias que favoreçam o trabalho com alunos que apresentam dificuldades de fala, linguagem oral e escrita, voz e audição.
• contribuir para a inclusão efetiva dos alunos com necessidades educacionais especiais, de modo especial promovendo a acessibilidade na comunicação;
• Encaminhamento ao Conselho Tutelar (em casos de negligência dos responsáveis), onde este realiza o trabalho de convocação para comparecerem à Sede do Conselho Tutelar para esclarecimento dos deveres e direito da criança;
• Participação em estudos de caso junto à equipe escolar;
• Apoio e aconselhamento dos pais/cuidadores ou equipe das instituições municipais de ensino.
Financeiro:
Inicialmente não foram necessários investimentos para a execução do projeto, além das despesas com pessoal (salário das técnicas), pois o mesmo era executado nas escolas e com a necessidade de poucos materiais.
No entanto, em agosto de 2021 com o crescimento da demanda e necessidade de melhorias prementes, foi alugado um prédio com o custo de R$850,00 mensais.
O Investimento mensal atual é de R$14.150,00 que se refere à remuneração dos técnicos (Fonoaudióloga, Psicóloga e Psicopedagoga) mais o aluguel do prédio.
Em outubro do mesmo ano, iniciou-se a reforma de um prédio próprio para ser a sede do C.M.P.A.S. (R$ 196.108,30) que deve ser estabelecido até o final de 2022. Serão necessários investimentos (a licitar) com equipamentos, mobiliário, eletrônicos e eletrodomésticos (R$44.000,00); livros, testes, brinquedos e materiais (R$ 22.000,00). Perfazendo um total de R$ 262.108,30.
Orçamento:
O Investimento mensal atual é de R$14.150,00 que se refere à remuneração dos técnicos (Fonoaudióloga, Psicóloga e Psicopedagoga) mais o aluguel do prédio.
Beneficiários Diretos:
A Rede Municipal de Ensino (Infantil e Fundamental) é composta por 7 instituições escolares, totalizando 654 alunos matriculados no ano de 2022.
Beneficiários Indiretos:
Família, cuidadores, escola, equipe escolar e a sociedade de modo geral.
Resultados:
Desde o início da avaliação e do acompanhamento dos alunos com dificuldades de Aprendizagem pelo C.M.P.A.S. foi percebido uma melhora na qualidade de vida, saúde e desenvolvimento escolar dos mesmos. Além do mais, conseguimos suprir grande parte da demanda de atendimentos infantis de psicologia e fonoaudiologia que estavam na lista de espera da saúde.
Em 2021, o C.M.P.A.S. realizou 20 Avaliações Psicopedagógicas (pedagoga e psicóloga) para o pleitear o direito ao suporte especializado em Sala de Recursos Multifuncionais no contraturno escolar ou Classe Especial;
Em relação às avaliações e atendimentos fonoaudiológicos cerca de 70 receberam ou ainda recebem atendimentos, exercendo papel de prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológica na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões de fala e da voz
Na área da psicologia, foram 02 avalições cognitivas e 70 crianças que receberam ou ainda recebem atendimento psicológico para tratar a ansiedade, depressão, fobias, ataques de pânico, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Transtornos de Aprendizagem, etc.
A psicopedagoga atendeu uma média de 40 crianças durante o ano de 2021, tendo em vista o retorno às aulas em outubro e a pandemia. No primeiro semestre de 2022, está atendendo a 44 alunos, dando apoio e suporte a seus professores e equipe técnico-pedagógica, com conversas aos pais, encaminhamento de relatórios a médicos especializados de acordo com as necessidades dos educandos.
Ademais, as profissionais do C.M.P.A.S. realizaram inúmeras orientações, aconselhamentos e acolhimentos de pais, professores, equipe escolar, familiares dos alunos, aos quais não foram possíveis contabilizar ou estimar um valor.
Destacaremos a seguir, apenas alguns casos atendidos pelo C.M.P.A.S. para exemplificar a diversidade de situações que intercorrem no âmbito escolar e incidem diretamente no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
X.D. aos 7 anos passou por avaliação psicopedagógica após relatos de elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades. Em sala de aula, notava-se que o aluno terminava as tarefas com muita rapidez, porém dispersava-se e apresentava indícios de desmotivação e desinteresse. Nas avaliações da Psicóloga e da Psicopedagoga ficou evidenciado o alto desempenho nas diversas áreas acadêmicas, notadamente em matemática. Averiguamos que o desinteresse, desmotivação e dispersão em sala de aula advinham da sua percepção de falta de desafio e facilidade dos conteúdos trabalhados em sua série escolar. Após avaliação foi constatado nível intelectual muito superior à média, sendo indício de Altas Habilidades/Superdotação. Para atender as suas necessidades específicas de aprendizagem foi sugerido o avanço de X.D. para o 3º ano com o acompanhamento em contraturno em Sala de Recursos Multifuncional de modo a potencializar os seus conhecimentos, habilidades, talentos e competências.
A aluna V.M. foi recebida pela psicopedagoga devido à dificuldade em acompanhar os conteúdos trabalhados em sala, dormia durante as aulas como fuga para não realizar as atividades propostas pela professora. A psicopedagoga precisou intervir junto à família através de conversas constantes e encaminhá-la ao neuropediatra. Foi sugerido pela profissional a troca de turno matutino pelo vespertino e o médico entrou com tratamento medicamentoso. Atualmente, a aluna tem apresentado melhoras significativas no seu processo de ensino-aprendizagem.
