Programa Aluno Conectado
Ano / Edição: 2022
Município: Toledo
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
Mundialmente, com as diferentes publicações de protocolos de isolamento social, decorrentes das políticas de distanciamento, as instituições educacionais tanto públicas como privadas tiveram a necessidade da utilização expressiva de ferramentas digitais, com as aulas remotas em substituição às presenciais. Esse encaminhamento, ressaltou várias insuficiências tecnológicas na educação. Nesse sentido, foi possível identificar a falta de formação específicas para o corpo docente e o precário acesso da comunidade escolar aos recursos tecnológicos digitais, como internet de qualidade, computadores, plataformas e cultura digital.
Em Toledo/PR, o NITE - Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais utilizou os parâmetros do Guia EduTec, organizado pelo CIEB - Centro de Inovação para a Educação Brasileira, para diagnosticar o grau de adoção de tecnologia educacional, o instrumento, inspirado em iniciativas similares de sucesso em outros países, também aponta caminhos para as melhores práticas de tecnologia aplicada à aprendizagem e à gestão escolar. Além disso, o Guia EduTec considera que o uso de tecnologia na educação só atinge seu pleno potencial quando leva em consideração quatro elementos, que devem se integrar em equilíbrio: visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura.
Visão: refere-se ao quanto acredita-se que a tecnologia tem o potencial de impactar positivamente as escolas, promovendo um ensino de qualidade e gestão escolar eficaz. Engloba, ainda, as maneiras em que tal crença se reflete em estratégias e políticas planejadas para que as escolas atinjam seus objetivos;
Formação: é a dimensão que indica as habilidades e competências que diferentes atores precisam ter para o uso potencializado de tecnologias na educação. Inclui as habilidades de professores (seu conhecimento sobre recursos tecnológicos; as capacitações que recebem para isso; as formas em que os utilizam em suas práticas pedagógicas; a habilidade em orientar o uso de recursos tecnológicos por alunos; sua capacidade de desenvolver novos conteúdos digitais) e de diretores e coordenadores (sua habilidade de utilizar recursos tecnológicos para melhorar a gestão escolar e apoiar professores e alunos a os utilizarem melhor);
Recursos Educacionais Digitais: refere-se ao acesso e uso de programas, aplicativos e conteúdos digitais usados na instituição escolar, que incluem, por exemplo, materiais de aprendizado de certas disciplinas, jogos ou vídeos educacionais, assim como softwares e aplicativos que facilitam a gestão educacional;
Infraestrutura: é a dimensão que trata da disponibilidade e da qualidade de computadores e outros equipamentos, além do acesso e qualidade da conexão com a internet. Isso inclui a gestão e disponibilidade de ferramentas como computadores, notebooks, tablets, conexões com cabo e sem fio, servidores e serviços de armazenagem na nuvem.
Assim, das 64 instituições educacionais (36 Escolas e 28 Cmeis) de Toledo, que responderam o questionário, 60 fizeram parte da amostra da metodologia do Guia Edutec, ou seja, uma representação de aproximadamente 1.743 servidores da Educação em um universo de 14.027 estudantes.
Com o Guia Edutec, as escolas podem ser categorizadas em quatro níveis de adoção de tecnologias educacionais:
Nível 1 Emergente: a tecnologia é pouco utilizada por professores e gestores da escola, sendo raramente usada com os alunos.
Nível 2 Básico: em escolas situadas no nível básico, a tecnologia é utilizada de forma limitada e em locais específicos, por professores e alunos. Gestores utilizam a internet para processos internos e para a comunicação básica com a secretaria.
Nível 3 Intermediário: no nível intermediário, a tecnologia é facilitadora dos processos de ensino e de gestão. Permite que se acessem e se produzam conteúdos, com uso frequente de dispositivos móveis em sala de aula, por exemplo.
Nível 4 Avançado: no quarto nível, a tecnologia está presente no dia a dia do aluno. Os recursos permitem que o professor seja avaliador e produtor de conteúdos, e apoiam as tomadas de decisão dos gestores, contribuindo para a melhoria dos processos.
