Banco de Projetos

Pra Vencer

Ano / Edição: 2022
Município: Céu Azul
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Como o ano de 2020 foi extremamente desafiador para a Educação, com o fechamento das escolas devido a COVID-19, consequências graves no setor educacional foram geradas. A equipe SEMED após realizar a avaliação diagnostica, percebeu a grande defasagem na aprendizagem em relação as habilidades necessárias para acompanhamento do ano, devido a situações decorrentes do período de suspensão das aulas presenciais. Além disso, a nota do IDEB influencia na quantidade de recursos repassados para o município investir no Ensino.

Descrição

Na primeira quinzena de agosto a equipe pedagógica da secretaria de educação realizou a primeira avaliação diagnostica.
O resultado da avaliação é uma maneira de informar sobre o desenvolvimento da aprendizagem assim como ajustar os processos de ensino aprendizagem.

Objetivos

Gerais:

Recuperar alunos com dificuldade ou defasagem de aprendizagem correspondente ao quinto ano do ensino Fundamental, devido a situações decorrentes do período de suspensão das aulas presenciais no ano de 2020 em virtude da pandemia da COVID-19.

Específicos:

Promover a recuperação contínua da aprendizagem mediante desenvolvimento de competências e habilidades nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática.
Trabalhar com pequenos grupos de forma individualizada e diferenciada com alunos que apresentam defasagem na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática.
Chamar os responsáveis pelos alunos para conscientiza-los da situação e firmar compromisso de colaboração.
Realizar oficinas em contra turno, com duração de quatro horas semanais, e no período da aula retomar os conteúdos.
Utilizar recursos pedagógicos disponíveis na escola e material concreto para sanar a dificuldade dos alunos.
Inserir a equipe da escola nesse projeto de forma integrada e colaborativa.

Metas a atingir:

Será dado ênfase na recuperação das estruturas de linguagens e lógicas matemáticas baseados nas defasagens dos alunos.

Cronograma

Físico:

Início /termino
TURMA HORÁRIO COMPONENTE CURRICULAR OBSERVAÇÃO
SETEMBRO
7encontros

OUTUBRO
7 encontros

NOVEMBRO
7encontros
5° ANO A definir Língua portuguesa As escolas que disponibilizarem de espaço físico e recursos humanos poderão realizar o projeto em contra turno.
Matemática


Duas vezes na semana = 42 horas

Financeiro:

sem necessidade despesas financeiras

Orçamento:

não teve custos

Beneficiários Diretos:

O desafio de fazer com que todos os estudantes avancem até o topo exige esforço do sistema educacional inteiro.

Beneficiários Indiretos:

Melhorar a nota da avalição externa

Resultados:

melhora dos resultados na aprendizagem.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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