Prêmio Gestor Público Paraná
Uma Mente diferente
Ano / Edição: 2022
Município: Céu Azul
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
Cabe à instituição escolar atender os alunos em suas especificidades e singularidades, a fim de lhes garantir uma educação de qualidade. Cunha (2014, p. 101) declara que “não há como falar em inclusão sem mencionar o papel do professor. É necessário que ele tenha condições de trabalhar com a inclusão e na inclusão”. Assim, é importante que os professores estejam aptos a atuar com alunos autistas a fim de que estes se devolvam em todos os seus aspectos: físico, afetivo, social e cognitivo.
Em nossa prática e vivência diária no contexto escolar, constantemente ouvimos professores do ensino regular alegar que não estão preparados para ensinar alunos com TEA em sala de aula.
Descrição
Em nossa prática e vivência diária no contexto escolar, constantemente ouvimos professores do ensino regular alegar que não estão preparados para ensinar alunos com TEA em sala de aula. Essas questões nos levam a inquietudes e preocupações pelo fato de sermos, nós, os professores, aqueles que trabalham diretamente com os alunos. Nesse contexto, faz-se necessário que o professor e a própria escola busquem novos conhecimentos, ampliando seu repertório de práticas educativas capazes de atender as necessidades dos alunos com TEA que estudam no ensino regular. A compreensão do processo de ensino e aprendizagem de alunos com TEA não é função apenas dos professores especialistas em Atendimento Educacional Especializado (AEE), mas sim de todos os profissionais da educação, inclusive dos professores da rede regular de ensino.
Objetivos
Gerais:
Instrumentalizar os professores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Céu Azul, para que possam ter maiores conhecimentos, de modo a assegurar a atuação de profissionais mais preparados e capacitados dentro das salas de aula e dessa forma, garantir uma educação de qualidade para todos os alunos e, consequentemente, melhor atender e ensinar o aluno autista.
Específicos:
• Desenvolver o estudo sobre o tema, visando contribuir com o desenvolvimento da educação do autista;
• Capacitar o docente e a equipe pedagógica para atuação com alunos que apresentam Transtornos Globais do Desenvolvimento.
• Procurar compreender o processo da constituição do sujeito autista, a sua estrutura psíquica e cognitiva;
• Analisar as formas de como a escola se organiza e o lugar do sujeito com autismo no interior da instituição;
• Contribuir para o desenvolvimento das abordagens metodológicas no trabalho com os alunos que apresentam autismo;
• Desenvolver ações capazes de promover a socialização, a autoestima, a autonomia, a linguagem, o pensamento e a socialização, considerados relevantes para a formação do aluno autista;
• Melhorar a comunicação escola/família.
• Apresentar à comunidade a forma de atendimento e trabalho com o aluno autista.
Metas a atingir:
O projeto será avaliado durante a execução de cada ação visando identificar as facilidades e dificuldades encontradas para que possam ser sanadas e/ou minimizadas no transcorrer do desenvolvimento do projeto. Dessa maneira o planejamento construído coletivamente para cada ação será flexível no sentido de oportunizar alterações caso haja necessidade. A avaliação será realizada por todos os envolvidos no processo de planejamento e participação no projeto.
Cronograma
Físico:
Data Atividade Envolvidos
21/07/2022 Seminário de abertura com mesa redonda SEMED, Professores, Funcionários, Técnicas do CAMU, Pais e comunidade em geral. Representantes das Escolas Estaduais, APAE e ACAZUL.
21/07/2022 Live com Dra Marta e texto para estudo nas escolas SEMED, Professores, Funcionários e Técnicas do CAMU.
22/07/2022 Formação para os docentes e funcionários SEMED, Professores, Funcionários e Técnicas do CAMU. Representantes das Escolas Estaduais, APAE e ACAZUL.
25 a 29/07/2022 Trabalho com alunos com o livro “Uma mente diferente” Direção, Coordenação, Professores e alunos
01 a 31/08/2022 Dinâmicas com os alunos realizadas pelas técnicas do CAMU Técnicas do CAMU, Direção, Coordenação
De agosto a dezembro Dinâmicas e textos sobre o tema durante o ano letivo. Direção, Coordenação, Professores e alunos
Financeiro:
De agosto a dezembro
Orçamento:
recursos livres
Beneficiários Diretos:
administração pública
Beneficiários Indiretos:
comunidade em geral
Resultados:
Em nossa prática e vivência diária no contexto escolar, constantemente ouvimos professores do ensino regular alegar que não estão preparados para ensinar alunos com TEA em sala de aula. Essas questões nos levam a inquietudes e preocupações pelo fato de sermos, nós, os professores, aqueles que trabalham diretamente com os alunos. Nesse contexto, faz-se necessário que o professor e a própria escola busquem novos conhecimentos, ampliando seu repertório de práticas educativas capazes de atender as necessidades dos alunos com TEA que estudam no ensino regular.