De acordo com as respostas dos questionários, é apresentado os níveis de adoção de tecnologia na rede de ensino municipal de Toledo. Foi possível elucidar que a dimensão menos desenvolvida nas Escolas/Cmeis é a INFRAESTRUTURA e FORMAÇÃO, sendo neste momento, as principais prioridades.
A partir das demandas apontadas pelo diagnóstico da rede de ensino, a gestão do Município de Toledo, juntamente com a Secretaria Municipal da Educação, definiram os eixos de atuação prioritários em cada uma das quatro dimensões.
Descrição
A Lei nº 2.417 de abril de 2022, intitui o programa “Aluno Conectado” no âmbito do Munícpio de Toledo/PR. O Programa é destinado a atender, a partir de 2022, profissionais do magistério e estudantes do 1º ao 5º anos das escolas públicas municipais de Toledo PR, com o objetivo de implementar a cultura digital na rede municipal de ensino e garantir o acesso às ferramentas tecnológicas que possam auxiliar no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem.
Objetivos
Gerais:
O Programa “Aluno Conectado”, destinado a atender, a partir de 2022, profissionais do magistério e estudantes do 1º ao 5º anos das escolas públicas municipais de Toledo, com o objetivo de implementar a cultura digital na rede municipal de ensino e garantir o acesso às ferramentas tecnológicas que possam auxiliar no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem.
Específicos:
Para o desenvolvimento e a implementação do Programa “Aluno Conectado”, o Município de Toledo tem como objetivos específicos:
Aquisição de equipamentos e implantação de infraestrutura adequada para conectividade à rede mundial de computadores (internet) e acesso às ferramentas educacionais digitais nas escolas da rede municipal de ensino;
Incorporação no processo educativo, que contempla o ensino fundamental – anos iniciais, dentre outras, das seguintes ações específicas, por intermédio do Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais (NTE) da Secretaria da Educação;
Atualização constante nos Laboratórios de Informática Educacional e de Robótica Educacional, com o devido assessoramento técnico-pedagógico;
Atividades para o desenvolvimento do pensamento computacional, tecnologia digital e cultura digital, conforme preconiza o currículo de Referência em tecnologia e Computação, que tem como objetivo oferecer diretrizes e orientações para apoiar redes de ensino e escolas a incluir os temas de tecnologia e computação em suas propostas curriculares;
O uso de m-learning, ou seja, o uso de dispositivos móveis (tablets) no processo de ensino e aprendizagem dos componentes curriculares para os estudantes do 1º ao 5º ano da rede pública de ensino de Toledo/PR, viabilizando o acesso às novas tecnologias digitais de informação e a comunicação nos contextos social e escolar;
Fomentar proposta curricular específica de Robótica Educacional e de Informática Educacional;
Ofertar formação inicial, continuada e assessoramento pedagógico em tecnologias educacionais;
Organizar grupo de estudos e pesquisas em tecnologias na educação;
Fornecimento de 01 (um) notebook ou equipamento congênere aos professores, para utilização em suas atividades no magistério municipal.
Metas a atingir:
O Programa “Aluno Conectado”, política educacional que ultrapassará a atual gestão, será ampliado às novas e futuras gerações como política pública de investimentos tecnológicos e de inclusão digital para estudantes e profissionais da educação. Neste sentido, a administração pública municipal garantirá equipe técnico-pedagógica para manter as políticas públicas que envolvam Programas e Projetos na área da Educação, a fim de garantir a continuidade destas ações. Assim, todo ano será ofertado no mínimo 40h de formação aos 1.200 profissionais da educação.
Especificamente o Componente Curricular de Robótica Educacional, irá se organizar em grupos de formação em 3 níveis (inicial, intermediário e avançado). Desse modo, todo ano o município terá no mínimo 36 professores (1 por escola) em todos os níveis apresentados.
Compete à Secretaria Municipal da Educação (SMED), por meio do Sistema Municipal de Ensino, regulamentar o uso dos equipamentos elencados e a definição de como se dará a continuidade do Programa.
Assim, para continuidade do Programa, a definição também contemplará a formação continuada, o assessoramento técnico e pedagógico, o cronograma de entrega dos equipamentos, os prazos de execução e a avaliação dos resultados pelas direções escolares, acompanhada pela Secretaria da Educação.
