Coral Municipal Campos de Palmas
Ano / Edição: 2022
Município: Palmas
Função de Governo: Cultura
Diagnóstico
Percebendo a necessidade de ocupar o tempo ocioso e envolver nossos jovens com uma atividade cultural, a música foi o melhor caminho para seguir; Assim, o Coral Municipal Campos de Palmas, desenvolve suas atividades em prol da comunidade desde 1990, sendo um importante instrumento de transformação social. Constituído por pessoas de diferentes segmentos e classes sociais, desenvolve suas atividades de maneira gratuita e democrática, primando pela igualdade de gênero e faixa etária maior de 15 anos, através de encontros semanais, com aulas de técnica vocal e canto, prepara os componentes para a execução de repertório a quatro vozes, com diferentes ritmos, buscando sempre uma visão otimista sobre o futuro dos nossos dias. Hoje, faz parte do calendário de eventos do nosso município o Festival de Corais ¨No GoGó¨, que veio de encontro com a necessidade de apresentar a população o resultado do trabalho realizado, de forma a motivar o grupo, propagar, multiplicar e incentivar a comunidade a participar deste projeto que enaltece nossos dias.
Descrição
O Maestro tem papel fundamental neste projeto, a necessidade da contratação de um profissional da área, fora suprida através de concurso público, exigindo do regente uma série de habilidades e competências não somente ao preparo técnico musical, mas também a gestão e condução de um conjunto de pessoas que buscam motivação, aprendizagem e convivência em um grupo social. E, assim foi feito. Hoje, temos a frente do coral o Sr. Maestro Adimorvan Picolo, que nas suas 20 horas semanais, prepara os arranjos a quatro vozes, os quais repassa ao grupo para que prontamente sejam aprendidos e harmonizados durante os ensaios. Enfatizando a importância da técnica vocal e canto, todas as reuniões do grupo são iniciadas com alongamentos, exercícios de técnica vocal com a inserção de leitura de partituras e exercícios de canto com ênfase ao canto coral. Algumas peças são apresentadas com temas cênicos, envolvendo também a área teatral.
Objetivos
Gerais:
Proporcionar a comunidade local ( jovens e adultos ), acesso à cultura musical de forma gratuita e democrática;
Despertar o gosto pelo canto coral.
Preencher o tempo ocioso com uma atividade a qual insira o indivíduo na sociedade.
Específicos:
Desenvolver trabalho social através de apresentações em locais públicos e privados da cidade;
Promover encontros de grupos de cantores ( Festival ¨No GoGó );
Estimular e incentivar a vivência musical;
Representar o município em ações locais e regionais;
Desenvolver a formação em canto coral através de ensaios que envolvam técnica vocal, leitura de partituras e canto a quatro vozes;
Divulgar o projeto nas escolas e através de rádios e jornais locais;
Abrir espaço à comunidade para possível ingresso de novos(as) cantores(as);
Estimular a formação de platéia e a sensibilidade humana.
Metas a atingir:
Ofertar ensaios de canto coral;
Estar disponível para participar das apresentações;
Realizar apresentações em escola, asilos, espaços públicos e privados;
Realizar desafios de forma que os participantes ensinem outras pessoas a cantar;
Divulgar vídeos do trabalho desenvolvido durante a execução do projeto;
Divulgar o canto coral para as pessoas das mais variadas atividades, faixa etária e condições sócio econômica, abrilhantando atividades do nosso município e representando o mesmo em eventos locais e regionais;
Despertar nos cantores o sentimento de pertencimento ao município através do canto.
Oportunizar momentos de descontração e vivência em grupo, auxiliando a saúde mental, prevenindo os sintomas de ansiedade e depressão.
Cronograma
Físico:
O grupo juntamente com o regente, planeja e desenvolve as atividades que são organizadas em um cronograma anual, incluindo ensaios, aulas práticas, teoria de canto e apresentações. As atividades tem início em fevereiro, com dois encontros semanais presenciais para cada grupo ( Municipal e IFPR).
Atividades desenvolvidas durante os encontros semanais:
Escolher o repertório para a produção dos arranjos a serem executados;
Organizar o material teórico e o grupo para os ensaios semanais;
Desenvolver aquecimento e técnica vocal através de exercícios periódicos;
Realizar o estudo e leitura das partituras das músicas desenvolvidas;
Fazer estudo detalhado da pronúncia das diferentes músicas estudadas;
Fazer cópias das partituras e letras estudadas;
Harmonizar as canções em grupo;
Organizar coreografias quando necessário;
Definir agenda das apresentações.
Financeiro:
Salário do Maestro
Aquisição de uniformes
Aquisição de instrumentos e equipamentos
Despesas com material de expediente
Despesas com viagens
Manutenção do espaço físico
Orçamento:
110.000,00
Beneficiários Diretos:
Jovens e adultos de diferentes classes sociais e segmentos da sociedade.
Beneficiários Indiretos:
Comunidade em geral, local e regional.
Resultados:
Os objetivos sócios culturais e educativos - musicais estão intimamente relacionados ao canto coral, espera-se que sua efetivação incentive o respeito às relações interpessoais, tanto entre coralistas quanto em sua relação que faz parte. O canto em conjunto tem revelado um imenso potencial social e inclusivo. Esperamos que a partir das metas desenvolvidas possa se integrar pessoas de diferentes classes sociais e dar a conhecer uma nova forma de expressão cultural que é ao mesmo tempo individual e coletiva. Espera se ainda, dar manutenção ao compromisso de união do grupo com responsabilidade, respeito e dedicação a comunidade da qual fazemos parte. Certamente os participantes e apreciadores do canto coral poderão vislumbrar novas dimensões para sua vida e para a comunidade.