Pra Vencer
Ano / Edição: 2022
Município: Céu Azul
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
Como o ano de 2020 foi extremamente desafiador para a Educação, com o fechamento das escolas devido a COVID-19, consequências graves no setor educacional foram geradas. A equipe SEMED após realizar a avaliação diagnostica, percebeu a grande defasagem na aprendizagem em relação as habilidades necessárias para acompanhamento do ano, devido a situações decorrentes do período de suspensão das aulas presenciais. Além disso, a nota do IDEB influencia na quantidade de recursos repassados para o município investir no Ensino.
Descrição
Na primeira quinzena de agosto a equipe pedagógica da secretaria de educação realizou a primeira avaliação diagnostica.
O resultado da avaliação é uma maneira de informar sobre o desenvolvimento da aprendizagem assim como ajustar os processos de ensino aprendizagem.
Objetivos
Gerais:
Recuperar alunos com dificuldade ou defasagem de aprendizagem correspondente ao quinto ano do ensino Fundamental, devido a situações decorrentes do período de suspensão das aulas presenciais no ano de 2020 em virtude da pandemia da COVID-19.
Específicos:
Promover a recuperação contínua da aprendizagem mediante desenvolvimento de competências e habilidades nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.
Trabalhar com pequenos grupos de forma individualizada e diferenciada com alunos que apresentam defasagem na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática.
Chamar os responsáveis pelos alunos para conscientiza-los da situação e firmar compromisso de colaboração.
Realizar oficinas em contra turno, com duração de quatro horas semanais, e no período da aula retomar os conteúdos.
Utilizar recursos pedagógicos disponíveis na escola e material concreto para sanar a dificuldade dos alunos.
Inserir a equipe da escola nesse projeto de forma integrada e colaborativa.
Metas a atingir:
Será dado ênfase na recuperação das estruturas de linguagens e lógicas matemáticas baseados nas defasagens dos alunos.
Cronograma
Físico:
Início /termino
TURMA HORÁRIO COMPONENTE CURRICULAR OBSERVAÇÃO
SETEMBRO
7encontros
OUTUBRO
7 encontros
NOVEMBRO
7encontros
5° ANO A definir Língua portuguesa As escolas que disponibilizarem de espaço físico e recursos humanos poderão realizar o projeto em contra turno.
Matemática
Duas vezes na semana = 42 horas
Financeiro:
sem necessidade despesas financeiras
Orçamento:
não teve custos
Beneficiários Diretos:
O desafio de fazer com que todos os estudantes avancem até o topo exige esforço do sistema educacional inteiro.
Beneficiários Indiretos:
Melhorar a nota da avalição externa
Resultados:
melhora dos resultados na aprendizagem.