Cronograma
Físico:
O programa Aluno Conectado será implementado inicialmente com a infraestrutura de conectividade (internet de qualidade, pontos de acesso cabeado, wi-fi e smart TV de 65 polegadas em cada sala) em todas as 36 escolas municipais. Após instalação da internet com alta velocidade, são entregues os notebooks aos professores. De forma gradativa, iniciando-se pelas turmas de 5° ano, estendendo-se às demais turmas conforme cronograma de formação de professores para uso das novas ferramentas e cronograma de cada escola, serão entregues os tablets (um por aluno). Desse modo, até o final do ano de 2023, atingindo todos os estudantes (aproximadamente 10.000 estudantes);
Em relação aos 36 laboratórios de Informática Educacional, todas as CPUs foram substituídas por equipamentos novos (546 máquinas) e, iniciou-se a substituição dos monitores;
No que tange a implementação dos laboratórios de Robótica Educacional, que compreende a instalação de imobiliários, kit estrutural, kit eletrônico e a impressora 3d, das 36 escolas de Toledo, a metade já possui os equipamentos. De acordo com o cronograma de execução, até o final deste ano (2022) todas as escolas municipais de Toledo, terão junto à sua matriz curricular, o componente de Robótica Educacional;
A formação dos profissionais de educação que terão acesso aos novos instrumentos será contínua e por meio de capacitações, grupos de estudo e de pesquisa e socialização de experiências, as quais já estão em andamento com parcerias com universidades instaladas na cidade e em outros estados;
Financeiro:
Financeiros
O Programa Aluno conectado já teve R$ 21.290.771,31 em investimentos, sendo:
Robótica Educacional (16 laboratórios) …………………………………….. R$ 1.463.474, 60
Laboratório de Informática Educacional (36 laboratórios)........................... R$ 896.778,40
TVs 60 polegadas em cada sala de aula (400 unidades) …………………… R$ 1.805.600,00
Infraestrutura e conectividade, pontos e rede wi-fi (36 escolas)................. R$ 8.723.905,91
m-learning (dispositivos móveis -tablets) no processo de ensino e aprendizagem dos componentes curriculares para os estudantes do 5º ano e estudantes matriculados nas Salas de Recurso Multifuncional (AEE)................................................................ R$ 3.442.787,00
Notebook para os professores da rede pública de ensino ………………… R$ 5.111.100,00
Computadores para área administrativa da Educação ……………………. R$ 1.310.600,00
Orçamento:
Do orçamento total disponibilizado para a Secretaria da Educação (LOA - Lei Orçamentária Anual/2022) para o ano de 2022, no valor de R$141.380.025,36, para o Programa Aluno conectado do respectivo ano, foram aplicados R$21.290.771,31.
Beneficiários Diretos:
1.464 professores;
36 escolas
8.203 estudantes (1º ao 5º anos)
382 turmas (1º ao 5º ano)
Beneficiários Indiretos:
144.601 habitantes
1.743 servidores da Educação
14.027 estudantes
Resultados:
Relação dos resultados já executada nas diferentes ações do Programa Aluno Conectado:
Investimento de Infraestrutura e conectividade (pontos e wi-fi) nas escolas 36 ……..….90%
Entrega de notebooks para cada professor das 36 escolas………………………………. 90%
Instalação de 01 TV 60 polegadas por sala ……………………………………………….. 90%
Implementação de Robótica Educacional nas 36 escolas …………………………………. 60%
Atualização dos PCs dos laboratórios de Informática Educacional ……………………… 100%
Atualização dos Monitores dos laboratórios de Informática Educacional …….…..………. 40%
Entrega de Tablets para estudantes matriculados na Sala de AEE ………….……….……. 65%
Entrega de Tablets para os estudantes matriculados no 5º ano …………….….………… 30 %
Formação de Robótica Educacional Grupo iniciante 2021…………….………………concluído
Formação de Robótica Educacional Grupo iniciante 2022..…………….……………andamento
Formação de Robótica Educacional Grupo intermediários 2022…………….………andamento
Formação de Tecnologias Educacionais …………………………….…………….….andamento