No início do ano letivo foi encaminhado para atendimento psicopedagógico o aluno P.D. devido à dificuldade em manter o foco nas realizações das atividades propostas, desregulação emocional e inquietude. Na sala de aula, mexia com os amiguinhos, pegava os pertences deles e não sustentava a sua atenção nas tarefas. A psicopedagoga percebeu, no entanto, que em ambientes externos à escola, na sede do C.M.P.A.S., o aluno apresentava comportamento dentro do esperado para sua idade/série. Foi durante a realização de atividades que a psicopedagoga notou que o aluno precisava aproximar muito o objeto junto aos olhos e inclinava o pescoço para tentar visualizar melhor. Diante desse fato houve uma conversa com a mãe que resistiu bastante para levá-lo ao oftalmologista, neste momento, está marcado exames aprofundados que investiga alterações na superfície do tecido ocular e ajuda no diagnóstico de algumas doenças.
No retorno às atividades escolares pós-pandemia, Y.M. 8 anos matriculado no 3⁰ ano, recusava-se a permanecer na escola. Passou por atendimento médico no posto de saúde e foi diagnosticado com transtorno de ansiedade e devidamente medicado. No entanto, mesmo após intervenção médica, continuava se recusando a permanecer na escola, relatava dor e desconforto abdominal e, constantemente os pais precisavam sair do trabalho para buscar o mesmo, a mãe quase perdeu o emprego. Como resultado, Y.M. apresentou evasão escolar. A equipe do C.M.P.A.S. precisou intervir. Nesse caso, atuaram a psicopedagoga e a psicóloga. Foi sugerida a mudança de escola e o acompanhamento psicológico intensivo para adaptação e integração do aluno. Além disso, a psicóloga pediu para que o pai o levasse nos primeiros dias, pois Y.M. apresentava sofrimento para “despedir-se” da mãe e o acompanhou em sala de aula nos três primeiros dias. Atualmente, de acordo com relatos da mãe, Y.M. pede para não faltar nas aulas.
Z.H. 3⁰ ano, chegou ao C.M.P.A.S. com relato de constante desatenção, possíveis crises de ausência em sala de aula e demora ou não realização das atividades propostas pela professora. A psicóloga conversou com a avó do discente e a mesma acrescentou às queixas da docente o relato de Z.H. não a escutar, às vezes. A fonoaudióloga do C.M.P.A.S. foi solicitada e ficou constatada uma perda auditiva grave no ouvido direito. A fonoaudióloga orientou a família a encaminhá-lo ao otorrinolaringologista para possível inserção de aparelho auditivo. Em conversa com a professora, a mesma relatou que pós-intervenção o aluno apresenta melhoras significativas na aprendizagem.
W.I. 9 anos cursando o 3⁰ ano, foi encaminhado ao C.M.P.A.S. com pedido médico de atendimento psicológico devido a Transtorno Opositivo Desafiador. Apresentava episódios de agressão a um colega desde a creche. Foi necessário sessões com W.I. para compreender a situação através da perspectiva do mesmo, sessões terapêuticas lúdicas entre W.I. e seu colega de escola (X) para promover a integração entre os dois, aconselhamento da equipe escolar no trato com o discente e solicitação de substituição do tratamento medicamentoso para o médico neurologista. Após esse trabalho, a equipe escolar relata melhora significativa no comportamento de W.I. e formação de vínculo de amizade entre W.I. e X.
K.L. 4⁰ ano, chorava constantemente na escola após perder o pai e apresentou paralisia unilateral temporária da face por motivos emocionais, de acordo com laudo médico. Foi encaminhada ao C.M.P.A.S. para atendimento psicológico e precisou de acompanhamento psicoterápico para Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT) que é um distúrbio relacionado a ansiedade, no qual diversos sintomas psicológicos, físicos e emocionais se manifestam, mediante a recordação de eventos traumáticos. Descobrimos que K.L. apresentava mais sintomas na escola, pois foi ali que recebeu a notícia da morte de seu pai. Atualmente, está cursando o 5⁰ ano e é uma das melhores alunas da sala.
A mãe de E.G. procurou a escola com a queixa de depressão do filho. Na escola E.G. não socializava e recusava-se participar das atividades coletivas. A psicóloga constatou que E.G. se sentia culpado pela separação dos pais, pois associava a última briga do casal e saída do pai da casa com o seu pedido de compra de danone. Após a separação E.G. sentia-se sozinho, pois a mãe precisava trabalhar muito. A psicóloga trabalhou a questão da separação dos pais e sugeriu que a mãe adotasse algum pet para que ele cuidasse. Atualmente, E.G. diverte-se na escola, corre e brinca com os coleguinhas.
L.P. 5⁰ ano, foi encaminhada pela professora por dificuldades de socialização e na aprendizagem. Passou pela psicóloga do C.M.P.A.S. e relatou que havia mudado de cidade três vezes no intervalo de 2 anos devido a serviço do pai. Demonstrou extrema timidez, retraimento e baixa autoestima. Intervenções breves e pontuais da psicóloga foram feitas nessas áreas, tais como, visitas à sala de aula, participação de brincadeiras na hora do intervalo junto à aluna e pedido para que a professora realizasse algumas atividades em grupo. A mãe relatou a professora que estava surpresa com a melhora significativa de L.P. em casa, pois a mesma havia saído do quarto para brincar com as primas e receber as visitas. A equipe pedagógica e professora também relataram surpresa não só com a sua melhora na socialização, mas também na no aumento significativo de suas notas.